Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Itautec W7425 / 6-71-e51q0-d02a. gp - Bipando e desligando

Featured Replies

Postado

Olá, esse notebook itautec chegou com mal contato no dc jack o que causava desligamentos, feito reparo no jack e como estava muito sujo tbm foi feito limpeza da placa, após isso o problema começou, ao plugar a fonte ou até mesmo a bateria, ele liga sozinho e o botão power não atua, aparece uma tensão de 9v aproximadamente no botão power, zera ao apertar.

Ele liga e funciona normalmente, entra no sistema, porém está ligando direto só de plugar a fonte, mesmo com a plaquinha dos botões desconectada da mb, tbm testei foi testado os botões, todos bons.

-bios regravada (u10)

-troca bateria cmos 

-ressolda do s/io (u11)

-ressolda do p2808ai (pu4)

Obs: em alguns momentos (muito raro) a placa aceita o power liga e dps o power não funciona mais.

Postado
  • Autor

@WJinformatica2016 Zeram sim, inclusive o pino 6 que deveria ter 3.3v antes do power ele zera na hora que conecto a fonte e a placa liga, já o pino 3 que tem 12v zera quando aperta power e volta a tensão quando solta.

Postado

@Dionatha Alves pelo que vi ou é trocar o super io ou trocar o p2808 tem uma adaptação para ele dai podes retirar ele e fazer esse teste e ver se fica tudo ok

parace ele ratiando 

image.thumb.png.77f70f73051288862f32bfe817efaea8.png

1 minuto atrás, WJinformatica2016 disse:

@Dionatha Alves pelo que vi ou é trocar o super io ou trocar o p2808 tem uma adaptação para ele dai podes retirar ele e fazer esse teste e ver se fica tudo ok

parace ele ratiando 

image.thumb.png.77f70f73051288862f32bfe817efaea8.png

antes verifique pr98 esta ok tambem 

Postado
  • Autor

@WJinformatica2016 Realmente o principal suspeito é o p2808, tinha visto aqui no forum, um tópico com esse mesmo problema e mencionaram essa adaptação no lugar do p2808 mas não encontrei o esquema/guia pra adaptar os componentes, se souber deixa ai pra gente

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde... eu fiz a adaptação, retirei o P2808, já tinha trocado,  um amigo de um grupo passou ... e resolveu... colocando 2 diodos (A2), (1 resistor 10K), (1 transistor PNP - tipo bc337 usei (2F))  Creditos: Sandro Eletrônica PE 4841.

image.png.2674b23903f650511795fd85f92c7957.png

Postado
  • Autor

@LucianoM Ola amigo, eu tinha feito a adaptação com diodos porém difer ente dessa, a placa ligou, ainda estou analisando pois as vezes o note desliga dps de alguns minutos ligado, talvez seja outro problema, qualquer novidade atualizo aqui.

usei esse método aqui, sem o transistor/resistor

5957b08a21751_Sem_ttulo-1.jpg.6137be8ccc13f6f6ebe9dac7f9f654e8.thumb.jpg.3888edcb833ae02381a6cdc5eab9a095.jpg

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Olá, o note está ligando normalmente agora, porém após 1min ele começa a bipar, a fan aumenta a rotação e dps de alguns segundos bipando ele desliga, como se fosse proteção por temperatura alta, monitorando não passa de 70°c.

Antes ele até passava dessa temp e não desligava, regravei a bios com outro arquivo mas continuou no msm.

Postado

Insista em outros arquivos de BIOS mas faça um Clear ME no backup da original que regravou e tenta com esse arquivo.

Postado
  • Autor

@Rods Pois é, tbm suspeito dele, o p2808 não chegou a entrar em curto, mas estava com mal funcionamento, o sintoma do problema é parecido com superaquecimento.

Teria algum meio de desativar o thermal sensor afim de impedir o desligamento para fins de testes?

Postado

@Dionatha Alves Aqui tem o esquema do Thermal Sensor. Você até pode emular o sinal de saída afim de burlar o sistema mas não recomendo. Eu iria para a atualização da adaptação do p2808 e a partir daí começaria a suspeitar do IO.

Thermal_-_Itautec.jpg.e37a54972cf78af5b54244c0d0a4cd85.jpg

Postado

Ligue a placa, afira os valores nessa linha e compare com os valores quando ela desarma. 

Feito isso, só emular o status pré-desligamento.

Thermal Sensor.jpg

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Realizei um teste aqui da seguinte forma:

Montei a placa com dissipador, tela etc, deixei ligada até começar a bipar, coisa de 1-2 minutos, quando iniciou os bips e cooler disparou, joguei limpa contado em cima do dissipador/processador, e os instantaneamente os bips pararam, cooler diminuiu rotação e a maquina se manteve ligada

Logo apos aquecer novamente em poucos segundos começou bipar e desligou

Então o problema parece ser realmente o sensor do processador atuando e desligando a placa

Mas medindo a temperatura do dissipador, fica em media de 55°c, oque não era pra desligar só com isso

No aida64 as temps ficam na media 60°c

Obs: estou usando pasta térmica boa

Postado
  • Autor

Peguei um processador de outra maquina funcionando perfeitamente, o problema persiste

Tbm coloquei o processador desse note em outra placa e não apresentou problemas

Podemos descartar problema no processador tbm

Postado
Em 11/09/2023 às 14:37, Dionatha Alves disse:

@josa dack Olá, u18 não está presente nessa placa

Se o u18 não está presente, então deve ser outro circuito para a mesma função, como a descrita na imagem. Eu iria para a substituição do I/O antes de seguir com isso. 
image.thumb.png.d81f45c57532740332251447651879d3.png

Postado
  • Autor

@josa dack Bom dia

Esse sinal de q14 vai para o io ou pch?

Precisava ter certeza de que o problema realmente está no io antes de pedir ele, por isso queria desativar a proteção térmica pra ter certeza disso

Postado

Opa boa tarde....e que eu não estou com o esquema aqui... tem capacitores de tantalo na linha do processador?... troque eles.. podem estar com riple alto... 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.