Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado (editado)

Esse nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575 depois de uma série de piques na rede elétrica queimou todos os mosfets , somente dois não queimaram, troquei todos eles e quando reconectei a placa novamente ligando todos os cabos tentei religar ele pra verificar se funcionava somente na bateria e não funcionou, mas também nenhum componente se queimou novamente. Então resolvi conectar ele a rede elétrica novamente e foi ai que mais dois mosfets se queimaram novamente.

Preciso de auxílio para conseguir resolver esse defeito , fiz testes e tem alguns componentes alterados mas não consigo comprovar o valor desses componentes por falta do diagrama elétrico. Se alguma boa alma puder contribuir eu agradeço.

TS141_a.jpeg

TS141_b.jpeg

Editado: por lsilveira
Postado

@lsilveira ,No titulo siga o padrão do forum : marca, modelo,nº da placa, defeito. Para corrigir clique nos 3 pontinhos

Para teste ele pode funcionar com 4 fets . Cada tecnico tem um procedimento , eu por exemplo,  primeiro vejo as fontes depois  o inversor e estando ok, verifico o resto.

Quando vou mexer nesta placa tiro do equipamento e faço a manutenção na bancada. No lugar do trafo fios azul e amarelo coloco uma resistência de 20R 50w ou 2 lâmpadas de lanterna de carro em serie.

A partida a frio (sem rede) deste equipamento demora alguns segundos para funcionar , ao pressionar o botão a ventoinha gira e so quando o bip alarma é quando o inversor entra

image.png.a25d3e7f1e0d0fa345cc554871bf6478.png

U7 é responsável por diversas funções , ele é apenas um inversor se a entrada esta baixa a saida esta alta e vise versa

image.png.dec4162360e7db3f121e449ebd57ff4b.png

Como não sei se tens osciloscópio anotei as tensões ,em  inversor nos pinos de U2 (U3 é análogo)

image.thumb.png.c79f3243c88acedb227f2b2c620f7753.png

image.png

• Joinha 1
  • Legal 1
  • lsilveira alterou o título para Nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575
  • 2 meses depois...
Postado
Em 28/08/2023 às 12:52, lsilveira disse:

Esse nobreak TS Shara modelo 3200VA placa TS141 código da placa 54575 depois de uma série de piques na rede elétrica queimou todos os mosfets , somente dois não queimaram, troquei todos eles e quando reconectei a placa novamente ligando todos os cabos tentei religar ele pra verificar se funcionava somente na bateria e não funcionou, mas também nenhum componente se queimou novamente. Então resolvi conectar ele a rede elétrica novamente e foi ai que mais dois mosfets se queimaram novamente.

Preciso de auxílio para conseguir resolver esse defeito , fiz testes e tem alguns componentes alterados mas não consigo comprovar o valor desses componentes por falta do diagrama elétrico. Se alguma boa alma puder contribuir eu agradeço.

TS141_a.jpeg

TS141_b.jpeg

Desculpa usar essa postagem para fazer outra pergunta e não ter como ajudar ao amigo,  estou com a mesma placa ts 141 3200va teve um pico de luz e queimou dois mdp 1932 do mesmo lado , troquei ao ligar na elétrica voltou a queimar o mesmo, voltei a trocar e agora o R35 22k.

Fui testar só com as baterias, liga só que não sair nada na tomadas do nobreak, ( era para ter 127v ) pelo menos usando a bateria?  ( Não liguei na elétrica ainda .

CM231113-135256003.jpg

CM231113-133915002.jpg

Postado
11 horas atrás, Rafael Marins disse:

Desculpa usar essa postagem para fazer outra pergunta e não ter como ajudar ao amigo,  estou com a mesma placa ts 141 3200va teve um pico de luz e queimou dois mdp 1932 do mesmo lado , troquei ao ligar na elétrica voltou a queimar o mesmo, voltei a trocar e agora o R35 22k.

Fui testar só com as baterias, liga só que não sair nada na tomadas do nobreak, ( era para ter 127v ) pelo menos usando a bateria?  ( Não liguei na elétrica ainda .

CM231113-135256003.jpg

CM231113-133915002.jpg

Bom dia, esse problema da queima dos mosfets, acredito ter relação com a tensão de carregamento das baterias, e provavelmente o circuito de oscilação também não esta funcionando, por não dar tensão na saída.

Postado

Bom dia João,

Aproveitando aqui a oportunidade, fiz todos os testes nesse nobreak, testei inclusive os reles verificando se estavam abrindo e fechando os contatos eu encontrei somente um resistor alterado, o R6 ligado ao pino 6 DO CI U2 fiz a troca desse resistor e liguei novamente o nobreak somente nas Baterias (Desconectado da rede elétrica). Ele Funcionou certinho, deu tensão nas tomadas de saída  não teve queima de mosfets.

Porem, acreditando que tudo estava correto, fui ligar o nobreak na rede elétrica para verificar se ele sairia do modo de baterias e novamente os mosfets se queimaram.

Eu não entendi muito bem porque estes mosfetes estão queimando, mas acredito ser por causa de alguma tensão vinda do transformador de entrada, visto que  o funcionamento com as baterias é normal.

Outro detalhe é que a tensão de carregamento das baterias deve passar pelos mosfets, seria isso mesmo? tem como voces me darem uma luz nessa parte?

• Joinha 1
  • 11 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...