Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony VAIO/ modelo SVE15125CBS// placa não identificado/ defeito: erro operating system not found

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Estou com o notebook Sony VAIO, está dando erro de sistema operacional não encontrado ao iniciar, na BIOS o HD é reconhecido no Main, porém não é identificado no boot, ja tentei resetar a BIOS retirando a bateria (pilha) já tentei outro HD, já testei com um pendrive aí essa foi a única solução que eu achei que pudesse trocar o sistema da BIOS.

Editado: por Xavuiz
Postado (editado)

Além do fato de que não tem como iniciar nenhum sistema de inicializar nele,bo único método que sobrou foi reinstalar outro BIOS para ele. Ai eu estava precisando baixar o arquivo de atualização da. BIOS para o Sony vaio SVE15125CBS

• Xavuiz alterou o título para Sony VAIO/ modelo SVE15125CBS// placa não identificado/ defeito: erro operating system not found
Postado

@Xavuiz Esse erro geralmente acontece quando as opções de arranque da placa não condizem com as que foram montadas na hora da instalação do sistema operacional. Veja se a opção legacy esta ativada, desative-a. Deixe as configurações em UEFI e faça um teste. Fotos dessa parte das configurações nos ajudam a te ajudar!

Postado (editado)

Sim, sim. Já imaginei também que poderia ser isso, porém já testei isso e não é. Na BIOS no "Principal" nas informações que são poucas que aparecem, a do "intel ME" aparece como desconhecido, achei estranho até. Já falei com meu professor que já tinha dado uma olhada por cima, e ele falou que provavelmente era o defeito do firmware, ai me perguntou se eu já tinha atualizado o BIOS. Ai eu estou atrás do arquivo da BIOS dele para baixar, mas no site oficial não funciona mais a página para download. Se tiver uma ideia do que fazer (outro método) ou o arquivo pra poder baixar, eu agradeceria muito!!

Postado (editado)

Só vou ter essa foto de cima da placa se estiver visível. ( Na imagem da aba "Main" no hard disk drive está "none" pois eu abri ele e nessa hora tava desconectado o HD

IMG_20251127_234422583.jpg

IMG_20251127_234403338.jpg

IMG_20251127_234356103.jpg

IMG_20251127_234344170.jpg

IMG_20251127_234313831.jpg

IMG_20251127_234024014.jpg

Postado (editado)

@Xavuiz pela foto me parace ser uma Quanta HK5, pra confirmar voce poderia remover o cooler com dissipador e retirar uma espuma de proteção preta o modelo da placa fica por baixo!
Só pra confirmar, voce poderia plugar o HD /SSD e bater uma foto do setup na guia "MAIN"?

Editado: por fabiano.julio
Postado (editado)

Cara seu HD esta definido como 128GB, portanto esta sendo reconhecido, se o sistema não instala, tente limpar o ME desta máquina, e tente novamente, mas com um pen-drive ou mesmo um CD que seja inicializava senão não vai conseguir mesmo ok

image.png.1e8783f4757bacb73bb47a840605a6b8.png

Boa Sorte      :)

Editado: por Maru
esqueci da imagem, kkk
  • Joinha 1
Postado (editado)
Em 26/11/2025 às 23:26, Xavuiz disse:

Estou com o notebook Sony VAIO, está dando erro de sistema operacional não encontrado ao iniciar, na BIOS o HD é reconhecido no Main, porém não é identificado no boot, ja tentei resetar a BIOS retirando a bateria (pilha) já tentei outro HD, já testei com um pendrive aí essa foi a única solução que eu achei que pudesse trocar o sistema da BIOS.

Aqui troque por legacy ...

image.png.87430317afa9f40ef4db43f8a82f12eb.png

Também acabei de notar que em um post não detecta o SSD

Postado há 10 horas

image.png.b9c903de534bd8f12a83406d18172961.png

E em outro detecta

Postado há 9 horas

image.png.b2e0a9f2784f93bbc151f06ace71f741.png

Então certifique que não há um mau contato.

Editado: por xandy_73
  • Joinha 1
Postado (editado)

Foi o que eu quis dizer a ele, provavelmente a iso que ele tem ´´e diferente do que esta cetado no BIOS da maquina, tem que ver o que ele esta fazendo, pois ele não comenta de que forma esta executando o sistema.

Se ele baixou a iso e ao construir o pen-drive ele marcou como Legacy a maquina reconhecera que e Legacy, ou UEFI, ele tem que informar qual a forma que ele montou o butavel para que sete na a maquina de forma correta

Editado: por Maru
  • Joinha 1
Postado

Testei o que foi proposto, e ele reconhece a porta USB e reconheceu o pendrive e deixou instalar o windows com pendrive no formato MBR, porém ao terminar e reiniciar sozinho ele deu na mesma tela de "operating system not found ". O que concluiu o que eu pensava, o problema se encontra na BIOS, pois ela não salva as informações de configurações de boot, o que deixa explícito o ME: UNKNOWN (Desconhecido) seja o problema . Estou planejando utilizar o "programador spi" ai tava precisando da BIOS dele ou dos que utilizam a mesma placa mãe mbx-269. Se puderem deixar disponível o arquivo para mim baixar, porque só consegui achar de um modelo semelhante e ainda era .exe que não dá pra usar na ferramenta. Se puderem me ajudar, por favor

Postado
5 minutos atrás, Xavuiz disse:

Testei o que foi proposto, e ele reconhece a porta USB e reconheceu o pendrive e deixou instalar o windows com pendrive no formato MBR, porém ao terminar e reiniciar sozinho ele deu na mesma tela de "operating system not found ". O que concluiu o que eu pensava, o problema se encontra na BIOS, pois ela não salva as informações de configurações de boot, o que deixa explícito o ME: UNKNOWN (Desconhecido) seja o problema . Estou planejando utilizar o "programador spi" ai tava precisando da BIOS dele ou dos que utilizam a mesma placa mãe mbx-269. Se puderem deixar disponível o arquivo para mim baixar, porque só consegui achar de um modelo semelhante e ainda era .exe que não dá pra usar na ferramenta. Se puderem me ajudar, por favor

aqui neste link tens o que precisa ok meu nobre

espero ter lhe ajudado e Boa Sorte     :)

• Joinha 1
Postado
4 minutos atrás, Xavuiz disse:

Obrigado por mandar, irmão, mas não consigo baixar, não tenho a permissão e tava precisando. Consegue me mandar o arquivo por e-mail: xavier.oliveira013gmail.com. Eu agradecería de coração, meu nobre.

tem sim, basta ir aqui e comprar um download veja abaixo 

vá em assinatura

image.png.f557392e98f2e5adabc12d78122a7eed.png

depois role ate este ponto e clique na opção circundada em vermelho

image.thumb.png.b33ab134cacd3015476599d222fd0b47.png

depois em comprar, mas aqui n~~ao usamos dinheiro e sim joínhas, e no seu caso você já tem direito pois tem 10 créditos ok

image.thumb.png.3f7584ae831399565db0ffadb212701c.png

Boa Sorte     :)

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...