Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reball com solda em pasta

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Muito bacana...mais onde acho stencil?como compro o stencil?por modelo de chip?e onde acho aquele segundo suporte o que voce uso para prender o chip e depois soldar as esferas...vlw

sou novo ainda nesse ramo.

• 5 semanas depois...
Postado

Bem que já tentei utilizar a solda em pasta mas não removi bemmmmm o excesso da solda e acabei criando umas esferas enormes que quase não consegui tirar o estencil, por isso desisti e só uso esferas compradas...  Porém,  estava esperando chegar umas esferas.  . 40 que comprei, mas agora acho que consigo fazer com  sua dica. 

Me conta,  no  ideologia comentou que precisa ser armazenado no frio a pasta,  todas as marcas tem que ser armazenadas no frio?

Aplausos... Ótimo videos

Postado

Wilian, bom dia que bom q gostou do video, a solda vence muito facil, muitas lojas ja te vende vencida sem saber, a validade fora da geladeira é de 1 mes e 6 meses se gardada direito, bom procure comprar potes pequenos pois nao vao durar muito mesmo, a liga dessa solda derrete a 180 graus nem arranha o chip, uma dica para ter balls uniformes é procurar bem por falhas (bolhas de ar) antes de soldar a pasta.  Valew.

• 1 mês depois...
Postado

a Best é a melhor solda mas muito cara, fora da geladeira vence facil, algumas ja vem vencidas os vendedores nem se quer sabe q estão vencidas, tem  essa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
boa e barata.

quanto a estanhar o chip , deve ajudar, principalmente no alinhamento do stencil. valew.

Postado

Boas meu caro, este método eu venho usando a algum tempo por achar ser mais rápido, porém já tive algum retorno usando esta solda em pasta, gostaria de saber a opinião sua e a da galera com relação a isto se esta solda tem a mesma resistência das balls já feitas, e também gostaria de saber onde consigo um suporte destes que usou para limpar o chip

• 2 semanas depois...
Postado

amigo desculpe a demora, normalmente a liga dessas soldas tem seu ponto de fusão bem baixo e são muito maleáveis, ou seja ela se expande e contrai (calor e friu) com facilidade,  demoram muito a dar problemas, seus retornos podem ser problemas com sockts de processador muito próximo do bga. este suporte tem no ebay:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• 2 semanas depois...
Postado

Ainda não consegui aperfeiçoar esta técnica , mas tenho me dado muito bem com esferas em stencil.

apos assistir este vídeo me empolguei em tentar novamente a solda em pasta, até porque ainda tenho um pote inteiro. Valeu!

• 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
Postado

Olá wesleydasilvacosta, já realizei este método para preparar o chip para ser soldado e tive sucesso, as esferas ficaram perfeitas e uniformes. Primeiro você precisa ter certeza de alinhar bem o estencil no chip e que ele fique bem seguro, através de suporte ou até pelas beiradas do estencil com garrinhas de jacaré. Depois deve passar a solda em pasta com uma leve pressão para ter certeza que a solda preencherá todos os furinhos do estencil por igual. Após faça bem a limpeza do excesso de solda no estencil com a lamina de uma gilete. Depois é só aquecer com a estação de ar em uns 200ºC e percebendo que todos as esferas foram criadas e estão brilhantes é só esperar 1 minuto +/- para tirar o estencil e pronto terá um chip com esferas perfeitas. Espero que de certo, pelo menos está dando certo comigo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...