Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer A515-51 / C5V01 LA-E891P / Sem vídeo na tela mas tem vídeo no externo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Estive lendo este tópico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O notebook liga, a tela chega a dar uma piscada (sem imagem) e aparece imagem no externo.

Já testei com 3 telas confiáveis e um flat novo, mesmo problema.

Tenho +3VS

O UX1 tem 3v no IN, OUT e no SOC_ENVDD

Tenho no JEDP1 os 19v no +INVPWR_B+ e os 3v no +LCDVDD (que vem do UX1)

Foi comentado no tópico sobre o LID_SW#, tenho 3v nele

Pino 8 EDP_HPD 0v
Pino 7 BKOFF# 0V com tela plugada/desplugada e também equipamento desligado/ligado    
Pino 6 SOC_BKL_PWM tenho 2,6v quando ligo (tela plugada)

Notei uma coisa aqui, o BKOFF# tem os CX13 e RX2 que são ausentes, então ele se conecta diretamente ao UB1, o IO...quando a placa está desligada nada acontece, mas quando ligo a placa o BKOFF# dá continuidade e apresenta 0,030 Ohm (sendo 0,006 Ohm em reverso)

@LEONTEC @vado @curtolo @Rods Vcs que comentaram naquele tópico, será que conseguem dar uma força aqui?

Editado: por MJVFC
Postado

Só mais um detalhe que não mencionei explicitamente. A tela dá só aquela ligada na qual fica mais escura, se usar uma lanterna não tem imagem ao fundo.

Postado

O Rods comentou também sobre o ENBKL no pino 97 do IO. Ele está com 0v e verifiquei também que está dando 0,066 Ohm tanto normal quanto reverso...

Eu não estou querendo acreditar que seja problema no IO, mas tudo está indicando ser ele, o problema é que não sei se vai compensar comprar um gravado, e eu também não tenho gravador pra testar.

Até arrisquei injetar um pouco de tensão no BKOFF pra ver se a tela ligava, mas consumiu tudo e continuou da mesma forma.

Postado

Levante os pinos do ENBKL, e tbm do BKOFF. Veja se a resistência muda. O sensor com efeito Hall que atua com o imã foi testado? Poste o esquema que esta seguindo aqui.

• Joinha 1
Postado

@Rods Acredita que eu estava com essa ideia de levantar o pino do BKOFF? Deixa eu te perguntar, posso plugar a fonte e ligar o notebook com esses pinos levantados? É que o BKOFF só deu continuidade e resistência quando ligo a placa...

Esse sensor eu não verifiquei ainda, vou me informar aqui e trago atualizações...

Postado

Esse sensor hall está OK, tenho os 3v no LID_SW# e ele zera quando coloco o imã.

Levantei o BKOFF e o ENBKL, agora tem tensão no BKOFF mas acredito que esta voltando do conector da tela, sem resistência nele.

O ENBKL fica em torno de 0,090 e 0,110 Ohm normal e reverso, mas tem um detalhe, ele dá a resistência somente desligado com fonte plugada, assim que ligo ele dá OL no normal e apresenta continuidade no reverso.

Esse equipamento já esteve em outra assistência outra vez, não fizeram reparo das buchas, só afrouxaram as dobradiças, e repararam o flat. Acredito que o flat possa ter fechado um curto na placa.

O pior de tudo é que ontem eu tinha a tensão no SOC_BKL_PWM quando ligava o equipamento, um tempo depois que postei aqui estava fazendo alguns testes e ele começou a apresentar continuidade e fica com resistência oscilando entre 0,045 e 0,055 Ohm normal e fica em torno de 0,024 Ohm no reverso.

Os valores de BKOFF e ENBKL testei nos pads do IO, quando testei nos pinos em si (levantados) não deram continuidade nem resistência.

• Joinha 1
Postado

Eu estava com uma ideia de tentar atualizar a versão de BIOS pra ver se muda algo, só que não estou conseguindo acessar mais pelo externo pq formatei o SSD de testes e não subiu o driver de vídeo. Pra piorar o sistema do cliente tem senha (e fizeram a proeza de não solicitar ao cliente).

