Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5920 mb: daozd1mb6g0 rev:g liga e logo desliga

Avalie este tópico:

ispectro

Posts em destaque

Sua placa não dará vídeo de modo algum, falta tensões importantes no CI de bios. Veja se o gerador de clock está funcionando, se tem alimentação. Troque o cristal do gerador, o Y4. veja também. Tem 3 cristais, um no SIO, outro no BGA Sul, e outro no gerador de clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

certo.. Assim, olhei o ci regulador de clock que é o u31 mas não sei qual terminal que meço para ver se está sendo alimentado...

Gilson eu tenho um osciloscópio aqui que comprei a um tempinho ja, mas acabei não mexendo muito porque não sei se ele esta perfeito ou nao..(nunca utilizei um...).

tentei medir o cristal de 14(y4).. bem deixa postar essas fotos pra ver se ajuda..

Quando meco ele.. o osciloscópio só aumenta o traço ali(fica mais grosso) porém também não sei se tenho que mudar alguma coisa pra ele medir certo ali..

bom tentei postar as fotos pra ver se ajuda em alguma coisa..

e cara muito obrigado mesmo pela ajuda até aqui, e pela persistencia!

grande abraço!

IMG_1670.jpg.e0b13eae59b5ac31b2f55ae57172db69.jpg

IMG_1669.jpg.2300c62c2f87e396807eb8f4caf35a7f.jpg

IMG_1668.jpg.86954f2fa452331e250a0694bc6104db.jpg

Link para o comentário

Aispectro, havia um tópico no qual alguns colegas participaram e que serviria também para o seu caso, mas o devido tópico desapareceu. Vamos lá: coloque a voltagem em 50 milivolts, ajuste o trig para direita ou para esquerda. Não estou com o meu osciloscópio aqui, pois estou em outro local. Após o carnaval ou te dou mais algumas dicas, pois terei que olhar as configurações do meu.

Link para o comentário

Opa tranquilo Gilson! Amanha arrumo como voce falou e faço o teste novamente.. Até se esse osciloscopio nao estiver legal vou comprar outro.. Gilson só podes me dizer qual terminal do ci gerador de clock que eu vejo se esta sendo alimentado?

Assim que tiver feito os testes posto aqui!

Obrigado cara, grande abraço!

Link para o comentário

Calminha aí com o osciloscópio, até eu conseguir usar o meu demorou um pouco. Tenho certeza que deve ser apenas algum detalhe. Fica tranquilo, no começo eu não conseguia ajustar e comecei a achar que o osciloscópio tinha algum problema, ou que eu jamais saberia como usá-lo, mas com o tempo e as dicas do amigos consegui fazer os ajustes.

Na imagem você verá +3V_VDD_A E +1.25_VDD. Todos esses pinos são entrada de tensão. Um detalhe é que VDDA seria para área com sinais digitais, como osciladores, geradores de clock, Esta é a tensão usada pelo circuito multiplicador de clock do processador, áudio e outros.

5957a88863ca7_Tenses_Gerador_de_frequncia.jpg.38eef0442983d23bafc54b5d165235fa.jpg

Link para o comentário

Certo entendi!

medi os terminais e tenho:

u31 -

pino 2 - 3.3v

pino 9 - 3.3v

pino 16 - 3.3v

pino 39 - 3.3v

pino 55 - 3.3v

pino 61 -3.3v

r220 - tenho 1.2

r205 - tenho 3.3

c358 - tenho 1.2

c339 - tenho 3.3v

até mexi no osciloscópio como você falou, botei para 50 milivolts, só não sei onde macho no trigger ali, mas mexi em tudo quanto é coisa, porém ele não me mostra a onde certa.. sei la só aparece uma linha na tela haha..

vou tentar efetuar a troca do cristal de 14 e posto resultado!

Obrigado Gilson!

Link para o comentário

Gilson ja mexi em tudo e nada hehe.. olha só como não entendo mas, esse osciloscopio que tenho aqui é um de 20mhz.. será que é muito pouco?

então estava até lendo aquele tópico seu que você fez medindo as ondas e tal.. acho que vou acabar comprando um novo.. estava de olho neste,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

(nao querendo desviar o assunto do tópico..) bom vou esperar ver essa questão do osciloscópio, quero ver se compro ele essa semana ainda.. assim que estiver em maos continuo os testes, será que ja faço a troca do cristal de 32k?

Obrigado!

Link para o comentário

Um osciloscópio de 20MHZ está bem abaixo do que seja necessário, pois nas placas encontramos cristais de 32MHZ, 25MHZ, etc. O osciloscópio do link é um pouco melhor, mas ainda é bem inferior ao que o pessoal do eletrônicabr indica. O ideal é ter algo com capacidade maior, pois a precisão também será melhor. Eu tenho um de 60MHZ, que está me servindo por enquanto. Creio que diante de cenário de importação, com o dólar tão alto esse osciloscópio seja razoável. 

Se não tiver como testar os cristais, então troque. Fez regravação de bios na placa?

