Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Seasonic - SS200SFD - Não liga

Avalie este tópico:


MarceloRibeiroF94

Posts em destaque

Fonte inicialmente sem stand-by, achei um resistor que vai para o trafo do stand-by aberto, troquei e voltou o stand-by. Tinha também 3 capacitores no secundário estufados, aparentemente todos das tensões principais, troquei os três, mas a fonte continua sem ligar. Ela da uma girada na ventoinha e para, não encontrei curto algum em nenhuma parte da placa, até teve uns momentos que ela ficou ligada por uns 10s, mas desligou em seguida. No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei que o capacitor do primário descarrega muito rápido se o resistor de 2ohms que coloquei na qual faz surgir os 5vsb estiver conectado. Ou seja, com os 5vsb funcionando o capacitor descarrega muito rápido, sem os 5vsb descarrega devagar, isso me faz crer que existe alguma fuga no secundário (acho eu), mas já retirei os 3 diodos do secundário e o capacitor continua descarregando rápido. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O viper22a é muito común. Mas em meu pais, eu sou da guatemala. Bom o que você tem que ver si o pcb tem un tl341. Ele é um regulador. Quando as fontes se queman, os tl341 ficam ruim. Troque ele, se o problema permanece, mida as resistência, do lado primário é de o optoacopladlr

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os LM431 do secundário estão bons, são dois. O fototransistor do optoacoplador está bom também, acusa resistência infinita, enquanto que o diodo do optoacoplador também não mede curto e fuga. Eu não sei se já mencionei, mas a fonte está com um chiado e parece que quando coloca a ponteira de prova do multimetro para medir a tensão nos pinos do trafo do standby esse chiado fica mais nítido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola,

 

@MarceloRibeiroF94 poste foto da placa. Qual código do  ic pwm do primário e o supervisor do secundário?

 

Não acredito que seu defeito agora seja relacionado ao stand-by. 

 

Em 29/12/2023 às 01:54, MarceloRibeiroF94 disse:

No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? 

sim.

 

 

Em 30/12/2023 às 21:54, MarceloRibeiroF94 disse:

com os 5vsb funcionando o capacitor descarrega muito rápido, sem os 5vsb descarrega devagar, isso me faz crer que existe alguma fuga no secundário (acho eu)

é normal e não indica fuga no secundário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2023 às 01:54, MarceloRibeiroF94 disse:

Fonte inicialmente sem stand-by, achei um resistor que vai para o trafo do stand-by aberto, troquei e voltou o stand-by. Tinha também 3 capacitores no secundário estufados, aparentemente todos das tensões principais, troquei os três, mas a fonte continua sem ligar. Ela da uma girada na ventoinha e para, não encontrei curto algum em nenhuma parte da placa, até teve uns momentos que ela ficou ligada por uns 10s, mas desligou em seguida. No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? 

Essa resistência que você citou é medindo na placa? Pq se for é normal, geralmente essas fontes tem um resistor de carga na saída das tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...