Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung / NP370E4K-KD2BR / Não dá monitor quando está na bateria apenas na fonte

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

O notebook Samsung NP370E4K-KD2BR só dá video quando está conectado a fonte de alimentação.

Quando está na fonte de alimentação, funciona perfeitamente. No momento que desconecto a fonte a tela apaga imediatamente.

Mas o processamento continua normal, o notebook não desliga quando fica só na bateria. 

Teste 1: Consigo por exemplo reproduzir um video no youtube com som alto e ao desplugar da fonte, sei que o video está sendo reproduzido pois o som continua. Ao reconectar a fonte a imagem aparece normalmente. Concluo que o display do notebook está ok.

Teste 2: Se eu ligar um cabo HDMI em um monitor externo, a imagem aparece normalmente neste monitor externo. 

Teste 3: Para eliminar a hipótese da bateria estar velha e não dar corrente suficiente, troquei por uma nova e o problema continuou. Concluo que não é um problema da bateria.

Bateria carregando normalmente.

Alguém teria alguma hipótese do que pode ser?

Agradeço também se alguém pudesse compartilhar um link com o diagrama desta placa mãe.

Desde já agradeço!

Editado: por FLAVIOTECH
Postado

@Mauricio Baum companheiro, já peguei alguns casos de notebooks com problemas de imagem quando funcionavam apenas pela bateria, uns eram a tela que estava com problema e precisaram ser trocadas, outros eram problema na bateria e também foram substituídas. Recomendo testar com outra tela e outra bateria.

• Joinha 1
Postado

@Jhones Obrigado pelas dicas! Bateria não é, pois eu comprei outra bateria identica e testei e deu o mesmo problema. Mas não tenho outra tela.

Minha dúvida é porque uma tela só funcionaria na energia e não na bateria (mesmo sendo uma bateria nova).

desde já obrigado!

Postado
Em 19/04/2023 às 06:38, Mauricio Baum disse:

@Jhones Obrigado pelas dicas! Bateria não é, pois eu comprei outra bateria identica e testei e deu o mesmo problema. Mas não tenho outra tela.

Minha dúvida é porque uma tela só funcionaria na energia e não na bateria (mesmo sendo uma bateria nova).

desde já obrigado!

Teste com outra tela, pode ser até de tamanho diferente, quebrada, com listras, o importante é a pinagem e ver que está dando vídeo. Já conferiu se não está dando vídeo mesmo ou se está apenas sem backlight? 

Postado

Olá @NaassomDourado tudo bom? Vou ter que me virar para achar uma tela. 

Coloquei no brilho máximo, coloquei uma janela branca no centro da tela, fui para um local totalmente escuro e não vi nada. Não sei se dá para concluir se não está dando video ou é o backlight.

O que mais me intriga neste caso é que a imagem aparece normalmente na fonte, e não é problema de bateria. Não consigo imaginar qual seria o tipo de problema que afetaria o monitor só nos casos em que ele está sendo alimentado pela bateria.  

Postado
Em 17/04/2023 às 21:41, Gilson Macedo disse:

Eu te indico medir todas as tensões do conector LVDS com o carregador e depois remover e medir só com a bateria. Deve faltar alguma tensão.

Desculpa minha ignorância @Gilson Macedo , mas onde fica o cabo LVDS? Ele liga o que no que?

Desde já muito obrigado,

Mauricio.

Postado

Olá @Mauricio Baum . O cabo LVDS liga a placa do notebook a tela. Geralmente é um cabo preto com uma cobertura que parece um tecido e na ponta tem um conector de 30 pinos. A imagem abaixo é da placa desse modelo, o conector LVDS é o conector preto próximo ao local onde é instalado o cooler.

image.thumb.png.43967d7697fed8432459c756d8fc69db.png

• Joinha 2
Postado
9 horas atrás, JoeRob disse:

Olá @Mauricio Baum . O cabo LVDS liga a placa do notebook a tela. Geralmente é um cabo preto com uma cobertura que parece um tecido e na ponta tem um conector de 30 pinos. A imagem abaixo é da placa desse modelo, o conector LVDS é o conector preto próximo ao local onde é instalado o cooler.

image.thumb.png.43967d7697fed8432459c756d8fc69db.png

Muito obrigado @JoeRob !

Você teria a pinagem do conector LVDS para eu fazer as medições que o @Gilson Macedo sugeriu fazer?

Postado

Nesse conector os pinos impares ficam de um lado e os pares do outro. Na placa há uma pequena marca (um triangulo branco) que mostra qual é o pino 1 como na imagem abaixo.

image.png.f4c69ac261de888d8ffbd5c1fe28caf9.png

Abaixo uma imagem mostrando a marca em detalhe.
image.png.c6b7f9f3b2bca7565e345d9ca640ada5.png

Faça as leituras e poste os resultados.

A propósito há uma postagem aqui no fórum sobre o mesmo problema em um notebook do mesmo modelo que tem algumas informações interessantes. Infelizmente o defeito não foi encontrado pela falta do esquema/boardview, o que dificultou a continuação da análise. Acho que vale dar uma olhada.

• Joinha 1
  • FLAVIOTECH alterou o título para Samsung / NP370E4K-KD2BR / Não dá monitor quando está na bateria apenas na fonte

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...