Link para o comentário

Comprei através deste link:

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Entao, chegou o brinquedo novo hehe.. tentei fazer o seguinte... montei ele, e medi o cristal de 14 que era o que eu tinha trocado... coloquei no botao auto scale e ele identifico essas medidas.. medi os dois lados.. um parece que a onda esta perfeita.. o outro lado ele faz essa pequena dobrinha na onde.. nao sei se é normal ou nao..

fico grato pela ajuda até aqui!

abraçoo

(agora é só aprender a usar o scope rsrs)

IMG_1734.jpg.c7e25ba83cb0b8ad5aa4469d8ba6a6c4.jpg

IMG_1735.jpg.1861d615afbb8304da8dac8285618cef.jpg

Link para o comentário

Amigo acredito nao ser problema no i/o.. deixei ele um tempo ligado com a bateria conetado aqui, percebi que a bobina pl11 esquenta muito.. ela fica bem próximo do conector da bateria.. e isso só acontece quando a bateria está no lugar.. quando ligo o carregador do note junto com a bateria, ali nessa bobina tenho 11,60 volts quase 12v.. só que ela esquenta de mais.. lembrando que ja fiz a troca do pu1 que é o isl6251, que no começo esse ci pegava fogo, depois da troca ele está normal ( aparentemente hehe).. só pra matar a dúvida de bios, troquei o ci da bios hoje tambem e fica na mesma.. acredito ser algum curto ai nessa parte do charger, mas não consegui encontrar nenhum curto ;/ nem medindo o terra da placa com a bobina..

alguem tem alguma idéia de como posso descobrir o defeito ?

Achei um esquema dessa placa que é bem mais parecido com essa que estou olhando.. fiz o upload no fórum (

)

please help-me haha

obrigado pessoal!

Link para o comentário

Boa noite!

Gilson fiz o seguinte, troquei essa bobina, mesmo assim ela esquenta mais que o normal porém nao sei se realmente ali está o problema.. eu tava dando uma olhada no tópico desde o começo e quando a gente comentou as tensões da bios, voce comentou que a placa nao daria video nunca pois estava sem algumas voltagens...

pinos  5 e 6 estão zerados, e são sinais de clock pelo que entendi.. tens como me ajudar a procurar porque que não chega essas tensões?

até lendo as postagens anteriores, fiz as mediçoes do gerador de clock que acredito ser o u31.. e acho que estavam todas certas.. tem todas elas la postadas no post anterior..

Fiz o seguinte tambem, na bios me falta as tensões SPI_SDO_uR_R e SPI_SCK_uR_R.. não sei se entendi mas pelo que procurei no esquema, essas tensões devem sair do i/o? medi os pinos referentes a elas que são o 90 e 92 estão zerados.. será que estou com problema no i/o?

abraçooo

Link para o comentário

Você está no caminho certo, pelo menos é o que entendo. Essas duas tensões no bios são de fato data e clock e sem elas a placa não dará vídeo. veja que tem um cristal de 32k ligado ao SIO, teste ele. No pino 75 a tensão tem que ser 0v para estar em funcionamento.

Y2.jpg.2acc6216412eb3851bf4e40c6b447236.jpg

Link para o comentário

Certo! Se nao me engano ja cheguei a testar o cristal de 32k e em todos os terminais tenho a onda senoide perfeita mas vou testar novamente e lhe digo.. Vou checar esse pino do i/o.. Mas nao entendi como voce sabe que tem que ter 0volts pra estar funcionando e de quem vem essa voltagem..

Se caso o cristal de 32k estiver funcionando, o problema pode estar no i/o?

Obrigadoo Gilson amanha posto o resultado! Abracaoo

Link para o comentário

O sinal RSMRST# é um sinal invertido e está ativo com 0v. 3,3v está desabilitando esse sinal. Ele é sinal de reset para o PS. O símbolo # significa justamente que devemos esperar 0v nesse pino. Lembrando que é necessário interpretar o sinal.

Link para o comentário

opa to tendo uma aula com voce Gilson! vou dar uma lida nesse documento!

fiz as aferições e obtive o seguinte.. o cristal de 32k tem 4 terminais, dois deles tenho a onda senoide, e nos outros dois não tenho, é tipo uma onda digamos pequena cheio de riscos, medi outro cristal igual a esse e ficou na mesma, acredito que seja normal... em standby, no pino 75 tenho 0v e quando ligo a placa tenho 3.3v...

segue as fotos das ondas.. (tem uma onda ali que não é um pouco diferente não sei se é normal..)

medi com o osciloscopio as entradas no sio, pino 77 e 79, tenho essas duas ondas senoides ali da foto...

Obrigado até aqui Gilson!

IMG_1744.jpg.782eab6991ce2a90591094ae20c5acb1.jpg

IMG_1745.jpg.fd8f2cd9c8908f8b681e5d53458d1c30.jpg

IMG_1743.jpg.e00129019b7041855a8e1421d86d1807.jpg

Link para o comentário

Gilson achei aqui! parece criança pequena quando descobre alguma coisa nova uhauahuau entao em dois terminais ele está marcando 32.9khz.. nos outros dois ele fica meio louco... ai eu não sei se é normal hehe...

agora sobre a tensão rsmrst ficar em 3.3v depois da placa ligada, isso teria a ver com esse cristal de 32k?

não sei se ajuda mas tava lendo uns materiais do fórum.. medi o seguinte: conector da wan cn19 tenho 3.3v no pino PLTRST# que então pelo que entendi, não deveria ter essa voltagem, deveria estar em 0v...

Obrigadoo!

Link para o comentário

Pelo que entendi lendo o esquema, é que dois pinos não são usados, sendo marcados com um (x). Posso estar enganado, mas foi isso que entendi. Quanto ao sinal PLTRST# eu confesso que não entendi muito bem. Separei pra você três tópicos que tem como tema o sinal RSMSRT#. Veja que é necessário regravação de bios, sinal de ADP_In, etc. Veja os tópicos

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...