Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido COMPAQ Presario CQ-27 - MB NK53 VER03 - Não estarta

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

@ohm@FLAVIOTECH@Gilson Macedo Bom dia, amigos. Essa placa chegou com defeito reclamado no teclado, então desabilitei parte dele deixando habilitado apenas a trilha de power, o cliente o levou e usou normalmente por mais de mês, após esse período, ele voltou dizendo que o note não estava mais ligando, e que tão logo colocava o carregador, o led de power acendia. Mas nada do note ligar, coloquei a placa na bancada e constatei que o sinal de power estava presente no conector do teclado, dei start fazendo aterramento, e a placa não ligou. Mas constatei que o sinal vai a nível lógico baixo na hora do start. Porém ela não liga. Tem as voltagens primárias de 5v e 3v, não tem 3v no BIOS. Como todos sabemos, essa placa não tem esquema e nem boardview. Baixei porém o datasheet do Super I/0 e no pino 37 tem o sinal de ECRST#. Mas na hora que dou start na placa, esse sinal não vai a nível lógico baixo. Acredito ter algo errado nele, digo acredito pois pode ser também na PCH. Os amigos que já receberam esse tipo de placa, podem dar uma força na análise? Muito obrigado! 

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH Boa noite, amigo. Me esclarece uma dúvida por gentileza, os sinais do I/0 são programáveis dependendo do fabricante, ou são fixos? Pergunto porque tenho apenas o datasheet dele, e peguei o esquema elétrico de uma placa que possui o mesmo I/0, pra que eu pudesse fazer algumas comparações. O ECPWROK fica no pino 93 do esquema que peguei. No datasheet do ENE, o pino 93 tá indicado como GPIO55. Quando eu starto a placa fechando curto lá no conector do teclado, esse sinal não vai à nível lógico alto, mas é interessante porque o sinal no conector do teclado, vai à nível lógico baixo, indicando aparentemente, que a placa estartou, ou pelo menos quis estartar. Não encontrei nada que pudesse indicar resistência aberta ou trilha rompida. 🤔

 

@infocel technology Boa noite, amigo. Pois é... Sem esquema ou boardview tudo complica. Mas pra mim, deveria ter 3v no BIOS. A menos que alguém tenha essa placa funcional e diga o contrário. 🧐

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@infocel technology Bom dia, amigo. Se você tiver essa placa ai, tem como testar a continuidade do power dela com o Super I/0 e me dizer aqui qual seria? É porque testei continuidade aqui, e não encontrei. Então poderia tá ocorrendo o que o amigo @FLAVIOTECH disse sobre trilha rompida ou resistor aberto, porque eu teria que ter encontrado um terminal do I/0 em continuidade com o terminal de power no conector do teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 [ Me esclarece uma dúvida por gentileza, os sinais do I/0 são programáveis dependendo do fabricante, ou são fixos? Pergunto porque tenho apenas o datasheet dele, e peguei o esquema elétrico de uma placa que possui o mesmo I/0, pra que eu pudesse fazer algumas comparações. ]

 

- Amigo, se usa o mesmo EC I/O os pinos tem a mesma função. Ver aí qual a tensão no pino 19 GPIO0D no esquema q vi aqui é o NBSWON1# pino responsável pelo start da placa mãe.

 

- Sem esquema e sem boardview é caminhar no escuro ok. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um jumper entre o pino 19 e o terminal de start lá no conector do teclado pra ver se muda alguma coisa, pois eles não estão apresentando continuidade, tenho uma placa doadora com o mesmo I/0 e fazendo teste de continuidade entre os pinos 19 e o pino de start do conector, eles apresentaram continuidade, algo que deveria ocorrer nessa placa em análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH@infocel technology@ohm Bom dia, pessoal. Fiz um jumper entre o pino que habilita o sinal NBSWON1# e que teoricamente iria ao pino 19 do I/0 já que segundo o datasheet, esse seria o pino correspondente, só que ao fazer isso, o pino que habilita o NBSWON1# fica em nível lógico baixo, o que me leva a concluir que esses terminais não possuem ligação, e que o sinal NBSWON1# vai diretamente pra PCH, pois medindo continuidade antes de fazer o jumper, nenhum pino do super I/0 mediu continuidade com o pino de habilitação do NBSWON1#. Conclui também, pelo fato de que tenho uma placa doadora aqui, cujo sinal de start vai direto pra PCH, pelo menos é o que mostra no esquema. Estou pensando se troco esse I/0 ou se dou última forma nessa placa.

 

 

20240429_115143.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH@ohm@infocel technology Boa tarde, amigos. Como foi dito lá em cima pelo @FLAVIOTECH "Sem esquema e sem boardview é caminhar no escuro". Infelizmente não deu pra reparar essa placa, me senti um cego. Mas uma coisa que aprendi e que sirva de lição pra outros que possam ler esse tópico, é que se você não tiver esquema ou boardview. Faça apenas o que pode ser feito sem esses dois documentos. Medi continuidade entre todos os pinos do I/0 e o pino de estart da placa, como não havia continuidade com nenhum deles, e o datasheet do I/0 informava que teoricamente o pino 19 seria o que recebia o sinal de start, resolvi fazer um jumper por achar que talvez essa trilha tivesse rompida. Mas o que aconteceu, foi que danificou o IC I/0, removi o jumper e não tinha mais 5v e 3v primários nem os 3v de NBSWON1#. Por sorte eu tinha um único I/0 aqui, substitui e essas tensões voltaram, comprovando que o jumper havia danificado o IC. Conclui também que muito provavelmente esse sinal vai direto pra PCH, que envia outro sinal de habilitação pra ele, e que portanto o defeito muito provavelmente é na PCH. Mas sem esquema, não tem como dar 100% de certeza.

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...