Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus X550L / X550LD Rev: 2.0 / não liga

Avalie este tópico:


edipocunha

Posts em destaque

1 hora atrás, XKing Infinityx disse:

Em hipotese algum plugue os 19v sem o pwm no lugar ok? Sem ele os mosfet's podem deixar passar tensão alta paras bobinas. Aí já era

Bom você me informou que era pra eu medir os mosfets se eles estavam sendo alimentados, ou eu não entendi o que tu quis dizer 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

Logo após eu retirar o pwm irmão... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edipocunha Amigo, primeira coisa a fazer ai e retirar a  memória ali do slot ok! Veja que vc encontrou uma resistência baixíssima na bobina dos +5VO, vc pode retirar na bobina para ver para qual lado ficou resistência baixa, ou abrir o PJP8101, muito importante fazer umas das 2 coisas para continuar sua analise.

2024-04-13 (3).png

2024-04-13 (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, edipocunha disse:

Bom você me informou que era pra eu medir os mosfets se eles estavam sendo alimentados, ou eu não entendi o que tu quis dizer 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

Logo após eu retirar o pwm irmão... 

Calma ai prezado. No post #11 o amigo @XKing Infinityx falou para medir se ainda tinha curto. E como se faz essa aferição? Não é plugando a tensão total que no caso seria 19V no PowerJack. Primeiro tu vais com o multímetro em escala ôhmica e vê se tem continuidade do pino de alimentação do componente em questão com o GND. Uma outra forma de fazer isso é sim injetando tensão na linha, porém de forma gradativa, do zero com uma fonte de bancada. Caso ainda tenha o curto a tensão cai toda pra zero e a corrente sobe pro máximo setada na fonte. E nunca plugando o carregador do notebook na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rogerio Nascimento disse:

Calma ai prezado. No post #11 o amigo @XKing Infinityx falou para medir se ainda tinha curto. E como se faz essa aferição? Não é plugando a tensão total que no caso seria 19V no PowerJack. Primeiro tu vais com o multímetro em escala ôhmica e vê se tem continuidade do pino de alimentação do componente em questão com o GND. Uma outra forma de fazer isso é sim injetando tensão na linha, porém de forma gradativa, do zero com uma fonte de bancada. Caso ainda tenha o curto a tensão cai toda pra zero e a corrente sobe pro máximo setada na fonte. E nunca plugando o carregador do notebook na entrada.

Me desculpe agi de forma equivocada então e não entendi ao certo como fazer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal! Pelo que pude constatar na internet o CI RT8243A é equivalente ao CI up1589Q, então segue o datasheet do CI RT8243A. Não sei se conseguiram o do CI up1589Q eu não encontrei, achei somente um desenho com a pinagem, mas pude verificar pela placa que tenho aqui que são iguais  mesmo.

RT8243A.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Emiliano Duarte disse:

Boa tarde Pessoal! Pelo que pude constatar na internet o CI RT8243A é equivalente ao CI up1589Q, então segue o datasheet do CI RT8243A. Não sei se conseguiram o do CI up1589Q eu não encontrei, achei somente um desenho com a pinagem, mas pude verificar pela placa que tenho aqui que são iguais  mesmo.

RT8243A.png

Muito bom! Isso ajuda muito quando a gente não encontra o original =D

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Em 13/04/2024 às 12:53, Rogerio Nascimento disse:

Calma ai prezado. No post #11 o amigo @XKing Infinityx falou para medir se ainda tinha curto. E como se faz essa aferição? Não é plugando a tensão total que no caso seria 19V no PowerJack. Primeiro tu vais com o multímetro em escala ôhmica e vê se tem continuidade do pino de alimentação do componente em questão com o GND. Uma outra forma de fazer isso é sim injetando tensão na linha, porém de forma gradativa, do zero com uma fonte de bancada. Caso ainda tenha o curto a tensão cai toda pra zero e a corrente sobe pro máximo setada na fonte. E nunca plugando o carregador do notebook na entrada.

sim é uma tensão sempre abaixo eu sempre começo com a tensão de 1v e alimento a linha, essa respectiva linha sempre é ligada a uma bobina, sabe me informar qual é a bobina desse respectivo circuito? para que eu possa aferir se ainda encontra-se algum curto nessa linha alimentando ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2024 às 12:52, Rods disse:

@edipocunha Amigo, primeira coisa a fazer ai e retirar a  memória ali do slot ok! Veja que vc encontrou uma resistência baixíssima na bobina dos +5VO, vc pode retirar na bobina para ver para qual lado ficou resistência baixa, ou abrir o PJP8101, muito importante fazer umas das 2 coisas para continuar sua analise.

