Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido LENOVO ideapad330 / 15IKR / NM-B452 / Curto em diversos setores.

Avalie este tópico:


Gabriel de Souza Amaral

Posts em destaque

Boa tarde senhores, 

Estou com esse notebook para estudo e se possivel pretendo colocar para funcionar.

Quando recebi notei que a linhas de tensão V20B+, +CPU_CORE, +VCCSA, +VCC_GT  estavam em curto.

 

Consegui resolver o curto do V20B+ retirando os componentes avariados PQ316, PQ1005 e PU301. 


Injetei tensão na placa e cheguei nas tensões always +5v e +3.3v, porém essas tensões ficavam caindo e voltando após 5s repetidas vezes.


Isolei a saída delas nos jumpers PJ402 e PJ406, e então as tensões permaneceram estaveis e fixas sem quedas.

 

As tensões always após os jumpers e as demais linhas de tensão estão todas indo para o CPU, o que me faz pensar que o CPU ou está em curto ou com algum problema nas esferas. Gostaria de uma opinião dos colegas mais experientes para que possa ter alguma linha ação. Desde já agradeço! 

Obs: caso queiram tenho em mãos o boardview e o esquema eletrico da placa.

 

Editado: por Gabriel de Souza Amaral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel de Souza Amaral  boa noite mestre...

as linhas em questão tem algum sobre consumo??? ou estão com consumo normal?

vc substituiu todos os componentes que retirou por iguais ou equivalentes certo?

proxima linha de raciocionio ver se há curto apos os pj que isolou e caso negativo claro, injetar na linha após os pj...atenção ao limite da linha só. 3 e 5v

 

esquema pra facilitar algum outro amigo

 

Editado: por Kenny Rabugento
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

Boa tarde senhores, 

Estou com esse notebook para estudo e se possivel pretendo colocar para funcionar.

Quando recebi notei que a linhas de tensão V20B+, +CPU_CORE, +VCCSA, +VCC_GT  estavam em curto.

 

Consegui resolver o curto do V20B+ retirando os componentes avariados PQ316, PQ1005 e PU301. 


Injetei tensão na placa e cheguei nas tensões always +5v e +3.3v, porém essas tensões ficavam caindo e voltando após 5s repetidas vezes.


Isolei a saída delas nos jumpers PJ402 e PJ406, e então as tensões permaneceram estaveis e fixas sem quedas.

 

As tensões always após os jumpers e as demais linhas de tensão estão todas indo para o CPU, o que me faz pensar que o CPU ou está em curto ou com algum problema nas esferas. Gostaria de uma opinião dos colegas mais experientes para que possa ter alguma linha ação. Desde já agradeço! 

Obs: caso queiram tenho em mãos o boardview e o esquema eletrico da placa.

 

Injetou tensão nos PJ402 e PJ406?
Descreva o que encontra no PU500?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Rabugento após os jumper as linhas em questão estao acusando curto no multimetro entao nao injetei tensão, acha interessante colocar tipo 1v para ter uma ideia do consumo? 

obs: ainda nao fiz substituições dos componentes. o PU301 é ci charger, e os PQ1005 e PQ 316 são mosfet's, pretendia depois de solucionar os curtos ainda pendentes em trocar, pois assim faria a compra logo de todos os componentes que encontrasse com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

@Kenny Rabugento após os jumper as linhas em questão estao acusando curto no multimetro entao nao injetei tensão, acha interessante colocar tipo 1v para ter uma ideia do consumo? 

obs: ainda nao fiz substituições dos componentes. o PU301 é ci charger, e os PQ1005 e PQ 316 são mosfet's, pretendia depois de solucionar os curtos ainda pendentes em trocar, pois assim faria a compra logo de todos os componentes que encontrasse com problema.

Sim!

começa com 1v 2A se não conseguir encontrar..... pode subir até o valor correspondente da linha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel de Souza Amaral seria interessante vc sintetizar melhor aí amigo!

