Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer VX5-591G-78Bf - LA-E361p - não carrega - bateria 255%

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa noite a todos.

Estou com esse note na bancada. Já testei uma bateria nova e atualizei bios. 

Estou usando a fonte original.

O PQ302 recebe os 19v mas não libera tensão. Fiz a troca dele e do PQ305, mas sem resultado. Algo mais que eu possa verificar antes de considerar trocar o PU301? Como não tenho ele aqui e preciso encomendar, queria eliminar outras possibilidades.

Editado: por rickalmeida
Equipamento devolvido ao cliente.
  • Joinha 1
Postado
Em 14/11/2024 às 19:30, rickalmeida disse:

Boa noite a todos.

Estou com esse note na bancada. Já testei uma bateria nova e atualizei bios. 

Estou usando a fonte original.

O PQ302 recebe os 19v mas não libera tensão. Fiz a troca dele e do PQ305, mas sem resultado. Algo mais que eu possa verificar antes de considerar trocar o PU301? Como não tenho ele aqui e preciso encomendar, queria eliminar outras possibilidades.

Chegou a medir os resistores sensores de corrente, tanto do B+ quanto carga de bateria?

Já peguei ACERs que um dos resistores da carga estava alterado e não carregava...
É um problema bem recorrente em macbooks tb.

• Joinha 3
Postado
Em 18/11/2024 às 20:09, Ponto da Manutenção disse:

Verificou as Linhas (EC_SMB_DA1) e (EC_SMB_CK1) ?

A EC_SMB_DA1 e a EC_SMB_CK1 tem 3.1v (medi na saída do PU301).

Notei que BI_GATe no pino 2 do PQ201 está zerado, mas tenho 2.62v no pino 5 do Q2.

Em 18/11/2024 às 14:56, Mauricio Estudier disse:

Chegou a medir os resistores sensores de corrente, tanto do B+ quanto carga de bateria?

Já peguei ACERs que um dos resistores da carga estava alterado e não carregava...
É um problema bem recorrente em macbooks tb.

Pode me indicar quais são eles nessa placa, @Mauricio Estudier?

Desde já obrigado a todos pela ajuda. 

• Joinha 1
Postado
6 minutos atrás, rickalmeida disse:

A EC_SMB_DA1 e a EC_SMB_CK1 tem 3.1v (medi na saída do PU301).

Notei que BI_GATe no pino 2 do PQ201 está zerado, mas tenho 2.62v no pino 5 do Q2.

Pode me indicar quais são eles nessa placa, @Mauricio Estudier?

Desde já obrigado a todos pela ajuda. 

PR323 e PR324 da bateria... ou seja, se vc medir do pino 1 do PR323 até o pino 1 do PR324, deve ter cerca de 20ohms... se der mais que isso, um deve estar alterado e gerando falha na carga...

da entrada, são os pinos 1 e 2 do PU301... entre um e outro deve ter aprox. zero ohms... 

image.png.21d224669eb8e22d55961ef9f252b8f3.png

• Joinha 1
Postado

@rickalmeida, a tensão que alimenta essas linhas CK1 e DA1 parte desses dois resistores. Além da tensão presente nessas linhas, tem que existi comunicação também. Segue esses sinais em todos os setores que essa tensão tem que chegar.

Testou com outra bateria nova?

Postado
5 minutos atrás, LEONTEC disse:

@rickalmeida, a tensão que alimenta essas linhas CK1 e DA1 parte desses dois resistores. Além da tensão presente nessas linhas, tem que existi comunicação também. Segue esses sinais em todos os setores que essa tensão tem que chegar.

Testou com outra bateria nova?

Testei sim. Esse caso começou com o cliente encomendando a bateria sem deixar o notebook, pagando um adiantamento. Daí mesmo após a troca permaneceu 255%. 

Uma dúvida: para medir esses sinais o SW2 precisa ficar pressionado a todo momento?

Postado

A tensão de 3.3v sai do RB13, mas não chega no PR315.

Testei a continuidade, e o PR315 tem continuidade com o ponto de medição EC_SMB_CK1 que fica entre o QH1 e QH2. 

2 minutos atrás, LEONTEC disse:

@rickalmeida, instando drivers ou mesmo o sistema win não resolve?

Eu atualizei bios e drivers, mas não cheguei a formatar. Posso tentar também.

Postado (editado)
7 minutos atrás, rickalmeida disse:

A tensão de 3.3v sai do RB13, mas não chega no PR315.

Testei a continuidade, e o PR315 tem continuidade com o ponto de medição EC_SMB_CK1 que fica entre o QH1 e QH2. 

