Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gravador CH341A não está lendo ci Winbond 25Q32FV

Avalie este tópico:

Tiago.S.F

Posts em destaque

Gravador CH341A não está lendo ci Winbond 25Q32FV.

Ele leu e gravou um chip winbond, com pinça jacaré. Mas agora não está lendo mais, nem com a pinça, nem com adaptador.

Somente leu o MX25L8005.

Será que voltagens estão erradas? Mas porque estava lendo, gravou e agora parou, sendo que lê a MX25L8005?

GRAVADOR BIOS CH341A.jpg

ADAPTADOR SOP8 150MIL.webp

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2023 às 12:46, Tiago.S.F disse:

Gravador CH341A não está lendo ci Winbond 25Q32FV.

Ele leu e gravou um chip winbond, com pinça jacaré. Mas agora não está lendo mais, nem com a pinça, nem com adaptador.

Somente leu o MX25L8005.

Será que voltagens estão erradas? Mas porque estava lendo, gravou e agora parou, sendo que lê a MX25L8005?

GRAVADOR BIOS CH341A.jpg

ADAPTADOR SOP8 150MIL.webp

Compre um gravador.

esse modelo é um paliativo.

Link para o comentário

bom dia meu amigo, tudo joia? entao tive o mesmo problema a um tempo atras com chip de 1.8v , porem quando eu retiro o chip da placa e soldo no adaptador ele reconhece normalmente novamente, so assim consegui gravar a bios com sucesso! a garra jacare , pelo menos aqui cmg nao reconhece bem essas bios de 1.8v , ja as de 3.3v funciona!

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
Em 30/12/2023 às 11:59, William_R disse:

Esses gravadores CH341A tem um erro grave de projeto nas linhas de leitura e gravação que ficam sempre com 5V e podem queimar as memorias que são alimentadas com 3.3V.  Veja o video abaixo:

Serah que o seu gravador não danificou sua memoria ?

Eu pensei a mesma coisa, pelo fato que ocorreu. 

Link para o comentário

Em 31/12/2023 às 10:35, Herdeiros da Pesca disse:

bom dia meu amigo, tudo joia? entao tive o mesmo problema a um tempo atras com chip de 1.8v , porem quando eu retiro o chip da placa e soldo no adaptador ele reconhece normalmente novamente, so assim consegui gravar a bios com sucesso! a garra jacare , pelo menos aqui cmg nao reconhece bem essas bios de 1.8v , ja as de 3.3v funciona!

Pois é isso que não compreendi, pois que eu saiba a Winbond 25Q32FV, é de 3.3v. E parou de reconhecer. Uso o programa no Windows. Pensei em fazer dual boot, com o Ubunto na outra partição e ver como se comporta lá...

Link para o comentário

Em 30/12/2023 às 11:59, William_R disse:

Esses gravadores CH341A tem um erro grave de projeto nas linhas de leitura e gravação que ficam sempre com 5V e podem queimar as memorias que são alimentadas com 3.3V.  Veja o video abaixo:

Serah que o seu gravador não danificou sua memoria ?

Já vi este vídeo, só fiquei com receio de modificar... Acho que vou arriscar fazer a modificação.

Editado: por Tiago.S.F
Link para o comentário

Em 25/01/2024 às 12:24, William_R disse:

Eu jah modifiquei o meu gravador e agora ele tem 3.3V nas linhas de gravação e leitura de dados 👍

Uma das coisas que ficou na minha mente, e por isso relutei para fazer a modificação, foi: porque ele lê o chip MX que tem terminais maiores, normalmente e salva e chip Winbond, que tem terminais menores, reconheceu só uma vez, depois não mais?

Mas vou fazer a modificação e teste e se Deus quiser volto para notificar resultado. Obrigado

• Joinha 1
Link para o comentário

Qual versão estais usando ?
Aqui estou tentando resolver problema com  MXIC 25L12873F e com versões abaixo do 1.29 só tive dor de cabeça, estou no momento usando versão "russa 1.45"  continua escrevendo estranho na bios, mas faz leitura e verificação ok.

Link para o comentário

Em 31/01/2024 às 01:40, dhx disse:

Qual versão estais usando ?
Aqui estou tentando resolver problema com  MXIC 25L12873F e com versões abaixo do 1.29 só tive dor de cabeça, estou no momento usando versão "russa 1.45"  continua escrevendo estranho na bios, mas faz leitura e verificação ok.

Estou usando a 1.29 mesmo.