Postado

Não sei se vai ser relevante informar isso, mas quando levantei os pinos do IO o equipamento ligava e desligava depois de uns 5 segundos. Agora que soldei novamente os pinos ele ficou normal (ainda sem vídeo na tela kkkkkk)

Postado

Consegui acessar um sistema pelo externo novamente. Fiz a atualização de BIOS mas mesmo assim continua da mesma forma.

Considerando que o curto sumiu quando levantei o BKOFF então o problema não seria o IO, certo? se o IO tivesse problema ele daria curto no pino levantado, certo?

Considerando que o SOC_BKL_PWM está ligado diretamente ao processador e ele apresenta resistência então dá pra concluir que é algo no processador?

Postado

@MJVFC Descartou BIOS, tela, flat. Levantar os pinos nos dão a certeza de que a linha esta tudo ok. Como o BKOFF# é um sinal de habilitação de HIGH e LOW o curto não seria um problema pois o IO justamente aterra essa linha quando necessário. O Problema é que ele esta deixando ela sempre em nivel lógico baixo como aqui:

Em 05/11/2025 às 10:44, MJVFC disse:

Notei uma coisa aqui, o BKOFF# tem os CX13 e RX2 que são ausentes, então ele se conecta diretamente ao UB1, o IO...quando a placa está desligada nada acontece, mas quando ligo a placa o BKOFF# dá continuidade e apresenta 0,030 Ohm (sendo 0,006 Ohm em reverso)

21 horas atrás, MJVFC disse:

O ENBKL fica em torno de 0,090 e 0,110 Ohm normal e reverso, mas tem um detalhe, ele dá a resistência somente desligado com fonte plugada, assim que ligo ele dá OL no normal e apresenta continuidade no reverso.

E a tensão aqui quando liga?

Tentou ligar apenas com o BKOFF# levantado?

• Joinha 1
Postado
1 hora atrás, Rods disse:

E a tensão aqui quando liga?

Sem tensão no ENBKL

1 hora atrás, Rods disse:

Tentou ligar apenas com o BKOFF# levantado?

Tentei sim, ficou da mesma forma

Postado (editado)

@MJVFC Essa tensão de habilitação vem realmente da PCH, veja que ela libera e o SIO recebe, não há curto na linha, e quando subiu o pino ela não apareceu, então realmente acho que o seu problema pode estar ai por um possível curto no flat, como vc mencionou. Uma ressalva, faez o teste dessa tensão com o pino 97 levantado? Não sei de fez para descartar que não é o SIO que a esta matando. Sem a habilitação do ENKBL, o SIO não vai subir o BKOFF#.

2025-11-10.png

Editado: por Rods
Postado
Em 08/11/2025 às 21:38, AMDRÔMEDA disse:

Tentou regravar a BIOS? 

Fiz a atualização apenas.

4 horas atrás, Rods disse:

Uma ressalva, faez o teste dessa tensão com o pino 97 levantado?

Não testei só ele levantado, mas testei com os dois levantado. O 97 ficou sem tensão e apresentou resistência em torno de 0,090 e 0,110 Ohm assim como mencionei acima...

Acredito ser processador tbm que não está habilitando.

Acha que vale a pena levantar só o pino 97 para ver o que acontece?

• Joinha 1
Postado

O fato de ficar com resistência baixa quando você liga a placa indica que o ci esta aterrando a linha. pode ser a falta de outro sinal que esta impondo a desativação da tela, se medindo com a placa desligada não tem resistência baixa então aparentemente esta funcionando. o ideal seria mesmo trocar ou regravar o super-io antes de qualquer coisa.

Importante nessa placa ai também medir a resistência de todos pinos edp de comunicação, vão direto ao processador e ja peguei mais de uma vez por conectar do flat errado esses pinos com resistência baixa e apesar de alimentado display não tem imagem e se for o caso ai defeito no propío processador.

• Joinha 1
Postado

Dei um fim nesse equipamento, decidi parar de mexer nele...acredito que o flat ferrou com a placa e com a tela pois testei via por via (comparando com o flat bom) e tem algumas que não estão dando continuidade.

Agradeço pela ajuda e pelos ensinamentos

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...