Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Televisor samsung UN40D5000PGXZD não liga.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde.

Tv Samsung un40d5000pgxzd. Led piscando 2x em ciclos de 5x.

Capacitor principal apresenta 314v

Capacitor (cp818) 101/1kv estourado.

5v presente.

No icp801 (spc 7011) as seguintes tensões se apresentam: pino feedback 1,98v; pino vcc 0,48v; pino ovp 1,69.

No icm801 (fsfr 1700xsl) só há tensão no pino 1 314v.

No qp 801s e 802s 314 no dreno.

Esse aparelho veio do litoral, de modo que oxidações estão presentes nas soldas e trilhas.

Caso possam, aguardo orientações.

Obrigado.

Editado: por eletronica rw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @ohm.

O que ocorre é que essa tensão não se apresenta no pino 7 do fsfr 1700.

Tenho em mãos o esquema dessa fonte, de modo que ao procurar as tensões que estão descritas no diagrama, encontrei apenas 5v e 314v. Outras muito baixas como: icp 801 que não tem tensão e cp 804 com 0v.

Como podes notar, sou iniciante, e essa fonte é de um amigo que já encomendou uma nova, de modo que ficarei com o equipamento até que chegue a placa nova. Portanto, pretendo aprender o que puder, e, caso seja possível repará-la. Sendo assim, qualquer informação é de grande ajuda ao meu interesse didático.

Agradeço pela atenção dispensada.

Link para o comentário

Desconecte a placa principal e verifica denovo o gate do QQ852, ele deve permanecer com 2,78V e deve existir os 15V no CP804, existindo a tensão no CP804 conclui-se que toda a parte de powe-on da fonte está OK. Caso haja 2,78V no gate porém não exista tensão no CP804 verificar o Optoacoplador e o QQ852. Caso não tenha os 2,78V no gate do QQ852 verificar ZDQ852, CQ861 e RS852.

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia, amigos.

Seguem os testes que fiz:

(Com a placa principal desconectada)

RS 863 se mantém com 5V nos dois sentidos;

Gate do QQ 852 apresenta 2,9V;

No PC 802S 20V (fototransistor);

No QS 801, 20V no coletor;

Cp 804 500mV.

(Placa principal conectada)

O Gate de QQ852 apresenta 3,16V e se mantém por dois segundos e some. Essa tensão fica indo e vindo.

Farei as verificações sugeridas abaixo:

14 horas atrás, jone melo disse:

verificar ZDQ852, CQ861 e RS852.

Link para o comentário

4 minutos atrás, eletronica rw disse:

RS 863 se mantém com 5V nos dois sentidos;

Gate do QQ 852 apresenta 2,9V;

Bom dia amigo. Ao meu ver QQ852 não está chaveando, tendo mais de 2V no gate deveria ter coisa de 1V em RS863.
Com a fonte fora da placa principal feche um curto entre dreno e source de QQ852 e veja se surge a tensão em CP804.

• Joinha 1
Link para o comentário

11 minutos atrás, eletronica rw disse:

Então a tensão de 5v deve cair em RS863?

E quanto a QS801 que tem 20v na base e não apresenta tensão no emissor?

Isso ja foi explicado algumas vezes amigo. quando tiver tensão no gate do QQ852 o opto conduz gerando queda de tensao no RS863 e quando o opto conduz gera 15V na base do QS801 fazendo liberar tensão e corrente em seu emissor. Faz o teste que falei.

2 horas atrás, jone melo disse:

com a fonte fora da placa principal feche um curto entre dreno e source de QQ852 e veja se surge a tensão em CP804.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário

Ok, fiz o teste e continuou do mesmo jeito. Não surge tensão. Porém, veja se estou medindo corretamente: ponta preta no negativo do CP814S e vermelha no positivo de CP804.

Curioso é que, na escala de continuidade, quando fui testar curto em capacitores, na trilha de CP835, o multímetro acusa curto. Então quando eu testo os terminais do IC controlador de pwm do PFC, o equipamento bipa entre pinos 5 e 6. É normal isso? Tem outra coisa: no início eu mencionei que o CP 808 estava estourado. Tive de substituí-lo.

Link para o comentário

o equipamento bipa entre pinos 5 e 6. É normal isso?

É normal, pois a linha do pino 6 está ligado ao GND por um resistor de baixissimo valor para sensar a corrente.

em outra coisa: no início eu mencionei que o CP 808 estava estourado.

Não era o CP818? enfim sem ele pode queimar os mosfets porém não apresenta curto neles ja que vc tem 314V. 

O que me causa estranhesa é vc ter fechado curto no dreno e source do QQ852 e mesmo assim o QS801 não conduzir tensão para emissor.

Você vai ter que verificar etapa por etapa até chegar no CP804. você tem fonte de banca ai amigo? ai passo um tutoria que com certesa vamos achar o problema.

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário

58 minutos atrás, jone melo disse:

Não era o CP818? enfim sem ele pode queimar os mosfets porém não apresenta curto neles ja que vc tem 314V.

Desculpa. Cometi um erro de digitação, realmente era CP818.

Não tenho fonte de bancada.

Voltarei para a bancada para testar o QQ852 fora da placa.

Link para o comentário

14 minutos atrás, eletronica rw disse:

Voltarei para a bancada para testar o QQ852 fora da placa

É valido, porém você tem que parar e tentar entender o funcionamento do circuito. Desenhei pra você ver como deve ser.

com e sem tensão no gate do QQ852.

Me diga qual a tensão contrada no dreno do QQ852 só com a fonte ligada na energia.

image.thumb.png.ea894a2b21e619aa0e142ee167212e64.png

image.thumb.png.5899537c9d169a98e2ff17c6d3bb9290.png

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...