2024-04-13 (3).png

2024-04-13 (2).png

Retirar a bobina toda então e fazer as medidas para encontrar de que lado a resistência está menor então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edipocunha , eu estava lendo os outros post. 

 

Você disse que encontrou um iC PU8100 aquecendo muito, pelando o dedo. Não sei o que você já fez tanto nessa placa, mas vou tenta entender e ajudar na medida do possível. O que eu entender, vou tentar passar da forma mais clara possível pra você seguir o raciocínio. 

 

Esse integrado como já foi mencionado pelo colegas que estão nessa saga, é o integrado que chaveia as tensões 3.3v e 5V. Pode ser que seja ele em curto, e por conta disse esteja aquecendo, ou pode ser algum outro componente que ele alimenta que esteja em curto fazer passar mais corrente do que deveria por ele, aí o motivo dele aquecer também. Ou seja, tem que analisar aferindo as linhas em busca de curto, em seguida, buscar o componente que esteja levando a linha positiva para gnd. 

 

Então, esse circuito tem dois jumpers, um em cada saída da fonte. Na dúvida de qual das linhas vai está em curto, você pode abrir um jumper de cada vez sempre, aferindo a resistência dos pads em relação ao gnd pra ter certeza de qual lado vai permanecer em curto. Encontra qual lado que vai está em curto, podemos continuar coma analise.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom após retirar o CI o curto sumiu eu injetei tensão de 19v no conector de carga, não apareceu nenhum consumo na fonte de bancada, nisso os colegas me afirmaram que poderia ter queimado algum mosfet, após essas informações eu não subi a bobina nos pads e não realizei nenhum teste, onde eu consigo encontrar os jumpers desse circuito e testar se ainda há curto na linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edipocunha , mas é assim maninho! Você consegue analisar se tem alguma linha do circuito em curto sem tirar o componente do lugar usando o multímetro. Nesse caso da sua placa, sim, poderia  ser o iC em curto com gnd, mas já teve casos que ao abrir os jumpers, confirmou-se que não era o integrado em curto, mas sim um capacitor antes ou depois do jumper em curto. Então é sempre validao isolar as linhas e conferir se o curto vai está antes ou depois do jumper. Digo jumper quando a placa disponibiliza esse recurso, em outros casos, levanta-se a bobina para conseguir isolar o circuito e ter um entendimento melhor das coisas.

 

Não tente ligar a placa com iC fora da placa quando ele fazer parte de uma fonte chaveada como essa. Vou deixar um link pra você lê e ficar informado sobre o motivo e consequências desse procedimento. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pode ser que os mosfet não tenha danificado porque você não tentou ligar a placa, se não, teria escutado o tremendo estralo. 

 

Você colocou outro integrado no lugar para continuamos analise? 

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, LEONTEC disse:

@edipocunha , mas assim maninho! Você consegue analisar se alguma linha do circuito está em curto sem tirar o componente do lugar usando o multímetro. Nesse caso da sua placa, sim, poderia  ser o  iC em curto com gnd, mas já teve casos que ao abri os jumpers, confirmou-se que não era o integrado em curto, mas sim um capacitor depois do jumper em curto. Então é sempre validao isolar as linhas e conferir se o curto vai está antes ou depois do jumper. Digo jumper, quando a placa disponibiliza esse recurso, em outros casos, levantando a bobina você consegue isolar o circuito pra entender melhor as coisas.

 

Não tente ligar a placa com iC fora da placa quando ele fazer parte de um conversor chaveado. Vou deixar um link pra você lê e ficar informado sobre o motivo e consequências desse procedimento. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pode ser que os mosfet não tenha danificado porque você não tentou ligar a placa, se não, teria escutado o tremendo estralo. Ligado ao gate desses mosfet de alta, sempre vai existir um resistor ligado ao terra pra não deixa essa porta flutuante e serve também como descarga de resíduos que possa permanecer. 

 

Você colocou outro integrado no lugar para continuamos analise? 

não até por que não encontrei ainda o integrado, mas vou correr atrás para continuar a análise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...