Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung RV411 / SCALA2-14UL-VE / Liga, mas não dá sinal de vídeo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa noite...

Queria uma ajuda de vocês, pois estou com uma placa mãe da Samsung RV411, modelo: Scala2-14UL-VE. A mesma está ligando aparentemente normal, com voltagem nas bobinas, mas não tenho sinal de vídeo. Já foi trocado processador, memória, fonte e mesmo assim apresenta o mesmo problema, o que eu achei de estranho foi que o PCH está esquentando muito, mais do que o processador, então, o problema pode ser o PCH?? 
Tem algo que eu possa fazer para testar?

Agradeço desde já a ajuda.

Postado

estou lembrando e eu já arrumei um desses que não dava video e só resolvi fazendo um jumper em um mosfet pois toda vez que eu trocava ele, queimava depois de um tempo. Bom, faça os testes com o conector da tela pra podermos pensar outra coisa. As vezes pode ser só o fusível do circuito LVDS

• Joinha 1
Postado

se o processador esquenta e o pch tambem entao a alimentaçao deles deveria estar ok, mesmo assim tente verificar a alimentaçao das memorias deveria ter entre 1.36v e 1.5v que se estiver faltando a maquina nao liga e ate aquece ou amorna o procesador, veja tambem a tensao no chip da bios, verifique pra nos o consumo na fonte simetrica.

• Joinha 2
Postado (editado)
Em 15/10/2025 às 20:19, idealinfo disse:

o que eu achei de estranho foi que o PCH está esquentando muito, mais do que o processador, então, o problema pode ser o PCH??

ja vendi ultrabooks Samsung que o PCH aquecia demais também. tinha até um mini dissipador pra ele Pode não ser PCH.

Vc vai ter, então, que fazer toda a análise de tensões do conector da tela e postar aqui. De preferência, faça as medidas com o conector da tela conectado e desconectado.

veja tambem a tensao no chip da bios

Outra coisa, que a amigo falou acima. vc não comentou nada sobre gravar bios. Faça isso antes de mexer no conector da tela.

Editado: por MBytesInfo
  • Joinha 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@Marcelo Leal Lemos @MBytesInfo Boa tarde caros colegas, eu realizei um monte de testes e realmente aparentemente tudo certinho, tensão na bobinas, na alimentação das memórias e na bios. Testei as tensões do conector da tela, e a mesma tem alimentação nos pinos, passei então para regravar a bios. Regravei a bios, mas apenas achei para a referência RV411CD1BR (BA41-01881A) e para RV411 (BA41-01881A), sendo que a minha placa é a  RV411CDBA92 (BA41-01881A), não sei se é equivalente, mesmo assim eu testei com todas as que eu tinha, não funcionando, e voltei para a original. Como eu tinha relatado anteriormente, eu achava a PCH um pouco estranha, pois acho que está esquentando mais do que o normal, então resolvi tirar o dissipador para dar uma olhada nele, e vi que ele tinha um pequeno trinco. Usando a fonte de bancada para testar, a placa mãe liga e com poucos segundos após esquentar, a placa mãe se desliga, e quando uso o seu carregador "que está bom, pois estou usando em outro note" a placa mãe liga, e não se desliga a PCH fica em temperatura que fica impossível de tocar.

Enfim, o problema é realemte na PCH? esse trinco já justifica esse defeito? Vale a pena o conserto?

Desde já agradeço a todos.

• Joinha 1
Postado (editado)
Em 28/10/2025 às 13:17, idealinfo disse:

a placa mãe liga, e não se desliga a PCH fica em temperatura que fica impossível de tocar.

isso com o dissipador da pch no lugar?

sim, trincado em pch pode ser o problema sim. Se for um dissipador junto com o dissipador no processador, pode ser que alguém tenha trincado isso na hora de parafusar 

Editado: por MBytesInfo
  • Joinha 1
Postado
Em 28/10/2025 às 13:17, idealinfo disse:

@Marcelo Leal Lemos @MBytesInfo Boa tarde caros colegas, eu realizei um monte de testes e realmente aparentemente tudo certinho, tensão na bobinas, na alimentação das memórias e na bios. Testei as tensões do conector da tela, e a mesma tem alimentação nos pinos, passei então para regravar a bios. Regravei a bios, mas apenas achei para a referência RV411CD1BR (BA41-01881A) e para RV411 (BA41-01881A), sendo que a minha placa é a  RV411CDBA92 (BA41-01881A), não sei se é equivalente, mesmo assim eu testei com todas as que eu tinha, não funcionando, e voltei para a original. Como eu tinha relatado anteriormente, eu achava a PCH um pouco estranha, pois acho que está esquentando mais do que o normal, então resolvi tirar o dissipador para dar uma olhada nele, e vi que ele tinha um pequeno trinco. Usando a fonte de bancada para testar, a placa mãe liga e com poucos segundos após esquentar, a placa mãe se desliga, e quando uso o seu carregador "que está bom, pois estou usando em outro note" a placa mãe liga, e não se desliga a PCH fica em temperatura que fica impossível de tocar.

