Postado 27 de Julho de 2023 2 anos Olá, esse notebook itautec chegou com mal contato no dc jack o que causava desligamentos, feito reparo no jack e como estava muito sujo tbm foi feito limpeza da placa, após isso o problema começou, ao plugar a fonte ou até mesmo a bateria, ele liga sozinho e o botão power não atua, aparece uma tensão de 9v aproximadamente no botão power, zera ao apertar. Ele liga e funciona normalmente, entra no sistema, porém está ligando direto só de plugar a fonte, mesmo com a plaquinha dos botões desconectada da mb, tbm testei foi testado os botões, todos bons. -bios regravada (u10) -troca bateria cmos -ressolda do s/io (u11) -ressolda do p2808ai (pu4) Obs: em alguns momentos (muito raro) a placa aceita o power liga e dps o power não funciona mais.
Postado 27 de Julho de 2023 2 anos @Dionatha Alves Nesse botão realmente chega 9v, no p2808 os pinos 3 e 6 zeram quando tu pressiona o botão powerr?
Postado 27 de Julho de 2023 2 anos Autor @WJinformatica2016 Zeram sim, inclusive o pino 6 que deveria ter 3.3v antes do power ele zera na hora que conecto a fonte e a placa liga, já o pino 3 que tem 12v zera quando aperta power e volta a tensão quando solta.
Postado 27 de Julho de 2023 2 anos @Dionatha Alves pelo que vi ou é trocar o super io ou trocar o p2808 tem uma adaptação para ele dai podes retirar ele e fazer esse teste e ver se fica tudo ok parace ele ratiando 1 minuto atrás, WJinformatica2016 disse: @Dionatha Alves pelo que vi ou é trocar o super io ou trocar o p2808 tem uma adaptação para ele dai podes retirar ele e fazer esse teste e ver se fica tudo ok parace ele ratiando antes verifique pr98 esta ok tambem
Postado 27 de Julho de 2023 2 anos Autor @WJinformatica2016 Realmente o principal suspeito é o p2808, tinha visto aqui no forum, um tópico com esse mesmo problema e mencionaram essa adaptação no lugar do p2808 mas não encontrei o esquema/guia pra adaptar os componentes, se souber deixa ai pra gente
Postado 7 de Agosto de 2023 2 anos Boa tarde... eu fiz a adaptação, retirei o P2808, já tinha trocado, um amigo de um grupo passou ... e resolveu... colocando 2 diodos (A2), (1 resistor 10K), (1 transistor PNP - tipo bc337 usei (2F)) Creditos: Sandro Eletrônica PE 4841.
Postado 8 de Agosto de 2023 2 anos Autor @LucianoM Ola amigo, eu tinha feito a adaptação com diodos porém difer ente dessa, a placa ligou, ainda estou analisando pois as vezes o note desliga dps de alguns minutos ligado, talvez seja outro problema, qualquer novidade atualizo aqui. usei esse método aqui, sem o transistor/resistor
Postado 22 de Agosto de 2023 2 anos Autor Olá, o note está ligando normalmente agora, porém após 1min ele começa a bipar, a fan aumenta a rotação e dps de alguns segundos bipando ele desliga, como se fosse proteção por temperatura alta, monitorando não passa de 70°c. Antes ele até passava dessa temp e não desligava, regravei a bios com outro arquivo mas continuou no msm.
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos Insista em outros arquivos de BIOS mas faça um Clear ME no backup da original que regravou e tenta com esse arquivo.
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos @Dionatha Alves Nessa placa quando o P2808 se danifica ele leva junto o IO, aqui para mim em todas as vezes tbm tive que troca-lo amigo, os sintomas nunca eram iguais, mas pelo seu relato, acredito ser ele. Boa sorte!
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos Autor @josa dack Testei outras e o problema persiste, tbm realizei me no arquivo original, sem sucesso.
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos Autor @Rods Pois é, tbm suspeito dele, o p2808 não chegou a entrar em curto, mas estava com mal funcionamento, o sintoma do problema é parecido com superaquecimento. Teria algum meio de desativar o thermal sensor afim de impedir o desligamento para fins de testes?
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos @Dionatha Alves Aqui tem o esquema do Thermal Sensor. Você até pode emular o sinal de saída afim de burlar o sistema mas não recomendo. Eu iria para a atualização da adaptação do p2808 e a partir daí começaria a suspeitar do IO.
Postado 23 de Agosto de 2023 2 anos Autor @josa dack A atualização da adaptação do p2808 seria a que usa o transistor + resistor no lugar do jumper?
Postado 25 de Agosto de 2023 2 anos Autor @josa dack Esqueci de dizer mas eu fiz ela tbm, continuou na msm
Postado 25 de Agosto de 2023 2 anos Autor Saberia dizer o procedimento pra burlar do thermal sensor afim de impedir o desligamento?
Postado 25 de Agosto de 2023 2 anos Ligue a placa, afira os valores nessa linha e compare com os valores quando ela desarma. Feito isso, só emular o status pré-desligamento.
Postado 11 de Setembro de 2023 2 anos Autor Realizei um teste aqui da seguinte forma: Montei a placa com dissipador, tela etc, deixei ligada até começar a bipar, coisa de 1-2 minutos, quando iniciou os bips e cooler disparou, joguei limpa contado em cima do dissipador/processador, e os instantaneamente os bips pararam, cooler diminuiu rotação e a maquina se manteve ligada Logo apos aquecer novamente em poucos segundos começou bipar e desligou Então o problema parece ser realmente o sensor do processador atuando e desligando a placa Mas medindo a temperatura do dissipador, fica em media de 55°c, oque não era pra desligar só com isso No aida64 as temps ficam na media 60°c Obs: estou usando pasta térmica boa
Postado 12 de Setembro de 2023 2 anos Autor Peguei um processador de outra maquina funcionando perfeitamente, o problema persiste Tbm coloquei o processador desse note em outra placa e não apresentou problemas Podemos descartar problema no processador tbm
Postado 14 de Setembro de 2023 2 anos Em 11/09/2023 às 14:37, Dionatha Alves disse: @josa dack Olá, u18 não está presente nessa placa Se o u18 não está presente, então deve ser outro circuito para a mesma função, como a descrita na imagem. Eu iria para a substituição do I/O antes de seguir com isso.
Postado 14 de Setembro de 2023 2 anos Autor @josa dack Bom dia Esse sinal de q14 vai para o io ou pch? Precisava ter certeza de que o problema realmente está no io antes de pedir ele, por isso queria desativar a proteção térmica pra ter certeza disso
Postado 14 de Setembro de 2023 2 anos Opa boa tarde....e que eu não estou com o esquema aqui... tem capacitores de tantalo na linha do processador?... troque eles.. podem estar com riple alto...
Postado 14 de Setembro de 2023 2 anos Autor @LucianoM Possui apenas um de 330uf e outros eletrolíticos em paralelo, foi medido e não possui ripple na linha
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.