PROGRAMADOR 1.29 CH341A.jpg

PROGRAMADOR 1.29 CH341A_CHIP MX25L8005.jpg

PROGRAMADOR 1.29 CH341A_CHIP MX25L8005_PROGRAMANDO.jpg

Link para o comentário

No link abaixo tem um exemplo da modificação:

ch341a-3.3v-5v-modification.thumb.jpg.b85755e9fc2aaee409e528faa2bc33e8.jpg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por William_R
Link para o comentário

@William_R Vou aproveitar uma carona aqui para dizer a experiência que tive com a CH341A, aproveitando o seu conhecimento! Cheguei a fazer essa adaptação uma vez, mas tive mais problemas com a adaptação do que sem ela. E essa gravadora veio se aperfeiçoando com o tempo e esse modelo citado no vídeo, ja é um modelo novo. Será que os desenvolvedores cometeriam um erro tão grave assim depois de anos aperfeiçoando-a? Acredito que os Ci's de BIOS possuem nas suas linhas de dados uma tolerância de tensão que chega 5,6V, ou seja ter a tensão maior nessas linhas não prejudica o CI, desde que ele tolere essa tensão. O importante é a tensão correta no Vcc. Uso ela aqui até hj, tenho outra mas uso ela ainda sem essa adaptação, ja gravei inúmeros Ci's de 3,3V e de 1,8V.  Realmente nunca tive um caso que não resolvia e depois da adaptação passei a resolver, o que me fez atribuir o problema ao software, CI, adaptador, e até a porta USB com problema, mas nunca usar essa gravadora sem a adaptação me trouxe problemas, gostaria da sua opinião meu amigo, se possível, claro. Um abraço.

Em relação ao problema amigo no post, não o vi relatar de ter usado um outro CI, desconfiando de um problema no mesmo.

Link para o comentário

Caro @Rods você esta de certa forma correto, mas ja vi colegas reportando a queima de memorias com a tensão de 5V nas linhas de dados.  Como diz o ditado: "O seguro morreu de velho", não custa atualizar o gravador.

Quanto aos novos modelos/versões de gravadores, eh so medir os pinos 2 e 5 para ver se o modelo jah vem com 3.3V nas linhas de dados para as memorias do tipo 25xx

Quanto aos topicos pedindo ajuda, tenho visto o retorno sendo relatado problemas no geral de mau-contato e/ou software com problema na lista de dados de memorias mais novas batendo com suas conclusões reportadas.

• Joinha 1
Link para o comentário

20 horas atrás, rgb comput disse:

Sr. Willian R.  a minha gravadora deve ser antiga, tensão 3.3v, confere com o  esquema que sr. colocou acima, conectores cor azul. pinos 11 - 12, 7=3.3V.  Pino 8 terra, demais 5.15v no 25xx. Este valor de 5.15v confere para MOSI,CLK, CS , MISO?

Me parece que o seu gravador so tem 3.3V na alimentação da memoria e o restante 5V.  Fica a seu criterio atualizar (FIX) ou não o seu gravador.

Poste uma foto dele visto por cima e por baixo para que os colegas saibam de que modelo estamos falando.

Editado: por William_R
Link para o comentário

sempre usei a ch341a do modelo de cor verde, nunca me deixou na mao, porém, a um tempo atras, comprei deste modelo preto/amarelo, pra deixar de reserva, quando precisei usar, já passei raiva com incompatibilidade entre alguns cis de bios. tentei vários drivers alguns davam certos, outros não, enfim,  larguei ela de lado.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 02/02/2024 às 18:13, William_R disse:

Tenta ver se não acabou interrompendo a alimentação do chip CH341A no pino 28

3V3FIX-ch341aUSBminiprogrammerschematic.thumb.png.48b9925c368b1b79468fbad468cb1136.png

O programa que eu uso eh o SiberiaProg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vou fazer novamente e ver se houve interrupção. O problema é que mesmo, após ter tirado os fios do pino 28 e 9, ela continua sem aparecer como conectado.

Link para o comentário

Em 07/02/2024 às 15:48, Rods disse:

@William_R Vou aproveitar uma carona aqui para dizer a experiência que tive com a CH341A, aproveitando o seu conhecimento! Cheguei a fazer essa adaptação uma vez, mas tive mais problemas com a adaptação do que sem ela. E essa gravadora veio se aperfeiçoando com o tempo e esse modelo citado no vídeo, ja é um modelo novo. Será que os desenvolvedores cometeriam um erro tão grave assim depois de anos aperfeiçoando-a? Acredito que os Ci's de BIOS possuem nas suas linhas de dados uma tolerância de tensão que chega 5,6V, ou seja ter a tensão maior nessas linhas não prejudica o CI, desde que ele tolere essa tensão. O importante é a tensão correta no Vcc. Uso ela aqui até hj, tenho outra mas uso ela ainda sem essa adaptação, ja gravei inúmeros Ci's de 3,3V e de 1,8V.  Realmente nunca tive um caso que não resolvia e depois da adaptação passei a resolver, o que me fez atribuir o problema ao software, CI, adaptador, e até a porta USB com problema, mas nunca usar essa gravadora sem a adaptação me trouxe problemas, gostaria da sua opinião meu amigo, se possível, claro. Um abraço.

Em relação ao problema amigo no post, não o vi relatar de ter usado um outro CI, desconfiando de um problema no mesmo.

Obrigado pela postagem; e quanto a sua dúvida, apesar de eu não ter postado, eu coloquei outros 3 ci's Winbond. E dois deles, leu depois até gravou, mas depois não reconheceu mais. No mesmo software que havia gravado antes.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...