Enfim, o problema é realemte na PCH? esse trinco já justifica esse defeito? Vale a pena o conserto?

Desde já agradeço a todos.

bom dia, tenta tirar uma foto pra ver o dano no chip e poder avaliar se e preocupante ou nao...

• Joinha 1
  • 1 mês depois...
Postado

@Marcelo Leal Lemos @MBytesInfo Estou postando a foto da PCH, que eu acho que seja o problema. O notebook foi resolvido, pois o cliente não quis esperar e também queria uma placa nova por garantia, então assim foi feito, foi colocado uma placa nova, e o caso do cliente foi resolvido. O cliente me deu a placa, então, se eu não conseguir consertá-laentão vou tentar aprender um pouquinho com ela.

PCH.jpeg

Postado
Em 13/12/2025 às 18:07, idealinfo disse:

Estou postando a foto da PCH, que eu acho que seja o problema. O notebook foi resolvido, pois o cliente não quis esperar e também queria uma placa nova por garantia, então assim foi feito, foi colocado uma placa nova, e o caso do cliente foi resolvido. O cliente me deu a placa, então, se eu não consertá-laentão vou tentar aprender um pouquinho com ela.

Eu dei uma geral nas mensagens desde o início e não encontrei você informando sobre curtos na placa. Se a PCH chega a ficar com temperaturas assim tão altas, pode ser defeito nela mesmo. Um trincado pode ter sido feito na hora de retirar ou instlar o dissipador mas também pode ser por causa de um surto de corrente por dentro da PCH. Pra ter uma noção melhor, procure curtos de baixa resistÊncia pela placa (1 Ohm ou menos). Meça todas as bobinas em relação ao GND e depois todas elas em relação ao shunt e poste aqui.

Postado (editado)

@Marcelo Leal Lemos @MBytesInfo Estou postando a foto da PCH, que eu acho que seja o problema. O notebook foi resolvido, pois o cliente não quis esperar e também queria uma placa nova por garantia, então assim foi feito, foi colocado uma placa nova, e o caso do cliente foi resolvido. O cliente me deu a placa, então, se eu não conseguir consertá-laentão vou tentar aprender um pouquinho com ela.

PCH.jpeg

bom dia, pela minha experiencia esse trincado acho que nao deveria causar problemas, ja tive cpus trincadas assim que funcionaram anos sem criar problemas, faça como disse o colega acima e procure por curto circuitos com o ohmimetro do multimetro a terra, outra coisa pode ser tambem procurar pelas trilhas de alimentaçao do chip e aplicar a voltagem de funcionamento do chip com a fonte simetrica e ver a reaçao do chip se esquenta.

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Postado

@idealinfo Bom dia, antigamente quando a gente pegava um processador assim já condenava na hora, geralmente esse quebrado já vinha acompanhado de sintomas como o de não ligar. 

Só que naquela época não existia informação tão abundante na internet como hoje, então essa análise e avaliação era feita sem base científica, apenas no achômetro. Também pegamos processadores assim que funcionavam bem.

Será que essa parte de cima é apenas uma espécie de proteção de calor e não faz parte do processador propriamente dito?

Essa seria uma informação importante. 

Postado
36 minutos atrás, infocel technology disse:

Uma pergunta pelo modelo essa placa possui o nectokin certo?

Foi a primeira coisa que pensei ao ler esse tópico. Dei um google nesse modelo de placa e os que encontrei aqui tem o nectokin.

@idealinfo Se a sua placa tiver o nectokin proceda como o amigo disse acima...

PCH.jpeg

Levanto mais um questionamento. Essas placas antigas sempre tinham uma proteção nas quinas, que quando tinha que fazer o reball/reflow tinha que remover ela. Será que não é o caso dele?

Postado
2 horas atrás, elias.girardi disse:

@idealinfo Bom dia, antigamente quando a gente pegava um processador assim já condenava na hora, geralmente esse quebrado já vinha acompanhado de sintomas como o de não ligar. 

Só que naquela época não existia informação tão abundante na internet como hoje, então essa análise e avaliação era feita sem base científica, apenas no achômetro. Também pegamos processadores assim que funcionavam bem.

Será que essa parte de cima é apenas uma espécie de proteção de calor e não faz parte do processador propriamente dito?

Essa seria uma informação importante. 

nunca fiquei sabendo se realmente tem uma camada de material "sobrando" pra proteger o chip de possiveis danos como esse ao colocar ou remover o dissipador, por outro lado conhecendo a filosofia dos fabricantes de que pra eles nao interessa que o aparelho tenha conserto pois eles vivem de vender chips e muito provavel que nao tenha a dita "camada" de proteçao.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.