Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Probook 4530 - MB - Inventec RAMONES 6050A2408801 - Não sai do modo bateria

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Quanto ao teste do Q514, tem razão. Eu é que não lembrei.

O sinal limit_signal pelo que entendi, faz parte do circuito de proteção por sobre corrente (OCP).

Seu valor, não tenho certeza.

Sobre o Q511 pode ser usado o AON7403.

Ele está com defeito?

• Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Postado

Medindo fora aparentemente não , está armando blz.. Más li pelo forum num problema parecido que pode ser ele.. Não vejo muita logica más vou tentar.. Ou acha melhor partir  para analise do U5032?

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, troquei o q511 e nada (to pensando em desistir)..  Segue algumas medições do ci charger U5032..

PIN                          ADAP                        BAT                            ADAP/BAT                     

1                            18v                          0 e 2v (oscila)                10V

2                            18v                          0 e 2v (oscila)                10v

3                            18v                            0v                                  pequeno ruido

4                            26v                            0                                    0

5                            3.3v                          0                                    3.3v

6                            2.73                          0                                    2.73

20                          19-20v (oscila)          10,5                                19v

Postado

A única tensão que achei estranho foi a leitura feita no pino 20 que tem 10V com a bateria.

Este pino deveria ser alimentado por +VADP (carregador) ou por +V5S (bateria).

+V5S deveria ter 5V. Confira no source do Q550 essa tensão.

Veja também se o diodo D3002 está ok.

Outro teste que poderia fazer, é remover o D509 e verificar o funcionamento.

Postado

Testei sem o d509  ficou na mesma.  Não encontrei o diodo d3002. No source do q550 tem 5v.  Uma coisa que eu percebi, depois que entrou no modo bateria , se tirar a bateria com o carregador plugado. + VBAT (mesmo sem a bateria) fica com uns 8v e vai caindo até chegar estabilizar em 1V , demora quase 1 minuto.

Postado

Veja se a tensão também vai caindo no pino 4 do U5032.

Esta tensão é a que polariza o gate do Q513, que gera +VBAT.

Se a tensão no pino 6 do U5032 fica estável e no pino 4 variar, pode indicar que este CI está com defeito.

Quanto ao D3002, ele é de encapsulamento SOT-323 (marcado KJA) e pelo esquema consta que está na placa.

Postado

@hds-tec,  Essas medições postei na resposta anterior e estão estáveis.Não sei se estou certo , más como ele nao sai do modo bateria , se tirar a bateria com o carregador o charger tenta compensar com pwm no Q519 e Q9  para gerar  +VBDC. Esta tensão começa em 9v  cai pra 6, sobe um pouco cai de novo vai fazendo este ciclo de queda até estabilizar em 1v.  Seria o u5032 o responsável?

Postado

A tensão que sempre precisa estar sendo gerada é a +VBATR (é o VIN de outras placas).

Essa tensão deve aparecer com o carregador ou com a bateria.

Na resposta #30 disse que a tensão +VBAT vai caindo.

Quem deveria manter esta tensão estável é o pino 4 do U5032 (no gate do Q513).

Desta tensão é gerado o +VBATR.

Pode ser o U5032 com defeito sim.

Se tiver como trocar ele, seria bom.

• 1 mês depois...
Postado

,  Fiquei 2 semanas fora e estou retomando este note. Então , comprei o U5032 (bq726) pelo mercado livre , porem depois que o substituí o mosfet q9 queimou. Por via das dúvidas soldei o U5032 antigo e troquei o mosfet e tudo voltou como antes. Devo comprar outro bq726 , ou resoldo esse que fez o q9 queimar?  Meu medo é que ele possa queimar outra coisa que eu não consiga detectar

Postado

Veja no componente se os pinos 1 e 2 estão em curto com os pinos 15 ou 19.

Como o Q9 queimou, o correto seria verificar também o Q519.

Mas, pelo que aconteceu, é grande a chance de ser o U5032 com defeito mesmo.

Postado

Sobre o 728, aparentemente, são compatíveis.

Pode ser que na hora de soldar este outro, algum terminal tenha ficado em curto...

Caso queira tentar novamente, verifique sobre isso.

Postado

, Não sei se é o certo , mas deveria ter algum sinal pwm no gate do g9 e do q519 , ou só uma tensão mesmo? Com o carregador plugado , sem a bateria o gate do q519 tem 18v e no modo bateria 10 v (aparentemente sem pulso pwm), o gate no q9 não tem tensão nem sinal pwm em nunhuma situação.

Postado

Deveria ter um sinal PWM sim.

Se tem 18V no mosfet de alta e 0V no mosfet de baixa indica que algo está errado.

Neste caso, este U5032 está com defeito.

Verifique também os mosfets.

Postado

Pelos testes feitos até aqui, era para ter algum resultado positivo.

Sobre trocar o IO, se tiver algum disponível, creio que nesta altura poderia tentar esta troca, já que alguns sinais do u5032 vão para ele.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...