Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Positivo Stilo XR2990 / MB H14BT58 / Não reconhece HD/SSD

Avalie este tópico:

George David

Posts em destaque

Saudações cordiais!

Estou com problemas com um notebook Positivo Stilo XR2990. Atualmente o equipamento não reconhece HD/SSD. 

A placa mãe dele é a  H14BT58. Possui processador Celeron N2807 e 4 GB de RAM DDR3L 12800MHz, com dissipador de calor sem ventoinha.

Inicialmente a cliente reportou que o equipamento estava com o sistema corrompido. Ao pegar o note observei que o mesmo não dava vídeo.

Fiz limpeza física, resetei a placa, troquei pasta térmica, troquei a bateria da CMOS, fiz backup e a reinstalação do sistema. 

Durante a instalação de atualizações, drivers e programas o note travou. O sistema corrompeu novamente. Parou de reconhecer o SSD. Fiz novo reset da placa, troquei memória, testeis outros SSD e HD's sem sucesso.

Tentei também iniciar o sistema pelo SSD usando uma case USB, mas o sistema congela e não carrega.

No momento dá vídeo, mas não reconhece disco. Consigo iniciar um sistema em LiveCD (pendrive bootável). 

Acredito que a atualização da BIOS possa resolver o problema. Mas ainda não consegui a mesma.

Editado: por George David
Resolvido!
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, George David disse:

@Tecnicos DR Bom dia! Na BIOS não há opção de atualização. A Positivo disponibiliza um arquivo executável mas que não consigo executar por um pendrive ou HD externo.
Localizei em outro tópico o arquivo, mas ainda não possuo créditos para baixá-lo.

nesse teu caso, dificilmente sera bios amigo. 

duas opcoes se tiveres muita sorte pode ser que não tenha alimentação no slot, mas na maioria dos casos o problema esta no pch que não tem comunicação dai 

• Joinha 2
Link para o comentário

@George David Acredito que seja o caso mencionado pelo @WJinformatica2016 . È mais certo que seja algo de hardware ou eletrônico da placa. Talvez houve uma descarga de energia no equipamento e acabou descarregando nos slots da placa...

Caso ainda não tenha feito, poderia testar o SSD do cliente em outra máquina para ver se não queimou algum circuito dele... 

• Joinha 1
Link para o comentário

Olá @WJinformatica2016, Vou verificar a alimentação do slot. Minha esperança é não precisar fazer reparo na placa, pois não tenho habilidade com solda.

@Tecnicos DR Não sei se seria o caso de pico de tensão na rede... A priori a placa estava reconhecendo o SSD, mas corrompeu o SO. Pouco depois parou de dar vídeo. Voltou a dar vídeo após reset da placa e troca da bateria da CMOS. Com isso, consegui reinstalar o sistema. Estava próximo a finalizar o serviço quando o sistema travou e parou de reconhecer o SSD.

Testei o SSD em outro equipamento e está funcionando normalmente.

@Rods Não possuo gravador de Eprom, meu caro. 

Link para o comentário

23 horas atrás, Tecnicos DR disse:

@George David E o note só tem um slot? E é nvme?

Apenas SATA @Tecnicos DR 

Tem também o Slot ODD. Coloquei um adaptador Caddy e testei com outros HDs, sem sucesso.

@WJinformatica2016, preciso de um joinha para baixar a BIOS disponível aqui no fórum. Antes de direcionar para outro técnico gostaria de fazer este teste.

Desde já agradeço a atenção dispensada por vocês!

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 21/03/2024 às 10:21, WJinformatica2016 disse:

nesse teu caso, dificilmente sera bios amigo. 

duas opcoes se tiveres muita sorte pode ser que não tenha alimentação no slot, mas na maioria dos casos o problema esta no pch que não tem comunicação dai 

@WJinformatica2016, meu caro, desculpe a demora em dar um retorno. Atualizei a BIOS, mas o problema foi de fato falta de alimentação no slot sata. Havia esquecido de testar as tensões após seu questionamento.

Muito obrigado a você e ao colega @Tecnicos DR pelo apoio.

Podemos encerrar este tópico.

🖖🏾

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 05/04/2024 às 06:03, George David disse:

@WJinformatica2016, meu caro, desculpe a demora em dar um retorno. Atualizei a BIOS, mas o problema foi de fato falta de alimentação no slot sata. Havia esquecido de testar as tensões após seu questionamento.

Muito obrigado a você e ao colega @Tecnicos DR pelo apoio.

Podemos encerrar este tópico.

🖖🏾

boaaaaaa ainda bem que foi só alimentação então 

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...