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dúvida Epson L3150 não imprime preto

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Olá

 

Estou com uma impressora Epson L3150 que acontece o seguinte:
Por celular, via wifi, ela imprime perfeitamente todas as cores, sem nem um único e menor problema. Por computador ligado ao USB, não imprime a cor preta, mas colorido imprime bem. Por notebook via wifi, mesmo problema. E ao fazer cópia usando a própria impressora, via scanner, mesmo problema. 

 

O que já foi feito:
Já foi trocado almofada (ok, não tem relação com o problema, mas ela foi trocada por ter chegado ao fim da vida útil).
Feita limpeza do cabeçote (algumas vezes), bem como a limpeza profunda, até mais de uma vez.
Também já "puxei" a tinta da impressora.
Já removi completamente os drivers, e nada.

 

O que me confunde é que por celular vai perfeitamente, mas pela própria impressora não.

 

Alguém tem ideia do que pode ser?

Postado (editado)

@elias.girardiSim, se eu faço uma verificação de jatos a cor preta não sai, apenas o colorido, e sai perfeita.

 

@Alberto RosaO teste com outro sistema operacional tecnicamente foi feito já que o celular é Android. Mas irei fazer como você sugeriu e fazer por um computador usando um Linux Live.

 

@Ascent Tecnologia e info, não sei se o cabo seria o problema, afinal, por wi-fi também acontece o mesmo problema, mas não custa tentar. Lembrando que já testei em um computador e em um notebook. 

 

@jela, esqueci de mencionar, mas a atualização de firmware eu também já fiz e não houve alteração. 

 

Editado: por JoãoNeto
Postado

@JoãoNeto O detalhe interessante está no seguinte: você citou que mesmo diretamente na impressora fazendo uma cópia ela falha o preto. Mas  no celular sai normal.

Direto na impressora a impressão não passa por nenhum sistema operacional, logo não seria problema de sistema A ou B.

Seria problema da impressora mesmo.

Você citou que já "puxou" a tinta da impressora, como fez isso? direto no cartucho dumper? Ou pela mangueira de descarte?

 

Postado

Sim, é exatamente isso que me intriga. Se fosse só em computadores que não imprimisse corretamente, ok. Mas na impressora também não imprime o preto. Mas no celular imprime. Não tem sentido isso. 

 

Eu puxei a tinta via impressora, pelo botão. 

Postado

@JoãoNeto Faz o seguinte então: com a impressora desligada, desloca o carro de impressão todo pra direita, pega uma seringa sem agulha e acopla ela na ponta da mangueira de descarte de tinta (puxa a mangueira fora do orifício onde ela está inserida no reservatório das almofadas de tinta). Puxa com a seringa para forçar a tinta a sair do cabeçote. Encha a seringa com uns 5 ml de tinta descartada.

Após isso, desloque o carro para a esquerda, limpe com papel higiênico o descanso do carro e reconecte a mangueira em seu devido lugar.

Teste novamente.

Postado

Vejam bem. Se em uma situação funciona td, não temos um problema físico (na cabeça).

Tem que isolar o sistema operacional, driver, cabo usb pra ver se resolve.

Acho que quanto mais futucar a cabeça, podemos gerar um outro problema. Penso assim ...

  • Joinha 2
Postado

Concordo com o Alberto. Imprimindo de alguma  maneira perfeitamente, descarte a cabeça, falta de tinta, etc.  Disse que desinstalou todos os drivers e instalou de novo. Interessante seria uma formatação, não sei se fez. Ou em um outro computador p fazer o teste. Não testaria com outro SO e sim com outro windows talvez. Veja, seu problema é 'lógico'. Se não for software, só resta a placa 'lógica'. Boa sorte.

  • Joinha 1
Postado
6 horas atrás, JoãoNeto disse:

Olá

 

Estou com uma impressora Epson L3150 que acontece o seguinte:
Por celular, via wifi, ela imprime perfeitamente todas as cores, sem nem um único e menor problema. Por computador ligado ao USB, não imprime a cor preta, mas colorido imprime bem. Por notebook via wifi, mesmo problema. E ao fazer cópia usando a própria impressora, via scanner, mesmo problema. 

 

 

 Pelo celular pode estar ocorrendo dela estar imprimindo algum modo otimizado que usa o colorido por baixo do preto a fim de otimizar a impressão.

Então as três cores misturadas formam o preto daí vem o caso de você achar que pelo celular está imprimindo a cor preta.

 

Como você mensionou que a verificação de jatos não sai o preto há duas possibilidades, a cor preta está entupida ou queimor a parte da cabeça de impressão.