   Ficou implícito que vc achou curto nos componentes citados!!!

   Eles estão realmente em curto de source a dreno??

    Não faz sentido continuar o conserto se não tiver o pu301 na placa!!!

 

claro que ainda pode injetar tensão no lado em curto do pj! 
eu começaria bem baixo ainda abaixo de 1v e ir subindo até a tensão da linha caso não tiver consumo!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Rabugento  desculpe a confusão ja entendi porque apareceu esses 3.3v, eu retirei a solda do jumper, e ontem quando fiz os testes, antes do jumper os 3.3v estavam estaveis e apos ele havia o curto, hoje o pad ta parecendo que na pontinha fechou contato e conduziu...

Vou remover completamente, refazer os testes, e volto com as informações corretas. mil desculpas. vou upar tambem o board view que possuo aqui, para facilitar nossa comunicação

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Rabugento amigo refiz alguns testes e fiz mais outros. 

1º - tirei o jumper (PJ402) e isolei a trilha +3VALW testei com o multimetro na escala de diodo (ponteira vermelha na trilha / ponteira preta no GND) bipou e ficou 0.079VDC.
2º - com o jumper fora ainda injetei tensão de uma fonte direto nessa trilha +3VALW, comecei com 1v e fui subindo até 3v e o maximo de consumo que apareceu na fonte foi 0.08A (80mA). 

Fiquei um pouco confuso com esses resultados 😕 .

Boardview, notebook lenovo ideapad 330 15IKR NM-B452Esquema eletrico, notebook lenovo ideapad 330 15IKR NM-B452

 

 

segue ai anexo do esquema que estou usando, e principalmente o boardview.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Rabugento amigo, depois de verificar que mesmo o multimetro acusando curto, nao tinha nenhum consumo excessivo na fonte, decidi alimentar os jumper PJ402(+3VALW) e PJ406(+5VALW).

 

Medi alguns pontos em torno do PU500:

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

 

Teria algum ponto especifico que eu deva medir ? Algo crucial ? 

O CI PU301 afeta o funcionamento do restante do circuito ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel de Souza Amaral 

afeta sim amigo!

   Há alguns pinos de Comunicação com a SIO!!!

   Sem ele ou com defeito a placa não estarta!

   Esse aparelho já está funcionando!!! Só precisa repor os componentes que retirou então!!!

    Aparentemente pelos seus relatos temos uma placa operacional!!! Salvo claro componentes faltando!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde, estou de volta, trazendo noticias nao tão boas... mesmo após as trocas o computador segue sem ligar.

 

Tensões medidas após efetuada as trocas: 

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

-PJ509 (+1,.8VALW) = 1.8v

 

Obs: assim que alimento a placa, o power led, fica piscando e as tensões always sempre acompanham o piscar do led.

 

Gostaria de sugestões de onde medir ou qual seria o proximo passo... 

Desde já agradeço quem puder ajudar :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

Boa tarde, estou de volta, trazendo noticias nao tão boas... mesmo após as trocas o computador segue sem ligar.

 

Tensões medidas após efetuada as trocas: 

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

-PJ509 (+1,.8VALW) = 1.8v

 

Obs: assim que alimento a placa, o power led, fica piscando e as tensões always sempre acompanham o piscar do led.

 

Gostaria de sugestões de onde medir ou qual seria o proximo passo... 

Desde já agradeço quem puder ajudar :D 

Verifica a solda dos componentes que foram substituídos......

 

"obs: ainda nao fiz substituições dos componentes. o PU301 é ci charger, e os PQ1005 e PQ 316 são mosfet's, pretendia depois de solucionar os curtos ainda pendentes em trocar, pois assim faria a compra logo de todos os componentes que encontrasse com problema"

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção Boa tarde, Refiz as soldas e estão todas em ordem. 

As tensões permanecem como citei anteriormente, mas deixo aqui uma observação que esqueci de citar anteriormente: 

-Quando coloco o carregador as tensões always aparecem por um tempo e depois somem, e esse ciclo acontece simultaneo ao LED lateral com simbolo do power.
-O mesmo acontece se tentar ligar somente com a bateria... 

