Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TS Shara - UPS PRO 1500 [TS-70 UPMSP-08 REV.02] - Não completa Startup / Barulho Transformador

Avalie este tópico:


Anibal Vilela

Posts em destaque

O Nobreak estava em funcionamento, quando começou a apitar. Apitou por um tempo e depois, desarmou.

Tentei ligá-lo novamente e ele fez um barulho forte de transformador por poucos segundos.

Fez de novo o barulho de transformador e desligou de novo.

Depois disso, já sem caraga nenhuma ligada, parou de fazer barulho com o transformador, mas não consegue terminar os testes e entrar em funcionamento.

Se desliga de novo antes de entrar em funcionamento.

Comprei outro nobreak novo e instalei no lugar, deixando esse apenas para tentar algum tipo de reparo ou como sucata para meu hobby.

Liguei o cabo USB nele, instalei o software e consegui tirar uma foto durante o breve período de STARTUP, antes de se desligar.

Estou em fase de testes para diagnósticos.

Tentei conseguir o Esquema Elétrico e Especificações do Transformador junto ao fabricante, mas responderam-me que só passariam o orçamento das peças novas.

Consegui baixar na Internet o esquema elétrico exato da placa dele, na versão correta(Rev.02).

Como outro NOBREAK "igual" e funcionando, resolvi abri-lo para servir de comparação. Eu pensava que eram iguais, mas não eram.

O que está funcionado, é um de 1400VA, um pouco mais antigo e que usa a Rev.01 da mesma placa de controle(TS-70).

O transformador também é diferente. Tem código diferente e os conectores também são diferentes.

Com isso, o meu teste por comparação ficou bastante prejudicado.

Vou fazer um circuito externo aqui para colocar leds que indiquem quais seriam os relés que estariam sendo acionados e em qual sequência.

Depois colocaria o nobreak que está funcionando junto com o defeituoso, filmaria o resultado e analisaria nos circuitos em busca do diagnóstico.

20230809_145311.jpg

20230809_145549.jpg

20230809_145647.jpg

20230904_124535.jpg

20231018_172514.jpg

20231018_172640.jpg

20231018_172838.jpg

TS-SHARA-UPS-PRO-1400-TS-70-Rev-01-Etiq.jpg

TS-SHARA-UPS-PRO-1400-TS-70-Rev-01-Placa.jpg

TS-SHARA-UPS-PRO-1500-TS-70-Rev-02-Etiq.jpg

TS-SHARA-UPS-PRO-1500-TS-70-Rev-02-Placa.jpg

Editado: por Anibal Vilela
O defeito no título estava errado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, João. As duas placas são TS-70, mas uma é revisão 01 e a outra, revisão 2.

Elas não parecem ser intercambiáveis, pois usam transformadores diferentes, cujos conectores estão em pinos também diferentes.

Minha intenção inicial era a de tentar trocar uma pela outra, mas desisti quando vi as conexões diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ideia, Priscila!

Queria aproveitar pra tirar uma dúvida:

Não encontrei no esquema elétrico o Diodo Zener que está na "entrada" comum do ULN2003.

Também não consegui entender como é feita a limitação de corrente na bobina de cada relé que é controlado por esse driver.

Diodo-Zener-ULN2003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Anibal Vilela disse:

Muito obrigado pela ideia, Priscila!

Queria aproveitar pra tirar uma dúvida:

Não encontrei no esquema elétrico o Diodo Zener que está na "entrada" comum do ULN2003.

Também não consegui entender como é feita a limitação de corrente na bobina de cada relé que é controlado por esse driver.

Diodo-Zener-ULN2003.jpg

 

Diodo-Zener-Placa-TS70-Rev2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Anibal Vilela alterou o título para TS Shara - UPS PRO 1500 [TS-70 UPMSP-08 REV.02] - Não completa Startup / Barulho Transformador

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...