Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer a515-54-32n2 - DAZAWMB18B0_REV_B - parou do nada.

Avalie este tópico:

Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

2 horas atrás, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos qual a tensão nos pinos de Q86?

pinos do Q86 sem ligar power

coletor 3.27v

emisor 0.0v

base 0.0v

pinos do Q86 com power ligado

coletor 1.21v

emisor 0.0v

base 0.0v

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2023 às 10:28, Marcelo Leal Lemos disse:

amigos, o sinal MAINON vindo do SIO não esta funcionando

ele liga vários chips de outras fontes

qual pode ser a causa?

Screenshot_1.jpg

Você esta muito bem assessorado.

Observei que você já executou vários testes....

--------------------------------------------------------------------------------

Devemos levar em consideração um defeito do próprio SIO no setor PWM?

--------------------------------------------------------------------------------

Esse consumo de 0,030a ainda pode ser bios.

poste aqui seu backup + o SNID?

Editado: por Ponto da Manutenção
  • Legal 1
Link para o comentário

23 horas atrás, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos PR3021 é de 29.4K segundo o esquema com tolerância de + ou - 1%, parece que ele está alterado. Apenas como teste, levanta o pino 3 de PU3002 e verifique se o sinal SYS_SHDN# se mantém depois do power em 3.25v. Lembrando que estamos mexendo na proteção da temperatura, então não podemos deixar muito tempo nesse estado.

amigo, que sinal e este SYS_SHDN# que estamos correndo atras dele?

o que faz este sinal, por que o SIO fica esperando por ele para ligar os outros sinais?

desculpe eu fazer estas perguntas mas e que sinais como MAINON ou RSMRST quase que podemos entender a sua funcionalidade no sistema, mas este nao consigo entender a importancia dele e se tem outros iguais a ele ou se isso depende do fabricante do SIO

Link para o comentário

27 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

amigo, que sinal e este SYS_SHDN# que estamos correndo atras dele?

o que faz este sinal, por que o SIO fica esperando por ele para ligar os outros sinais?

desculpe eu fazer estas perguntas mas e que sinais como MAINON ou RSMRST quase que podemos entender a sua funcionalidade no sistema, mas este nao consigo entender a importancia dele e se tem outros iguais a ele ou se isso depende do fabricante do SIO

sera SYSTEM SHUTDOWN ??

Link para o comentário

amigos, tem mais uma atualizaçao aki,

eu desliguei a PR6006  e a PR6021 no circuito e a voltagem no SYS_SHDN# ficou normal ao dar power porem a maquina nao ligou e apresentou o mesmo consumo que antes,

se eu desligar apenas uma dessas resistencias a voltagem no SYS_SHDN# vai para 1.81v na hora de dar o power.

nao sei que mais posso fazer nesta coisa...ja esta complicada demais pra ser uma placa que apenas tinha um condensadorzinho em curto fora as horas de bancada que ja esta levando.

Screenshot_12.jpg

Screenshot_11.jpg

Link para o comentário

pessoal, agora tenho outra duvida, o que e a porra do sinal KL_NO_EC ??

por que ao que da pra ver no circuito e ele que esta mandando o SYS_SHDN#  a terra a traves dos transistors PQ6000 e o PQ6001 por que o sinal MAINON  nao esta ligando logo so resta o KL_NO_EC.

Screenshot_13.jpg

Link para o comentário

amigos, obrigado a todos os que ajudaram mas infelizmente tive que devolver sem conserto,

e incrivel como estas por***as podem apresentar este tipo de defeitos tao complexos mesmo depois de estarem funcionando.

mas agradeço a todos os que ajudaram, a pesquisa do defeito foi muito proveitosa.

Link para o comentário

11 minutos atrás, Rods disse:

Se o problema foi resolvido com o BIOS, na resposta #34 vc me deixou no vácuo rsrs. Vc não encontraria protocolos sendo emitidos ali no pino 3 do BIOS, acredito. Fico feliz pelo reparo amigo, pelo tempo que dedicou!! Sucesso.

recem ia atualizar o post, falei que tinha funcionado por que ja estava fechando o aparelho pra devolver e o amigo do Ponto da manutençao postou a bios que baixou do site e resolvi testar antes de finalizar tudo, 

testei com a placa fora e na hora de dar o power a maquina apresentou consumo normal, logo pensei que tinha funcionado,

montei a placa e pra minha surpresa...nao funcionou,

nao entendi por que apresentou consumo normal naquela hora..tentei repetir o teste da bios e nao obtive resultados,

conclusao ja estava montando pra devolver e vai ser assim mesmo.

placa fenecida.

Link para o comentário

4 minutos atrás, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos pelos muitos testes que vc fez nessa placa, já imaginava mesmo problema na bios main e/ou na do SIO, como o nosso amigo Ponto da Manutenção mencionou. Pena que vc não possui o gravador de SIO pra matar essa pulga.

realmente fiz muitos testes nela, normalmente nao faço tantos testes devido que a bancada aqui e muito agil, esta maquina exedeu todos os limites de tempo de bancada por que ja estava fechada e apresentou defeito, esta tambem e outra razao pelo que nao tenho gravador de SIO, as maquinas aqui em geral sai rapido e nao se perde tempo demais, e um gravador de SIO ia complicar demais o serviço, a fila anda rapido aqui.

Link para o comentário

Considerando que toda critica é construtiva ao meu ver ai muitos pontos errados. Um reparo em uma placa de notebook não tem que ser ágil, tem que ser eficiente, e as vezes para isso acontecer leva-se tempo. Sempre deixo meus clientes cientes que precisamos de tempo para um reparo similar a esse. Uma formatação precisa ser agil, um reparo assim o tempo é determinado pelo diagnóstico em cima da extensão do dano. Vc fechou a maquina só pelo consumo normal, e só depois viu que não ligou, isso ao meu ver não é  fazer muitos testes, é fazer nenhum teste. Vc deu uma volta ai rastreando linhas sem saber se havia uma boa comunicação do BIOS após o Start, fazendo-se esvair sua agilidade. A palavra 'condensador' serve sim mas é um termo de meados de 1700, pela função de acumular carga, o que difere totalmente da função desses capacitores Smd's nesses projetos que são filtros de alta frequência. Detalhes que só quero acrescentar amigo, sendo respeitoso ok. Um abraço.

• Joinha 1
Link para o comentário

32 minutos atrás, Rods disse:

Considerando que toda critica é construtiva ao meu ver ai muitos pontos errados. Um reparo em uma placa de notebook não tem que ser ágil, tem que ser eficiente, e as vezes para isso acontecer leva-se tempo. Sempre deixo meus clientes cientes que precisamos de tempo para um reparo similar a esse. Uma formatação precisa ser agil, um reparo assim o tempo é determinado pelo diagnóstico em cima da extensão do dano. Vc fechou a maquina só pelo consumo normal, e só depois viu que não ligou, isso ao meu ver não é  fazer muitos testes, é fazer nenhum teste. Vc deu uma volta ai rastreando linhas sem saber se havia uma boa comunicação do BIOS após o Start, fazendo-se esvair sua agilidade. A palavra 'condensador' serve sim mas é um termo de meados de 1700, pela função de acumular carga, o que difere totalmente da função desses capacitores Smd's nesses projetos que são filtros de alta frequência. Detalhes que só quero acrescentar amigo, sendo respeitoso ok. Um abraço.

entendo perfeitamente, mas eu sou empregado aqui e tenho um supervisor no meu pescoço cobrando tempo o tempo todo, e ele me pagam e eu faço o serviço que eles pedem, o resto nao me interessa, a oficina nao e minha.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...