-Só com o carregador também 

20 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

Boa tarde, estou de volta, trazendo noticias nao tão boas... mesmo após as trocas o computador segue sem ligar.

 

Tensões medidas após efetuada as trocas: 

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

-PJ509 (+1,.8VALW) = 1.8v

 

Obs: assim que alimento a placa, o power led, fica piscando e as tensões always sempre acompanham o piscar do led.

 

Gostaria de sugestões de onde medir ou qual seria o proximo passo... 

Desde já agradeço quem puder ajudar :D 

 

 

Me vem uma duvida, essas tensões always não deveriam permanecer independente do computador estar ligado, dependendo apenas da fonte de energia (fonte ou bateria) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kenny Rabugento @Ponto da Manutenção Boa tarde, Refiz as soldas e estão todas em ordem. 

As tensões permanecem como citei anteriormente, mas deixo aqui uma observação que esqueci de citar anteriormente: 

-Quando coloco o carregador as tensões always aparecem por um tempo e depois somem, e esse ciclo acontece simultaneo ao LED lateral com simbolo do power.
-O mesmo acontece se tentar ligar somente com a bateria... 

-Só com o carregador também 

23 horas atrás, Gabriel de Souza Amaral disse:

Boa tarde, estou de volta, trazendo noticias nao tão boas... mesmo após as trocas o computador segue sem ligar.

 

Tensões medidas após efetuada as trocas: 

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

-PJ509 (+1,.8VALW) = 1.8v

 

Obs: assim que alimento a placa, o power led, fica piscando e as tensões always sempre acompanham o piscar do led.

 

Gostaria de sugestões de onde medir ou qual seria o proximo passo... 

Desde já agradeço quem puder ajudar :D 

 

 

Me vem uma duvida, essas tensões always não deveriam permanecer independente do computador estar ligado, dependendo apenas da fonte de energia (fonte ou bateria) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, segui analisando a placa e fazendo algumas medições....

Verifiquei que UE1, envia um sinal SUSP# de 3.3v a cada 9s o que acaba batendo com o ciclo que o reguladores tem feito de mandar tensão e parar....

 

Esse sinal SUSP# é oriundo do que? Estou bem curioso a respeito, se souberem do que se trata ou tiverem alguma fonte de informação que eu possa estudar, eu ficaria grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2023 às 16:42, Gabriel de Souza Amaral disse:

Boa tarde, estou de volta, trazendo noticias nao tão boas... mesmo após as trocas o computador segue sem ligar.

 

Tensões medidas após efetuada as trocas: 

-PJ508 (+5VALW) = 5v

-PJ502 (+3VALW) =  3v

-PJ503 (+2,5V_DDR) = 2,5v

-PJ501 (+1VALW) = 1v

-PJ507 (+1,2V_P) = 0,08v

-PJ509 (+1,.8VALW) = 1.8v

 

Obs: assim que alimento a placa, o power led, fica piscando e as tensões always sempre acompanham o piscar do led.

 

Gostaria de sugestões de onde medir ou qual seria o proximo passo... 

Desde já agradeço quem puder ajudar :D 

Ligada a fonte assimétrica, qual é o consumo? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção A fonte consome 20mA e quando acontece a citação abaixo o consumo chega até 90mA e volta logo em seguida para 20mA

Em 21/12/2023 às 11:14, Gabriel de Souza Amaral disse:

Verifiquei que UE1, envia um sinal SUSP# de 3.3v a cada 9s o que acaba batendo com o ciclo que o reguladores tem feito de mandar tensão e parar....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Esse sinal SUSP# é oriundo do que?" IT8586E PWM.

O problema pode até ser ele (IT8586E), mas você tem que verificar antes...

Não podemos descartar um corrompimento do firmware..
 

Editado: por Ponto da Manutenção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...