Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Teste de Carga no Nobreak

Avalie este tópico:

bomfim-marcos

Posts em destaque

Vai depender do fator de potencia (FP) , consulte o manual , pois equipamentos do mesmo fabricante possuem equipamentos com  FP diferentes

P (em watts) = P (em VA) x FP

As lâmpadas incandescentes tem uma resistência muito baixa , ligue as lâmpadas com o no break em rede e depois simule a falta de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar a minha opnião, como não sou um Laboratorio de Certificação de Qualidade de Produtos e sim uma Oficina de Reparos, eu uso Lampdas incandecentes que variam de 100W a 200W e raramente de 300W para teste de funcionamento do inversor simulando a falta de energia como o colega @joao lima RV  disse. 

Link para o comentário

Não sei se o meu método de trabalho é o certo, poderiam me corrigir se estiver errado.

Eu costumo usar lâmpadas incandescentes também (agora são halógenas).

Digamos que a lâmpada seja de 100 watts. A rede elétrica da minha região é 220 volts, logo as lâmpadas são 220 volts, mas elas são ligadas em 110 volts (a saída do no-break) então elas trabalham na metade da potência (50 watts).

Se eu ligar 3 lâmpadas em série cada uma consumindo 50 watts o total de consumo fica em 150 watts.

Se o no-break for de 600VA e o fator de potência for 0,7 (exemplo) isso dará 420 watts que ele aguenta.

Logo essas 3 lâmpadas darão mais ou menos 1/3 da potência do no-break ao testar.

Está correto este raciocínio?

Editado: por elias.girardi
  • Joinha 1
Link para o comentário

Eu uso lâmpada incandescente de 100W 220V como carga. Porém o indicado para testes é o uso de um REOSTATO, que também uso as vezes, sendo um equipamento, digamos, "pesado". Roteiros de testes dizem que devemos usar VARIAC e REOSTATO. O VARIAC para verificar as tensões dos Relês e de comutação de estado BATERIA REDE.  

Enviei um roteiro de testes de NOBRAK em: 

Editado: por Hevandyr
Complementar informação
Link para o comentário

Em 02/06/2023 às 12:09, joao lima RV disse:

Existe a resistência cônica, geralmente de 600w, porem são frágeis

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Não poço ver uma sanduicheira , cafeteira , aquecedor eletrico , secador de cabelo ou ferro de passar no lixo que pego para fazer carga

image.thumb.png.a0fd399b7f43aaf38caff3953d6b3896.png

image.thumb.png.09adbe564b98a1ffb09c5d5c15e6b0e4.png

Expandir  

virado no Macgyver Jiraiya da vida, bem isto mesmo, enquanto o mundo gira nós nos viramos como podemos. kkkkkkkk

Sei que é fora do contexto, mas não pude deixar de comentar. kkkkk

Boa Sorte         :)

Link para o comentário

Como mencionado cada modelo e potencia (VA) tem uma potencia efetiva (Watt) diferente , ate do mesmo fabricante

Veja os exemplos

Net winner 1300 Va

FP = 0,5 > potencia efetiva = 1300*0,5=650w

image.thumb.png.7cd1eeaf861b1e45fd114ae21f0773ae.png

Net winner 1800 Va

FP = 0,7 > potencia efetiva = 1800*0,7=1260w

image.thumb.png.3dba0c09cb339691c6fc9a7222b93230.png

Maneger III senoidal

FP = 0,62 > potencia efetiva = 1300*0,62=806w

image.thumb.png.f42238b0143fff7e38c678f4e1cd06b7.png

NET 4 +

FP = 0,65 > potencia efetiva = 1300*0,65=845w

image.png.4683a199798da3d1cc096e7660ace5ea.png

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...