Postado
6 minutos atrás, xandy_73 disse:

Pelo celular pode estar ocorrendo dela estar imprimindo algum modo otimizado que usa o colorido por baixo do preto a fim de otimizar a impressão.

Pensei a mesma coisa, pois algumas impressoras HP por exemplo, quando trabalhando em modo de cartucho único colorido conseguem imprimir uma página com caracteres na cor preta perfeitos.

Postado
22 horas atrás, JoãoNeto disse:

Sim, no celular sai a cor preta bem como todas as cores, de maneira perfeita. 

Essa resposta pela pergunta que foi feita, descarta a mistura das 3 cores para fazer o preto. Na verificação dos jatos isso não acontece. A não ser que o relato foi equivocado. E a mistura não da um preto preto. É um cinzão escuro.

  • Joinha 1
Postado

Para matar a charada de ser ou não a cabeça faça a verificação de jatos diretamente pelo painel da impressora. 

Se dessa forma também não imprimir em preto o problema não é causado por impressão via wi-fi ou cabo usb.

 

 

Modo de imprimir a verificação via painel da impressora:

1 - Desligue a impressora

2 - Com ela desligada aperte e segure o botão cancelar e em seguida o botão power

3 - Quando a impressora começar a movimentar o mecanismo e acender o led wi-fi e wi-fi direct solte os botões

4 - A impressora vai imprimir a páginas de verificação dos jatos.

  • Joinha 2
  • Legal 1
Postado

Olá. Vou injetar outra opção. Não se esqueça que algumas impressões que a máquina está tentando fazer são feitas no modo básico, ou seja, rascunho ou rápido... e pode não haver preto. Via celular, pode ser que está sendo enviada outra configuração, então ou sai preto ou é fabricado...

então devemos partir do princípio de que: se antes de começar toda essa questão os níveis de tinta preta no tanque estavam abaixo de 50%... aí já temos cartuchos vazios. Por mais que o tanque esteja cheio de preto, se o damper não for removido para chamar a tinta do tanque e deixar o damper cheio para poder carregar bem o injetor... o preto não vai sair. Antes de continuar a jogar a máquina, verifique o damper carregado.

nunca, mas nunca deixe que os níveis de tinta nos tanques caiam mais de 2 cm. é uma questão de física. lembre-se: os tanques devem estar sempre cheios para que a impressora funcione. Quando a tinta no tanque cai, o cabeçote fica sem pressão para chamar a tinta, ou seja, encontra uma pressão negativa que é mais forte, retendo a tinta para que ela não suba do que o cabeçote consegue fazê-la subir. É um problema de altura do cabeçote pra cima e tinta pra baixo... que não sobe. antes de encostar no cabeçote e gerar outro problema.Tanques sempre cheios. Saudações de Mar del Plata, Argentina.

  • Joinha 1
Postado
Em 26/11/2022 às 09:07, carloslicata disse:

Olá. Vou injetar outra opção. Não se esqueça que algumas impressões que a máquina está tentando fazer são feitas no modo básico, ou seja, rascunho ou rápido... e pode não haver preto. Via celular, pode ser que está sendo enviada outra configuração, então ou sai preto ou é fabricado...

então devemos partir do princípio de que: se antes de começar toda essa questão os níveis de tinta preta no tanque estavam abaixo de 50%... aí já temos cartuchos vazios. Por mais que o tanque esteja cheio de preto, se o damper não for removido para chamar a tinta do tanque e deixar o damper cheio para poder carregar bem o injetor... o preto não vai sair. Antes de continuar a jogar a máquina, verifique o damper carregado.

nunca, mas nunca deixe que os níveis de tinta nos tanques caiam mais de 2 cm. é uma questão de física. lembre-se: os tanques devem estar sempre cheios para que a impressora funcione. Quando a tinta no tanque cai, o cabeçote fica sem pressão para chamar a tinta, ou seja, encontra uma pressão negativa que é mais forte, retendo a tinta para que ela não suba do que o cabeçote consegue fazê-la subir. É um problema de altura do cabeçote pra cima e tinta pra baixo... que não sobe. antes de encostar no cabeçote e gerar outro problema.Tanques sempre cheios. Saudações de Mar del Plata, Argentina.

Sim, é uma informação relevante. Obrigado por compartilhar 

Postado

Bom dia JoãoNeto! O problema pode ser o cabo falt da cabeça, para saber se é ele, teste a cabeça em outra impressora, de preferência nos modelos anteriores (L355/L376/365 e outras). Se funcionar, é quase certeza que é o flat! ou pode ser também o sistema de limpeza da cabeça (bombinha/mangueira ). Faça esse teste, já apanhei muito, e no fim era o flat.

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