Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Hp Pavilion 14 - 010194g00-35k-g - 'carbonizou´ bobina Vcore

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde.

Estou com um notebook HP Pavilion 14, onde uma bobina de uma das fases do Vcore carbonizou. Após trocar a bobina e os MOSFETs da fase, o notebook ligou, mas não deu vídeo. Após uma análise minuciosa, não detectei nenhum outro curto ou problema, a não ser que a trilha da bobina ficou um pouco estufada devido à carbonização.

Acabei removendo essa bobina e fiz um jumper da bobina vizinha, na saída de 1,17 V que vai para o processador. Após isso, o notebook ligou normalmente e deu vídeo.

Gostaria de saber o que pode acontecer se deixar assim. Ficaram apenas 2 fases do Vcore funcionando.

Editado: por Inffoexpress Informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Inffoexpress Informatica alterou o título para Notebook Hp Pavilion 14, placa 010194g00-35k-g, ´carbonizou´ bobina Vcore
34 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Inffoexpress Informatica , tem o esquema desse equipamento?

Remover a bobina e fazer uma jumper não é o correto mano. Outra que as chances desse processador está danificado é muito grande. 

Sim, eu imagino. Sem esquema fica difícil também. Troquei os mosfets que estavam queimados, um capacitor de tântalo e a bobina, mas mesmo assim não libera a tensão, o mosfet não libera para o outro.

O processador por incrível que pareça, está funcionando bem.

Link para o comentário

Isso e bem variavel oq pode acontecer o mais comum danificar o mosfet da fase q sobrou ou causar travamento quando demandar mais energia ja que ele vai suportar toda demanda de energia. Eu ja peguei placa de video q foi removido uma fase q funcionava normal no windows mais quando ia jogar depois d um tempo ou congelava ou desligava o pc.

• Joinha 1
Link para o comentário

23 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Inffoexpress Informatica , envia uma foto do modelo da placa e outra do circuito que ficou carbonizada.

Bom dia, segue fotos.

Esse jumper que fiz foi mais para testes, pois agora sei que da bobina para o processador, está tudo certo, então o problema deve ser da bobina para os mosfets, será o PWM? Mesmo as outras fases funcionando?

Realmente o windows começou a travar, então não tem como deixar assim.

WhatsApp Image 2024-09-26 at 09.13.44.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-26 at 09.13.31.jpeg

Link para o comentário

@Inffoexpress Informatica, ta feio essa parte da placa. Ampliando a imagem da pra ver que os componentes estão muito mau fixado. Faz assim, remover esse jumper aí, remover esses componentes da imagem que fica na linha do vcore, limpa bem os pad removendo todo estanho e em seguida, meça a resistência dos pad. Verifique também a funcionalidade de cada componente antes de volta-lo para placa. Eu sugiro trocar os dois mosfet alta e baixo, coloca o indutor do mesmo no lugar. Veja também a continuidade das linhas pra descarta trilha rompida. Se o integrada estiver gerando a tensão do vcore como você disse no seu primeiro post, na parte que você disse que a placa ligou e apresentou vídeo, colocando os componentes direitinho no lugar, eu acredito que a placa vai funcionar sem mais problemas. 

Sobre o modelo e P/N da placa; A part number, ou P/N pra mim é valido como identificação do equipamento. Mas essa outra descrição é mais usada nas pesquisas osamu2_cr_hpc mv_mb_v1. As vezes a placa é de uma serie e alguns usuários colocam no modelo a numeração que descreve a serie que o equipamento pertence, e não o modelo do equipamento. PN é um código que cada fabricante usa para seus fins, mas eles descrevem o modelo da placa com outra numeração. Pelo menos é isso que eu entendo.

Captura de tela 2024-09-26 101057.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

36 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Inffoexpress Informatica, ta feio essa parte da placa. Ampliando a imagem da pra ver que os componentes estão muito mau fixado. Faz assim, remover esse jumper aí, remover esses componentes da imagem que fica na linha do vcore, limpa bem os pad removendo todo estanho e em seguida, meça a resistência dos pad. Verifique também a funcionalidade de cada componente antes de volta-lo para placa. Eu sugiro trocar os dois mosfet alta e baixo, coloca o indutor do mesmo no lugar. Veja também a continuidade das linhas pra descarta trilha rompida. Se o integrada estiver gerando a tensão do vcore como você disse no seu primeiro post, na parte que você disse que a placa ligou e apresentou vídeo, colocando os componentes direitinho no lugar, eu acredito que a placa vai funcionar sem mais problemas. 

Sobre o modelo e P/N da placa; A part number, ou P/N pra mim é valido como identificação do equipamento. Mas essa outra descrição é mais usada nas pesquisas osamu2_cr_hpc mv_mb_v1. As vezes a placa é de uma serie e alguns usuários colocam no modelo a numeração que descreve a serie que o equipamento pertence, e não o modelo do equipamento. PN é um código que cada fabricante usa para seus fins, mas eles descrevem o modelo da placa com outra numeração. Pelo menos é isso que eu entendo.

Captura de tela 2024-09-26 101057.jpg

Realmente está feio, a bobina que estava aí pegou fogo literalmente e ficou preta.

Antes de fazer a limpeza, resolvi jogar um ar quente no pwm ncp6132b para ver se não tinha solda fria, e acabou que deu certo, voltou a funcionar a terceira fase e o notebook deu imagem, agora vou testar a estabilidade.

Link para o comentário

Estava testando a placa e tudo funcionava bem, porém o MOSFET (AON6414A) de alta da terceira fase queimou. Coloquei outro quase idêntico, pois não tinha mais esse modelo, e funcionou por um tempo, mas queimou de novo. Troquei mais uma vez e queimou logo em seguida. Minha dúvida agora é: será que está queimando porque não estou usando um MOSFET idêntico, ou será que é outro problema?

Outra coisa que notei é que, quando instalo o driver da placa de vídeo, ocorre tela azul imediatamente.

Não sei se compensa continuar mexendo nesta placa.

Link para o comentário

Mosfet normalmente vc coloca com amperagem igual ou superior do antigo, eu quando tem mosfet de alta e baixa quando queima um costumo trocar os dois, essa parte de tela azul se tiver chip grafico da amd e gigantesca a chance dele estar com problema.

Nesses notebook mais antigos eu costumo desabilitar o chip grafico ja q nao compensa fazer o reballing.

• Joinha 1
Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Hp Pavilion 14 - 010194g00-35k-g - 'carbonizou´ bobina Vcore

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...