Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a regra para trocar uma memória EEPROM (ci da BIOS) ?

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Pessoal, muitas das vezes precisamos trocar algum CI eeprom que esteja danificada fisicamente, mas sempre surgem dúvidas, ainda mais quando não encontramos para comprar ou não temos o ci original, ai ficamos a indagar qual memoria usar ?! É correto:

 

1 - Posso trocar por outro fabricante/modelo diferente de eeprom desde que eu respeite o tamanho da memoria e o encapsulamento ? Ex. Trocar de 1MB SOIC por outra de 1MB SOIC

 

2 - Posso trocar por uma memória de tamanho maior mas respeitando o encapsulamento ? Ex. Trocar de 1MB SOIC por uma de 2MB ou 4MB ambos SOIC

 

3 - Posso trocar uma memória de 1MB SOIC 150mil por uma memoria de 4MB SOIC 200mil/208mil ? (Neste caso só muda o tamanho físico da eeprom)

 

4 - Todos os datasheets de ci eeprom que já observei do mesmo encapsulamento os pinos tem o mesmo sinal (pino 1=CE#, 2=SO/SIO1,3=WP#,4=GND,5=SI,6=SCK, 7=HOLD#,8=VCC). Existem eeprom com pinos com sinais diferentes do mesmo encapsulamento ?

 

Resolve postar isso pois assim como eu, vi lendo os posts no Fórum sobre esse assunto que muitos tem essa dúvida. Quem tem conhecimento sobre o assunto, o que vocês tem a dizer do que pode e não pode ser feito ?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, são todos compatíveis. Você pode trocar por outro chip de capacidade igual ou maior para caber o conteúdo que será necessário, tomando esse cuidado não tem problemas

 

Tem que observar que alguns chips novos de bios estão aparecendo com 1.8v e os normais são de 3.3v, se voce trocar um pelo outro vai ter problemas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, são todos compatíveis. Você pode trocar por outro chip de capacidade igual ou maior para caber o conteúdo que será necessário, tomando esse cuidado não tem problemas

 

Tem que observar que alguns chips novos de bios estão aparecendo com 1.8v e os normais são de 3.3v, se voce trocar um pelo outro vai ter problemas.

 

Boa Cassio...essa da BIOS de 1.8v eu não peguei não !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aconselho ninguem a fazer até pq é uma gambiarra masssss tenho um cliente que me informou algo que ele fez  9_9

 

como ele nao tinha o gravador para bios de 1.8 ele gravou o conteudo em uma bios de 3.3 mesmo e colocou a mesma no lugar da 1.8 so que ele a alimentou com 3.3 na gambi puxando alguns fios para alimentar a mesma...

 

o mesmo me informou que deu certo nao posso afirmar pois nao vi a gambi que ele fez nem o resultado final !

 

agora respondendo as perguntas do amigo

 

1 - sim pode trocar o modelo e o fabricante nao importa o importante é o conteudo gravado !

 

2 - sim pode trocar sempre por tamanhos maiores o importante é caber o arquivo que vai ser gravado dentro do ci !

 

3 - sim pode trocar soic 150mil por 200mil sem problemas o des que vc consiga soldar os terminais !

 

4 - não sao todos padroes a unica mudança como o cassio ja sitou é alguns Ci`s de 1.8v

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

bom, estava vendo este post de troca de bios entre fabricantes diferentes e vi que hoje essa regra não valeu pra mim.

 

tinha uma placa que tava com uma bios Cfeon Q32B onde tentei trocar por uma Winboard W64 no qual não funcionou por nada,ai tentei uma outra bios inclusive uma Cfeon maior e nada.

Ai encontrei nas minha sucatas uma Idêntica e regravei a bios nela e pra minha surpresa funcionou de cara.

 

A placa que tentei conserto, a primeira nao ligava maquina, ai regravei uma bios nela e passou a parar no logo da bios ,e foi quando resolvi trocar o chip que consegui o cnserto.

 

 

 

Se alguém conseguir me explicar o motivo de nao conseguir com bios fabricante diferente agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa noite, no meu caso eu sempre utilizei bios do mesmo tamanho não importando o fabricante. Eu sigo esta regra e não tenho problemas. No caso da bios de 1.8v, tem que usar de 1.8v, também não importando o fabricante. Espero ter lhe ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Para o Mês de Agosto/2016, estaremos lançando a venda de chips bios novos virgens... vai só procurar pelo código original do chip.

 

Serão mais de 50 modelos inicialmente...

 

caso precisem temos mais de 6500 modelos já prontos para o uso em notebooks e desktop.

 

Grato,

 

seventecsmd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...