Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony Vaio PCG-81114L - MBX-235 - Esquentando muito

Avalie este tópico:


Daniel Matos

Posts em destaque

Estou com esse Vaio da série F. Não sei o modelo exato da série pois o texto da etiqueta tá apagado mas consta em outra etiqueta PCG-81114L e a referência da placa-mãe é MBX-235 e processador i7.

O processador tá esquentando absurdamente a ponto de queimar a mão se encostá-la muito tempo na saída de ar. Antes ele estava desligando com alguns segundos de uso mas troquei todo o cooler (ventoinha+dissipador+pasta térmica) e não está mais desligando porém continua muito quente. Os softwares de medição chegam a informar uma temperatura de 90º em cada núcleo rodando Windows 10 e executando alguma tarefa simples (tipo: atualizando o banco de dados do antivírus Kaspersky). A ventoinha fica quase sempre rodando no máximo.

 

Pesquisando na net vi que vários modelos Vaio tiveram problemas de superaquecimento de fábrica e me parece que se fizer uma atualização da BIOS a chance de sanar o problema é grande.

 

Vi aqui no fórum que disponibilizaram a BIOS desse modelo porém não tenho créditos para baixar. Pelo que entendi das regras do fórum, pra poder pedir ajuda pra baixar algum arquivo teria que abrir um novo tópico descrevendo o problema e os procedimentos já adotados. Espero ter feito certo.

 

Se acharem que esse problema do superaquecimento tem outros motivos, favor manda a dica aí.

 

Obrigado.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Matos Amigo muito dificil esse problema estar relacionado ao BIOS. Atribuímos isso mais a um desgaste das esferas BGA, que tem a sua transmissão de energia comprometida pela vida útil,  e essa energia acaba se dissipando em forma de calor nos componentes. Essa MOBO tem video dedicado? Possui gravador de Eprom? Se vc esta querendo atualizar o BIOS e esta conseguindo subir o sistema operacional, procure no site do fabricante um arquivo executável que vc possa rodar. Se a maquina for de cliente informe-o dos riscos que corremos quando vamos regravar o BIOS.

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rods disse:

@Daniel Matos Amigo muito dificil esse problema estar relacionado ao BIOS. Atribuímos isso mais a um desgaste das esferas BGA, que tem a sua transmissão de energia comprometida pela vida útil,  e essa energia acaba se dissipando em forma de calor nos componentes. Essa MOBO tem video dedicado? Possui gravador de Eprom? Se vc esta querendo atualizar o BIOS e esta conseguindo subir o sistema operacional, procure no site do fabricante um arquivo executável que vc possa rodar. Se a maquina for de cliente informe-o dos riscos que corremos quando vamos regravar o BIOS.

 

Não tem vídeo dedicado. Tenho gravador de Eprom mas minha ideia seria executar o atualizador do fabricante mesmo, pelo Windows. Vi em umas matérias na internet que alguma séries da linha Vaio tem esse problema de gerenciamento de energia e a sugestão era atualizar a BIOS porém não acho no site da Sony de jeito nenhum esse modelo. Pesquisei pelo próprio Google também e não encontro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Sony Vaio PCG-81114L - MBX-235 - Esquentando muito

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...