Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Toshiba AS1301, LA-6741P, não acende leds tela, sem backlight.

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

A Paz a todos os colegas!!

Esse note não acende o backlight, dá vídeo no externo mas a tela fica com os leds apagados.

*** Trocada a tela

*** Tensões do JLVDS estão todas presentes, menos a INVTPWM que tem 0V

Bom o que achei estranho é que o PIN 30: BKOFF# tem 3,3v

Ele não deveria estar com 0v???

Mais uma coisa, na mesma página do conector LVDS temos o sinal ENBKL que se transforma em EC_ENBLK

esse primeiro sinal vem da APU e vai para o pin 112 do I/O que no caso tenho 3,3V mas não entra nem sai nada no JLVDS, acredito que o problema esteja por aí.

Mais uma observação: O cliente disse que usando a saida VGA tentou instalar o driver de vídeo mais atual do site e no momento da instalação a tela fica preta e não dá para usar.

Acredito que pode ser no chipset APU ou também BIOS. 

Vou regravar  a BIOS e ver no que dá, depois posto o resultado.

Agradeço a opinião de todos antecipadamente!!!

Esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

BLK.jpg.1f4bf12e5ab54b46d729eb3fb0e5c624.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paz!!

Amigão, você teria que ter 0v no pino 30 quando o notebook está ligado, se não estaria a tela ligada com o notebook em stanby.

Eu desconfio tb que pode ser o chipset, por que acabou forçando o chip e pode ter dado problema.

Tu tentou dar uma esquentadinha na Apu?

Gravou a bios?

Pois é também acho, se eu matar esse tensão para o terra??   acho que esse é o processo que o sistema deveria fazer, correto? a nível de teste acho que é válido, o que acha??
Link para o comentário

Amigo, me tira uma dúvida.

A tensão de +LCDVDD você tem com o LCD plugado ou ela tem em todo o tempo?

Faça os seguintes testes:

Meça o terminal 29 do conector e faça a função de aumentar e diminuir o brilho, veja se varia a tensão até no máximo 3.3V.

Terminal 2 tem quanto de tensão? E o 8? Tem os 3VS no pino 14?

Sinal BKOFF# como possui o # (jogo da velha ou tecnicamente "sustenido") significa que o sinal está nativamente em alta, ou seja, está normalmente funcionando se estiver com 3,3V.

Link para o comentário

obrigado pela atenção!!

Bom, esse pulso seria o de brilho então?? é que o nome está meio estranho para mim.

Vou verificar e te informar assim q tiver posição, obrigado mais uma vez!!

Link para o comentário

, como vai? Espero que bem.

Bom, resumidamente, BKOFF# é um sinal invertido que aparecerá somente quando aquela linha estiver com 0V, em outras palavras, deverá ter 3,3V nessa linha.

para melhor entendimento, dê uma lida nesse artigo:

A reprogramação da BIOS é um teste básico como o de processador e memória, se não o fez, faça-o.

Vamos ao circuito LVDS:

Qual tensão você encontra no terminal 25 do Super I/O.

Teste o R114 e R115.

Link para o comentário

obrigado pela atenção!!

Bom, esse pulso seria o de brilho então?? é que o nome está meio estranho para mim.

Vou verificar e te informar assim q tiver posição, obrigado mais uma vez!!

Isto, no pino 29 deve haver variação de tensão assim que você controla pelo teclado a função de aumentar e diminuir o brilho.

Link para o comentário

obrigado pela atenção Irmão!!

Bom, no pin do I/O tenho 0,05V e está meio difícil encontrar a resistência pois não tem a serigrafia da na placa, vou procurar medindo a continuidade com o pin  do LVDS pra ver se encontro.

O que entendo pelo sinal # é que é um nível baixo portanto ele tem que cair a 0v, ou seja quando apenas conectada pelo carregador temos que ter um nível auto ex: 3,3v e  quando vc aperta o power botton, ou até mesmo o dito PWR_BTN# ele tem que cair para 0v quando pressionado, e agora??!!

Bom, se puder me explicar melhor agradeço!!

De qualquer forma, olha... Eu injetei tensão no pin29 INVTPWM começando com 1v e quando chegou no 1,2V a tela acendeu bem forte por esse motivo não injetei mais tensão, acho que não é o controle de brilho apenas um pulso tipo backlight enable. o que vcs acham??  acho isso porque não gerou nada nada de consumo. Olha estou achando que é coisa do nosso amigo APU mesmo mas vamos ver mais alguma coisa...

Link para o comentário

Amigo, o # neste caso é realmente quando a placa estiver ligada, aí aparecerá a tensão.

O pino 29 é o controle de brilho sem medo de errar, sem injetar tensão, meça direto lá e veja que ao controlar via teclado irá/deverá oscilar uma tensão de até 3.3V.

