Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Unique S1991 | C14CU51 | Liga mas não da video, e ventoinha desliga em 10 segundos

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Ola, eu recebi de um amigo meu um Notebook Positivo Unique S1991 placa C14CU51

O aparelho tem o seguinte sintoma, eu ligo o notebook, mas ele não aparece imagem, apenas o led do power fica aceso. Inclusive a ventoinha que desliga em 10 segundos.

Os procedimentos de testes foram os seguintes

1. Medi a tensão da pilha da BIOS, deu 3.3v
  2. Liguei o notebook conectado a um monitor, para ter certeza que não é a tela
  3. Retirei a bateria e a placa de rede
  4. Limpei e troquei a memoria
  5. Fiz um reset da BIOS vendo tutorial sobre o S1991 não dar video
  6. Medi as tensões dos capacitores do U19 e estavam todos corretos de acordo com o esquema eletrico

Quais outros testes eu posso fazer?  

Alem de que eu não posso fazer gravação de BIOS

( Agora eu posso! )

• Joinha 1
Postado
36 minutos atrás, Ghost Lixo disse:

@xandy_73 So esta aparecendo apenas dicas e tutorial

Isso porque você criou o tópico na área errada.

Solicitei ao moderador que movesse para o local certo.

Após ele mover você poderá alterar o prefixo.

• Jhones alterou o título para Positivo S1991 | 49R-3NHA4CU-1401 | Liga mas não da video, e ventoinha para em 10 segundos
Postado

@xandy_73 Entendi, no momento eu estava na sessão de " como criar um tópico e identificar a placa " 

E acabei criando o tópico nesta sessão.

Sobre o Notebook Positivo, até então vai ser regravação da BIOS, pois eu não sei os setores da placa, e muito menos o que cada componente faz. Mas eu continuo estudando 

Postado
13 horas atrás, Ghost Lixo disse:

@xandy_73 Entendi, no momento eu estava na sessão de " como criar um tópico e identificar a placa " 

E acabei criando o tópico nesta sessão.

Sobre o Notebook Positivo, até então vai ser regravação da BIOS, pois eu não sei os setores da placa, e muito menos o que cada componente faz. Mas eu continuo estudando 

amigo, regrava a bios. peguei um com os mesmos sintomas.

Postado

Depois desse teste, confira o modelo da sua placa, provavelmente seria uma 71r-c14cu4-t810. Vi que vc ja conferiu o U19 e pelo que mencionou as tensões de +3vs e 5 vs estão surgindo. Tbm deve se analisar o U18, mas antes regrave o BIOS como ja foi citado. Saber o consumo da placa tbm ajuda quando vc liga e não gera imagem.

Postado

@rafael magalhaes 2023 Pelo visto vai ser regravação da Bios, pois pelo YouTube e aqui no forum citam o problema dos CIs U19 e U18.

No teste que eu fiz, eles estão funcionando perfeitamente, O U18 ativa e regula as tensões corretamente quanto o U19 que tambem estão com as tensões corretas.

A BIOS tem alimentação.

• 3 semanas depois...
Postado (editado)

@Ghost Lixo Bom dia, espero que tenha feito backup da bios original antes.

Regrave com a bios original e veja se ele volta a ligar.

Confere também se há tensão no pino 8 do ci da bios. Deve ter 3 volts nele.

Editado: por elias.girardi
Postado

@elias.girardi Eu fiz o backup.

Quando eu liguei e vi que não deu imagem, eu conferi o vcc do pino 8 e deu os 3 volts de alimentação. 

É que eu estou aprendendo a interpretar esquema eletrico e as funções do CI para você ficar ciente do meu nivel de conhecimento e experiencia.

Assim depois que tinha os 3 volts do pino 8, eu descobri que o U18 tem a função de liberar corrente quando pressiona o power, mas nos capacitores que não lembro a sigla, não tinham as tensões liberadas pelo CI.

O U19 deu a mesma coisa, não tinha tensão nos capacitores de acordo com o esquema eletrico.

Postado (editado)

@Rods Eu não utilizei nenhum arquivo, até porque eu não encontrei. Eu apenas, Pluguei a programadora no PC

1. Detectei o chip MXIC MX25L6575E ( Mesmo modelo que está escrito no CI )

2. Fiz a leitura

3. Verifiquei

4. Apaguei

5. E cliquei no botão de programar sem ter selecionado o arquivo da BIOS

WhatsApp Image 2025-10-02 at 13.37.27.jpeg

Editado: por Ghost Lixo
Postado

Estou com um posilixo aqui que suspeito ser BIOS tbm, só esperando cliente autorizar mexer.

52 minutos atrás, Ghost Lixo disse:

Eu não utilizei nenhum arquivo, até porque eu não encontrei. Eu apenas, Pluguei a programadora no PC

1. Detectei o chip MXIC MX25L6575E ( Mesmo modelo que está escrito no CI )

2. Fiz a leitura

3. Verifiquei

4. Apaguei

5. E cliquei no botão de programar sem ter selecionado o arquivo da BIOS

Cara, voce mencionou que fez o backup, espero que realmente tenha feito antes de apagar. Mas só de clicar para programar sem escolher nenhum arquivo não resolve nada, tem que ter um arquivo selecionado para poder gravar algo no CI.
Caso tenha realmente feito o backup grava ele novamente no chip pra ver se volta a ligar pois com nada no CI a placa não vai responder como deveria. Ou então arruma um arquivo e grava pra ver se vai resolver o problema.

Postado (editado)

VC procedeu da maneira errada, mas veja, podemos te ajudar, mas vc precisa corrigir o titulo no primeiro post com o modelo correto da placa, esse é o primeiro passo para te ajudarmos da melhor maneira. O modelo q vc colocou é o modelo do cooler e não da placa, então antes dessa correção, realmente não da para ajudar e peço aos amigos que tbm esperem a correção do título pelo autor do tópico para continuarem a ajuda.

Editado: por Rods
  • Joinha 1
  • Ghost Lixo alterou o título para Positivo Unique S1991 | C14CU51 | Liga mas não da video, e ventoinha desliga em 10 segundos

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...