Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 3 314 - MB DA0Z8YMB8F0 REV. f - Não liga

Avalie este tópico:


VitoC

Posts em destaque

Boa tarde amigos, estou com essa máquina que não liga.

Ao colocar na fonte assimetrica, não tenho consumo.

Porém detectei um alto consumo ao injetar tensão pós PR1056.

Retirei a PR1056, e injetei tensão 1v no pad 2 +Vin, porém nada aquece, já subi até 2a de consumo e nada aquece.

PU14 está Ok, PU1000 Ok, o unico indutor ao aferir no multimetro em escala de BIP e que consta curto é a PL2000 tanto no PAD 1 quanto no PAD 2, os capacitores PC2012, PC2013, PC2008, PC2010 estão OK, foram trocados pra fins de duvida.

Ao remover o PU2000 o curto no PR1056 e no PAD 1 some, indicando que ele estejá ruim.

Porém o PAD 2 da PL2000 continua com resistencia baixa, 0.1 Ohm, injetando tensão tenho consumo, porém continua sem nada aquecer na placa com 1v tenho 1a de consumo.

Algum amigo já pegou desse modelo e poderia dar uma luz? Obrigado desde já!

 

 

Segue a Boardview

 

 

 

Esquema

 

 

Editado: por VitoC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitoC Colega, numa linha de 19v ou 20v, que é o caso do +vin, injetar 1v não vai dar em nada. Você precisa injetar a tensão máxima suportada, e é claro que deve ir aumentando aos poucos. Da forma como  fez não encontrará nada esquentando. 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@VitoC Colega, numa linha de 19v ou 20v, que é o caso do +vin, injetar 1v não vai dar em nada. Você precisa injetar a tensão máxima suportada, e é claro que deve ir aumentando aos poucos. Da forma como  fez não encontrará nada esquentando. 

Sem o PU2000 a linha +vin nao tem mais curto, persistindo somente na +VCCIO.

Aferindo todos os pads na placa no local do PU2000 está Ok, sem curto, oq indica o PU2000 era o causador do curto da linha +Vin.

Editado: por VitoC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, jone melo disse:

Amigo, sinto muito em dar minha opinião, mais se juntou os 19V com a saída SW do PU2000 tem grandes chances de ter queimado o cpu. Verifica no circuito que vc retirou se tem continuidade entre os pinos 1 com 8 ou 1 com 12, isso justifica esse consumo de 1A com apenas 1V.

1 com 8  0 Ohm, 1 com 12 14,5 Ohm 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, VitoC disse:

RX9 não está presente. 

Desculpe minha ignorancia, oq seria condução reversa?

É quando você coloca a ponta positiva do multimetro no GND de algum circuito e mede as linhas com a pontra negativa. assim vai gerar uma queda de tensão em cada pino, assim vc tem uma boa referencia.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

remova os dois...

injete 1v novamente....

estou aguardado a condução reversa?

Amigo, esses resistores são de 10k, não vai alterar o consumo de forma alguma mesmo que a linha deles estejam em curto.

quanto a condução reversa, você quer saber só do circuito, só da placa, ou do circuito soldado na placa, como é um procedimento que ele desconhece tem que ser bem específico.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

remova os dois...

injete 1v novamente....

estou aguardado a condução reversa?

continua 1v e consumo de 1a, condução reversa: positivo no gnd onde se localiza o PU2000, os pads ficam normais não há alteração, a não ser gnd com gnd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, jone melo disse:

Amigo, esses resistores são de 10k, não vai alterar o consumo de forma alguma mesmo que a linha deles estejam em curto.

quanto a condução reversa, você quer saber só do circuito, só da placa, ou do circuito soldado na placa, como é um procedimento que ele desconhece tem que ser bem específico.

A tentativa dos resistores é cortar a linha com o processador.

 

A condução reversa do PU2000 vai me mostra não só a linha com o processador....

 

Ele já removeu o PU2000, o que me interessa são os peds...

 

se sua suposição estiver correta, a parte do processador é a mais "protegida"...temos uma (PL) e uma carrada de capacitores e resistores........

 

"Amigo, sinto muito em dar minha opinião, mais se juntou os 19V com a saída SW do PU2000 tem grandes chances de ter queimado o cpu."

 

Captura de tela 2024-02-03 175702.png

Editado: por Ponto da Manutenção
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ponto da Manutenção Por que remover só aqueles 2 resistores de valor alto iria isolar a CPU da linha sendo que tem ligação direta com ela, Entendo que tem mais componentes nessa linha e existe a possibilidade de ser um curto em um deles, mais por experiência sei que a CPU é a mais sensível, entrou 19V na linha ele danifica. Porém como citei em um post ai é bom sempre ter opinião de mais pessoas.

@VitoC É válido verificar qualquer outro componente que esteja ligado a essa linha e ao GND afim de descartar eles, porém vai ser uma tarefa difícil sem uma câmera térmica pois a potência é muito baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, jone melo disse:

@Ponto da Manutenção Por que remover só aqueles 2 resistores de valor alto iria isolar a CPU da linha sendo que tem ligação direta com ela, Entendo que tem mais componentes nessa linha e existe a possibilidade de ser um curto em um deles, mais por experiência sei que a CPU é a mais sensível, entrou 19V na linha ele danifica. Porém como citei em um post ai é bom sempre ter opinião de mais pessoas.

@VitoC É válido verificar qualquer outro componente que esteja ligado a essa linha e ao GND afim de descartar eles, porém vai ser uma tarefa difícil sem uma câmera térmica pois a potência é muito baixa.

 

Fiz esse questionamento ao @VitoC  e tenho que confiar no diagnostico.....


se foi descartado aquecimento no U17 (CPU)... só me resta procurar componentes defeituosos...

 

"Nem precisava remover o PU2000, bastava abrir o PJ2000......

Injeta 1v no (PJ2001)......Verifica se o U17 esta aquecendo?"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2024 às 21:04, jone melo disse:

@VitoC Amigo, verifica também o pino 8 com relação ao GND no proprio circuito, Se acusar curto exite a possibilidade do mosfet interno de baixa ter entrado em curto antes do mosfet interno de alta evitando assim que os 19V fosse para o restante da linha VCCIO.
 

No circuito da placa em relação ao GND e sem a PL no pad 8, não tenho continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...