Quem acendo o BK é o pino 30, junto com pino 2 e 8.

Perceba pleo esquemático que há um resistor conectado ao terra, no qual irá fazer a função chave.

Ficou faltando apenas as tensões dos pinos que passei, para ter certeza. O pino 8 sempre tem tensão ou só com a tela?

Link para o comentário

, Apenas com a tela conectada.

Link para o comentário

boa noite!!

me enganei amigão, bkoff# tem que ter 3v, se estiver com 0v estaria ativa.

desculpe!!

Link para o comentário

,

o terminal 29 deve medir 3,3V, essa tensão também é responsável por acender os leds da tela.

Se essa tensão não sai do terminal 25 do Super I/O, troque-o.

,

humildade é a chave para o sucesso. Parabéns por perceber o equívoco na informação e ter tido coragem de admiti-lo para ajudar o colega.

Bons estudos.

Link para o comentário

,  Concordo com vc irmão, estamos todos aqui para aprender e sabemos que a instenção do nosso amigo , foi a  melhor.

Bom, eu resolvi fazer um jumper entre o BKOFF# e o nosso amigo INVTPWM  pois o cliente disse que alem desse problema da não ligar os leds da tela tinha outro que consiredo mais grave. O problema é que se instalar o driver de vídeo a tela fica toda preta ao entrar no windows e com chuviscos, e foi exatamento o que ocorreu, se ficar no driver genérico do windows funciona normal mas se instalar o driver que no caso é o mais atual instala vertinho porém depois que o windows reinicia fica tudo preto, apenas o consigo mexer o mouse de um lado para o outro, o notebook responde aos comandos porém sem condições de USO.  Acho que vou abrir outro tópico com esse problema.

Link para o comentário

,

Só uma dica. Tentou fazer a atualização do driver utilizando algum software específico? Eu particularmente gosto muito do drivereasy.

Boa sorte.

Link para o comentário

, Não baixei o mais atual do site AMD mesmo, fui lá e peguei o driver mais atual de APUs

Eu estou desconfiando do chipset sabe... acredito que ele tenha a haver com a falta do pulso  de brilho pois precisamos ENBKL  e INV_PWM para depois gerar o INVTPWM, o CHIpset no caso APU que é integrado ao processador pode estar funcionando de modo parcial. Vou tentar mais alguns drivers e depois vou partir para o reball e se não der vou para a troca do chipset.

Link para o comentário

,

quanto ao driver de vídeo, deverá partir para outra análise, pois não tem relação com brilho da tela.

Quanto aos sinais ENBKL e INV_PWM, continuo achando que a troca do Super I/O resolveria seu problema.

Link para o comentário

,  não não, não quis dizer o driver mas sim o chipset pois esses pulsos que informei na mensagem anterior vem da APU radeon 6250 que está integrado ao processador.  E se estiver funcionando parcialmente pode influenciar diretamente pois como sabemos ele controla o vídeo e acredito que o driver está correto.

Link para o comentário

,

está correta sua análise. Abri seu esquema agora, CI U1B, os dois sinais vêm dele na página 5 do esquema.

Talvez um reflow te dê uma luz.

Link para o comentário

Olá amigo.

Acredito que não esteja claro o que está sendo debatido aqui e caso haja solução, se o tópico continuar desta forma, poderá futuramente ser de difícil compreensão para quem deseja resolver o problema.

Portanto vamos aos pontos até aqui discutidos.

Você encontrou qual tensão no pino 29? No pino 30 é 3,3V? E nos pinos 2 e 8?

O título do tópico afirma ser defeito no backlight correto? Mas foi citado que com drivers genéricos do Windows, não há problema, mas isto é apenas no monitor externo correto? Vale lembrar que a saída VGA é diferente da saída LVDS.

Se há um problema com drivers na parte VGA, não quer dizer que seja problema na APU, até porque se fazermos testes, quando chaveamos via teclado a função de multi-telas, o driver fica responsável por acionar isto e como não encontra a saída LVDS, pode ser que haja problema neste ponto, acredito que o software se perca e cause este defeito.

Um teste que eu faria seria, mesmo com a tela apresentando falha, ligar o equipamento e verificar se na alternância de telas o problema persistiria.

O sinal EC_ENBLK, sai lá da APU, como você diz que tem 3,3V mas que não entra nem sai lá no conector, alguém está matando ele.

Procure encontrar o pino 112 e levantar ele se possessível e veja se haverá tensão a partir dali, aí concluí-se que o I/O está matando o sinal.

O sinal EC_INVT_PWM é o que irá definir o brliho da tela, por isto disse que aqui neste ponto deve haver uma variação de tensão, em geral de até 3,3V.

Após feito estes testes, acredito que dá para saber com mais certeza se é o I/O ou a APU.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...