Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575


Posts em destaque

Esse nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575 depois de uma série de piques na rede elétrica queimou todos os mosfets , somente dois não queimaram, troquei todos eles e quando reconectei a placa novamente ligando todos os cabos tentei religar ele pra verificar se funcionava somente na bateria e não funcionou, mas também nenhum componente se queimou novamente. Então resolvi conectar ele a rede elétrica novamente e foi ai que mais dois mosfets se queimaram novamente.

Preciso de auxílio para conseguir resolver esse defeito , fiz testes e tem alguns componentes alterados mas não consigo comprovar o valor desses componentes por falta do diagrama elétrico. Se alguma boa alma puder contribuir eu agradeço.

TS141_a.jpeg

TS141_b.jpeg

Editado: por lsilveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lsilveira ,No titulo siga o padrão do forum : marca, modelo,nº da placa, defeito. Para corrigir clique nos 3 pontinhos

 

Para teste ele pode funcionar com 4 fets . Cada tecnico tem um procedimento , eu por exemplo,  primeiro vejo as fontes depois  o inversor e estando ok, verifico o resto.

Quando vou mexer nesta placa tiro do equipamento e faço a manutenção na bancada. No lugar do trafo fios azul e amarelo coloco uma resistência de 20R 50w ou 2 lâmpadas de lanterna de carro em serie.

A partida a frio (sem rede) deste equipamento demora alguns segundos para funcionar , ao pressionar o botão a ventoinha gira e so quando o bip alarma é quando o inversor entra
 

image.png.a25d3e7f1e0d0fa345cc554871bf6478.png

 

U7 é responsável por diversas funções , ele é apenas um inversor se a entrada esta baixa a saida esta alta e vise versa

image.png.dec4162360e7db3f121e449ebd57ff4b.png

 

Como não sei se tens osciloscópio anotei as tensões ,em  inversor nos pinos de U2 (U3 é análogo)

 

image.thumb.png.c79f3243c88acedb227f2b2c620f7753.png

 

 

image.png

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • lsilveira alterou o título para Nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575
  • 2 meses depois...
Em 28/08/2023 às 12:52, lsilveira disse:

Esse nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575 depois de uma série de piques na rede elétrica queimou todos os mosfets , somente dois não queimaram, troquei todos eles e quando reconectei a placa novamente ligando todos os cabos tentei religar ele pra verificar se funcionava somente na bateria e não funcionou, mas também nenhum componente se queimou novamente. Então resolvi conectar ele a rede elétrica novamente e foi ai que mais dois mosfets se queimaram novamente.

Preciso de auxílio para conseguir resolver esse defeito , fiz testes e tem alguns componentes alterados mas não consigo comprovar o valor desses componentes por falta do diagrama elétrico. Se alguma boa alma puder contribuir eu agradeço.

TS141_a.jpeg

TS141_b.jpeg

Desculpa usar essa postagem para fazer outra pergunta e não ter como ajudar ao amigo,  estou com a mesma placa ts 141 3200va teve um pico de luz e queimou dois mdp 1932 do mesmo lado , troquei ao ligar na elétrica voltou a queimar o mesmo, voltei a trocar e agora o R35 22k.

Fui testar só com as baterias, liga só que não sair nada na tomadas do nobreak, ( era para ter 127v ) pelo menos usando a bateria?  ( Não liguei na elétrica ainda .

CM231113-135256003.jpg

CM231113-133915002.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Rafael Marins disse:

Desculpa usar essa postagem para fazer outra pergunta e não ter como ajudar ao amigo,  estou com a mesma placa ts 141 3200va teve um pico de luz e queimou dois mdp 1932 do mesmo lado , troquei ao ligar na elétrica voltou a queimar o mesmo, voltei a trocar e agora o R35 22k.

Fui testar só com as baterias, liga só que não sair nada na tomadas do nobreak, ( era para ter 127v ) pelo menos usando a bateria?  ( Não liguei na elétrica ainda .

CM231113-135256003.jpg

CM231113-133915002.jpg

 

Bom dia, esse problema da queima dos mosfets, acredito ter relação com a tensão de carregamento das baterias, e provavelmente o circuito de oscilação também não esta funcionando, por não dar tensão na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia João,

Aproveitando aqui a oportunidade, fiz todos os testes nesse nobreak, testei inclusive os reles verificando se estavam abrindo e fechando os contatos eu encontrei somente um resistor alterado, o R6 ligado ao pino 6 DO CI U2 fiz a troca desse resistor e liguei novamente o nobreak somente nas Baterias (Desconectado da rede elétrica). Ele Funcionou certinho, deu tensão nas tomadas de saída  não teve queima de mosfets.

Porem, acreditando que tudo estava correto, fui ligar o nobreak na rede elétrica para verificar se ele sairia do modo de baterias e novamente os mosfets se queimaram.

Eu não entendi muito bem porque estes mosfetes estão queimando, mas acredito ser por causa de alguma tensão vinda do transformador de entrada, visto que  o funcionamento com as baterias é normal.

Outro detalhe é que a tensão de carregamento das baterias deve passar pelos mosfets, seria isso mesmo? tem como voces me darem uma luz nessa parte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se a tensão no plug quando o inversor estiver ativado.

Para testar, sem carga ou com uma muito pequena, basta colocar um fet em cada braço.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...