Eu atualizei bios e drivers, mas não cheguei a formatar. Posso tentar também.

mas pr315 chega na bateria via pr205... o conector da bateria está íntegro?

não lembro fisicamente desta placa, mas ACER (semelhante aos Nitro) tem um switch acionado pela tampa da memória ou tampa da carcaça, que abre a conexão da bateria...

se não estiver fechando, não conecta a bateria no circuito...

também já peguei nitro que precisava manter pressionado este switch e pressionar um "reset" tb, pra ativar a bateria...

Editado: por Mauricio Estudier
Postado (editado)
11 minutos atrás, Mauricio Estudier disse:

mas pr315 chega na bateria via pr205... o conector da bateria está íntegro?

não lembro fisicamente desta placa, mas ACER (semelhante aos Nitro) tem um switch acionado pela tampa da memória ou tampa da carcaça, que abre a conexão da bateria...

se não estiver fechando, não conecta a bateria no circuito...

também já peguei nitro que precisava manter pressionado este switch e pressionar um "reset" tb, pra ativar a bateria...

@Mauricio Estudier eu notei que o botão "reset' (que acessam por um orificio na tampa inferior, com um clipe) foi pressionado com bastante força, está um pouco deformado.

Medi o SW@ e ele está fechando normalmente.

Editado: por rickalmeida
Postado
1 minuto atrás, rickalmeida disse:

@Mauricio Estudier eu notei que o botão "reset' (que acessam por um orificio na tampa inferior, com um clipe) foi pressionado com bastante força, está um pouco deformado.

esse pode ser um problema, mas deve ter outro switch que fica pressionado quando as tampas estão todas fechadas...
se este switch não estiver pressionado, a bateria fica desconectada...

olhando em uma placa LA-E892P que tenho aqui, o "reset" é o SW02 e o switch de carcaça é o SW01...

Postado
1 minuto atrás, Mauricio Estudier disse:

esse pode ser um problema, mas deve ter outro switch que fica pressionado quando as tampas estão todas fechadas...
se este switch não estiver pressionado, a bateria fica desconectada...

olhando em uma placa LA-E892P que tenho aqui, o "reset" é o SW02 e o switch de carcaça é o SW01...

Nessa placa só tem o SW2 (carcaça) e SW4 (reset com clip)

Postado
1 minuto atrás, rickalmeida disse:

Nessa placa só tem o SW2 (carcaça) e SW4 (reset com clip)

é isso mesmo... achei no esquema agora... 

nos testes, o sw2 está mantendo pressionado?

se sim, tente manter e pressionar 1 vez o sw4 pra ver se sobe a tensão para bateria...

outra coisa, com a bateria conectada, quanto está a tensão dela?

Postado
1 minuto atrás, Mauricio Estudier disse:

é isso mesmo... achei no esquema agora... 

nos testes, o sw2 está mantendo pressionado?

se sim, tente manter e pressionar 1 vez o sw4 pra ver se sobe a tensão para bateria...

outra coisa, com a bateria conectada, quanto está a tensão dela?

Fiz o teste de apertar o sw4 e não subiu.

Ambas as baterias (a que está nele e a que encomendei) estão com 0v

Postado
3 minutos atrás, Mauricio Estudier disse:

se a bateria está zerada, a própria comunicação dela com o BQ vai travar a liberação ...

tentou injetar tensão na bateria com ela conectada na placa?

Devo injetar 3.3 no CK1?

• Moderador Global
Postado
27 minutos atrás, rickalmeida disse:

Nessa placa só tem o SW2

Já peguei alguns equipamentos que esse botão estava com defeito, mesmo pressionado ele não liberava o sinal e o erro apresentado era exatamente esse.     Só lembrando que é a carcaça que pressiona SW2, se estiver sem a tampa inferior ou o pino que o pressiona estiver danificado terá o problema de não carregar a bateria.

Postado
13 minutos atrás, Mauricio Estudier disse:

na bateria mesmo, PL301... 12V e limite 1A, veja se a bateria começa a carregar....

Estou terminando de formatar com um hd de teste e vou injetar a tensão.

3 minutos atrás, curtolo disse:

Já peguei alguns equipamentos que esse botão estava com defeito, mesmo pressionado ele não liberava o sinal e o erro apresentado era exatamente esse.     Só lembrando que é a carcaça que pressiona SW2, se estiver sem a tampa inferior ou o pino que o pressiona estiver danificado terá o problema de não carregar a bateria.

Estou quase removendo ele e jumpeando.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...