Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DEVOLVIDO] ACER A515-54-57CS - DAZAWMB18B0 REV B - NÃO LIGA

Avalie este tópico:


helvio rangel maciel

Posts em destaque

Bom dia, estou com um notebook acer a515-54 placa mãe DAZAWMB18B0 rev: b que não esta ligando. Ao pressionar o botão power o cooler chega a rodar, mas logo em seguida para e o notebook não liga. Está com as tensões de 3 e 5v mas não tem tensão no pino 8 da bios. Não tenho o esquema elétrico dessa placa nem borderview. Alguém pode ajudar? Se alguém tiver esse esquema ou borderview. 

Editado: por helvio rangel maciel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@helvio rangel maciel Bom dia, nesse resultado tem duas opções de esquema, pela descrição parece que não é 100% igual, mas pode ajudar.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hugo_baldez Já sim. Ela apresanta o sintoma que descrevi. O cooler gira e para e o notebook não liga. O ci de bios não recebe alimentação no pino 8, mas ao remove-lo da placa a alimentação chega no pad correspondente. Minha dúvida é, se o defeito pode ser no ci de bios. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando com o resultado. Comprei um chip Bios já gravado e o problema persiste. Ao soldar o chip na placa a tensão de 3v some, se eu removo da placa a tensão volta. Muito estranho... Curioso é que soldei um chip de menor capacidade 8mb para testar e a tensão não sumiu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma fonte de bancada? Com o CI na placa injeta variando de: (1.5 a 3v e de 0.1 a 0.5A) no pino 8 e procura com um termômetro ou mesmo com o dedo qual componente nessa linha vai aquecer. Ele que vai estar matando o chip BIOS e dando fuga nessa tensão. 

 

Começa modesto na corrente e tensão e vai procurando, a medida que não achar, vai aumentando. Cuidado pra não injetar demais e acabar fazendo esse CI explodir, danificando as camadas internas da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josa dack Injetei tensão conforme você disse, nenhum componente esquentou. Cheguei até 3v que é a tensão de alimentação dessa bios. Notei que ao soldar o chip sem o arquivo gravado a tensão não some. Mas se eu gravo o arquivo no ci e soldo na placa a tensão de alimentação some. Já tentei uns 5 arquivos diferentes, não consegui fazer o clear ME pois aparece uma mensagem de erro. 

"the me/txe region is corrupted or missing"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa providenciar o ME dessa BIOS pra seguirmos com os testes. 

 

O erro se dá pela versão de seu software, é o ME Analyzer ou outro injetor? Terás de buscar por algo atualizado.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Veja se neste link algum arquivo lhe é útil.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@helvio rangel maciel Vc consegue monitorar o consumo dessa placa em stand by e quando vc a liga?  Esse comportamento da tensão no pino do BIOS nessa placa é normal amigo. A tensão aparece apenas depois da placa ter completado uma certa sequencia. Acredito não haver curto nessa linha +3VSPI pois ela aparece na linha sem o CI.O consumo da placa é um valor importante ai para o seu diagnóstico. A outra linha que o amigo Carlos citou do CI acredito ser o pino 3, ela tbm deriva de +3VSPI. Diga onde vc encontrou essas tensões de 3,3V e 5V.

 

2023-09-11.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/08/2023 às 09:11, helvio rangel maciel disse:

Retornando com o resultado. Comprei um chip Bios já gravado e o problema persiste. Ao soldar o chip na placa a tensão de 3v some, se eu removo da placa a tensão volta. Muito estranho... Curioso é que soldei um chip de menor capacidade 8mb para testar e a tensão não sumiu. 

tu ja verificou se tu não esta com trilha em curto mno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Carlos Porto alterou o título para [DEVOLVIDO] ACER A515-54-57CS - DAZAWMB18B0 REV B - NÃO LIGA

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...