Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer - P5we0 LA-6901P - matando o carregador

Avalie este tópico:

Salvador Informatica

Posts em destaque

Galera, não tenho o modelo deste notebook pois ele está sem etiqueta alguma, o que acontece é o seguinte quando conecto o carregador ele desarma a fonte do notebook, tentei usar a ninga fumegation mais tbm não consegui, a unica coisa que encontrei de errado é que pq40 e pq41 há dois capacitores ao lado dele que está marcando 001 na escala de ohms porém bem proximo ali há a pl13 que recebe B+, retirei ela pra ver se algo mudava os curtos no capacitores sumiram, mais quando conecto a fonte ela ainda assim desarma, eu estou notando que não sei interpretar circuito elétrico. Espero uma ajuda de voces!

Obrigado

Segue o link do esquema da placa mãe:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intao...  A placa mae ta em curto....por isso ta matando a fonte!!!!! basicamente isso!

procedimento basico...

teste de configuracao minima!!!!!tire tudo da placa processador....memoria.....etc....c a fonte continuar morrendo!!!!ai nao eh facil nao acha onde ta o curto na placa!!!!!

tenta detectar visualmente....depois testes com multimetro....ociloscopio pra tecnicos mais avancados....

c pode tb FUMEGA placa.....hahahhaha...nao eh por fogo nao!!!!!com uma fonte assimetrica c aplica tensao baixissima e ve onde ta aquecendo!!!!as x sai uma fumacinha!!!!!!

abraco!

Link para o comentário

eu encontrei o pq7 dando 000 do dreno para o gate, e tanto do dreno e do source para o gate de 26 ohms tanto faz a ordem das ponteiras era esta a aferição, pois logo retirei o componente, não desarmou mais a fonte porém o equipamento não liga......acredito que o curto possa estar proximo a pl22 pois há tres capacitores marcando curto..... mesmo sem o pq7

Link para o comentário

.......Retire o PR14 da placa e verifique em qual lado vai estar o curto.

Post resultado

tecgess34.jpg.ab7989ff52597731970a21f8b2844cfd.jpg

Link para o comentário

retirado a pr14 e os capacitores pc8 pc9 pc10 pc11 e o curto permanece neste capcitores, porém já medi o pq15 e o pq16 parecem estar normal
Link para o comentário

......Peço desculpa por não respoder antes porque fiquei sem Net aqui.

Com o multimetro qual lado vc aferi no pr14 está em curto porque tirando ele uma parte da entrada esta desligada.

Link para o comentário

Seguinte eu medi na escala de continuidade, ponta preta no terra, vermelha no lado da pr14 que esta vindo dos pinos 5,6,7,8 do pq7 está medindo 700 ohms, acredito que seja a resistencia de algum componente desta linha, já o outro lado está marcando curto direto ou seja 000
Link para o comentário

ontem encontrei o pq7 nessas condições do dreno para o source na escala de continuidade apresentando 000 e tanto do sorce ou do dreno para o gate apresentando 026 ohms logo retirei ele da placa e conectei a fonte não desarmou o carregador porem o curtos a frente do da pr14 continua ok , ainda não encontrei este componente para substituir, verifiquei ele no alldatasheet verifiquei que ele e um mosfet canal p de 30V. quanto ao ao pq5 aparentemente está normal entre o dreno e o source está apresentando 460 ohms e do gate para dreno ou para o source está marcando OL, acredito que esta normal, vou verificar agora os mosfets que vc mencinou! ao final de tudo isso irei te dar um joinha e se possivel até medalha, só não sei como!kkkk

Obrigado

Link para o comentário

estava verificando está faltando um desses pq que comentou na sua resposta passada! como eu testo esses o pq 9 é o pq 12 para saber se eles estão danificados

20141030_145351.jpg.6e306798016301dbd18127ee41f529cf.jpg

Link para o comentário

....Ponta preta GND e ponta vermelha nos terminais do PQ9 e depois no PQ12

Sobre o PQ9 não está na placa o esquema não diz nada aferi tambem este espaço vazio que pela sua medicão vou saber se é ou não é PQ9

Link para o comentário

.....Analizando um pouco mais creio que esses cara não vão estar em curto... Não sabia que apos tirar o PQ7 não derrubou mais o carredador não vi em qual poste do inicio vc colocou , mais já eliminamos  a tensão VIN e se o PQ5 está normal eliminamos a tensão BATT+ Estou analisando a tensão B+
Link para o comentário

........Sobre o PQ7 creio eu que ele está bom.... Você aferiu ele fora da placa?......Como ele está se comportando.
Link para o comentário

Verifique as PL1 e PL2 retire ela da placa e aferi o capacitor C9 ,ponta preta GND e ponta vermelha na PL1.

Caso encontre curto no capacitor, nosso problema está nessa região.

Post resultado.

Caso encontre curto só de um lado da PL1...Vamos verificar o PQ2, creio que está região não estará em curto, porque após retirada do PQ7 não derrubou mais a tensão do nosso carregador e nossa linha do PreCHG estária em curto.

Agora nossa linha da PL3 o mesmo processo, retire ela da placa e afere o capacitor PC31 caso ache curto nesta regiao verificar os capacitores desta linha, caso os capacitores desta linha tiverem bom , vamos ter que verifica  a  PU2 espero que não aja necessidade da gente analisar isso.

Caso o curto permanecer, o proximo passo e o nosso PQ28 e quem seria o causador do curto, e o nosso PC54 aferi o PQ28.

Post resultado.

Caso todos os teste acima feito e o curto percistir vamos para nossa PL9 retire ela da placa e verifica o dreno do PQ32.

Post resultado.

O mesmo processo da PL9 ,você vai faser com PL7, aferi o Dreno do PQ30.

Post resultado.

A Pl23  o mesmo processo aferi o dreno do PQ34.

A Pl15  o mesmo processo .

Faça todos os teste com calma , ao retira o componete da placa volte ele caso você nao encontrar curto.

Aguardo Post dos resultados dos testes feitos, para que eu possa analizar.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Todos os circuitos primarios da placa são alimentados pelo B+ Ja resolvi muitos casos desse tipo em Acer abrindo os circuitos e medindo de que lado esta o curto, para isso basta vc ir retirando as bobinas de B+ e ver de que lado esta o curto. Isolando os circuitos fica bem mais simples a analise. Retire essas bobinas e analise como expliquei  PL3, PL7, PL13 e PL24.

Aguardo os resultados! Abraço

Link para o comentário

E aí amigo, não sei se vc já testou essa parte mas peguei um desses que estava cm defeito parecido desarmando a fonte e era um mosfet

bem em baixo do conector do jack se não me falha a memória o PQ1 ou PD1 em curto e apenas troquei ele e a placa voltou a vida. Se ajudar não esquece do joinha vlw

Link para o comentário

• 2 anos depois...

No meu caso troquei o PQ7 e injetei 3v o curto sumiu, porém sempre que colocava 19v o curto reaparecia e o PQ7 entrava em curto, então retirei a proteção e injetei 19v após, então aqueceu PQ35, troquei ele e verifiquei se mais algum iria aquecer, como não aqueceu nenhum então recoloquei a proteção coloquei o carregador e o notebook ligou, porém não subiu video, não sei se por esses dois curtos as memórias estavam queimadas, troquei a memória e pronto, tudo funcionou!

Link para o comentário

Não abandone seus tópicos sem a devida finalização. é improdutivo responder à tópicos tão antigos. Ajude em tópicos atuais. Obrigado
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...