Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:

Posts em destaque

galera não estou conseguindo fazer esse gravador funcionar de jeito nenhum. Já fiz e refiz esse esquema várias vezes e até testei com outros chips que tenho em minha sucata mas ele não consegue fazer leitura em nenhum deles. Como o colega acima citou eu utilizei uma fonte para alimentação dos 3.3v e até testei a tensão durante a tentativa de leitura mas não consegue. Dá unknown manufacturer . Alguma luz???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça a tensão do pino 4 ao pino 8 da memoria, se tiver entre 3.1V ~ 3.5V,  problema com a alimentação está descartada !

Ai resta: o sistema operacional, a porta paralela, a propria memoria com defeito, memoria não suportada pelo programa ou o comando da programação incorreto.

Leia algo mais sobre essa mensagem (unknown manufacturer) já postada nas paginas anteriores:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

SPI_25CXX_SOIC8__Pins_descriptions.jpg.4a94c7e278a2f1c4eea38b77b6836c5a.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

Eu li as páginas que o amigo wiliam colocou ai mas nenhum das soluções relatadas deu certo. Segui o projeto passo-a-passo e a única alteração no meu projeto foi o ci. Mesmo substituindo esse componente e fazendo as medições não consegui leitura de nenhum dos chips que tentei (25q64, 25q40, 25q32). Testei minha porta paralela e ela está funcionando. Testei em outro computador para desencargo e mesmo assim não consegui leitura.

Eu testei as voltagens e elas estão entre 3.25 e 3.29v.

Link para o comentário

Caro @XkawagataX, embora você já tenha dito que repassou o esquema todo, peça para que alguma outra pessoa repasse a sua montagem, pois as vezes passamos inumeras vezes por um erro sem peceber.

Já vi casos a onde a contagem dos pinos do conector ficou invertida a frente pela traseira e o soquete do integrado invertido a pinagem em visão espelho.  Alem de possiveis soldas frias por terminais oxidados dos componentes.

Acredite, isso acontece até com pessoas mais experientes.

Link para o comentário

tenho uma duvida, eu só consigo fazer a leitura pelo dos? ou consigo fazer isso no prompt do windows?

@William_R,

Vou deixar para o @Edijanilson que é autor do topico responder a sua pergunta, pois eu não uso esse gravador.

A minha contribuição neste topico é em função da minha experiencia é nas montagens eletronicas e algum conhecimento nas gravações com memorias FLASH do tipo SPI.

Link para o comentário

tenho uma duvida, eu só consigo fazer a leitura pelo dos? ou consigo fazer isso no prompt do windows?

@William_R,

Vou deixar para o @Edijanilson que é autor do topico responder a sua pergunta, pois eu não uso esse gravador.

A minha contribuição neste topico é em função da minha experiencia é nas montagens eletronicas e algum conhecimento nas gravações com memorias FLASH do tipo SPI.

aaa ok, obrigado @William_R... j+

Link para o comentário

bom dia, fiz o meu e funcionou perfeitamente, segue fotos, não ficou muito bonito, mais ficou bem organizado...

E o melhor, não gastei nada, tinha tudo nas sucatas... j+

8)

OBS: respondendo a minha própria duvida ali em cima, só consegui fazer funcionar no DOS mesmo...

Velho e bom MS-DOS ainda ajudando nas enrascadas 8)

Creio que com o Windows 95 e com o Windows 98 funcione no modo prompt, já no Windows XP  tem que usar um programa chamado UserPort

Leiam algo mais em:

Vocês que já montaram, experimente numa versão mais antiga do Windows e postem os resultados aqui.

Link para o comentário

Boa Tarde pessoal,

Preciso regravar a bios de um G42, já fiz todo o circuito da porta circuito com um cabo paralelo para a leitura da bios, criei o pendrive de boot e baixei o spipgm. Porém não consegui em lugar algum o programa flashrom.exe 

Mas como sou novato no fórum não consegui baixar os arquivos disponíveis no inicio do tópico, não sei se é permitido mas alguém tem como postar em outro site os arquivos ou me passar um link de onde consigo baixar estes arquivos.

Link para o comentário

Mas como sou novato no fórum não consegui baixar os arquivos disponíveis no inicio do tópico, não sei se é permitido mas alguém tem como postar em outro site os arquivos ou me passar um link de onde consigo baixar estes arquivos.

Não, isto não é permitido.

Seja bem vindo ao fórum. Aqui basta participar e ajudar outros colegas para conseguir acesso aos downloads e aos resolvidos.

Link para o comentário

[sUGERIDO]

1 acesse as opções de "liga/desliga" mantenha shift e reinicie o pc; 2. No menu de "inicialização avançada", selecione "solução de problemas"; 3. tela de "soluções de problemas", selecione "opções avançadas"; 4. nas "opções avançadas", clique "configurações de firmware UEFI", e então reiniciar. 5. O euipamento reiniciará e as opções de setup serão exibidas

Link para o comentário

É compatível com a bios da placa GA-790fxta-ud5 dual bios? sou leigo no assunto peguei essa placa com problema na bios e gostaria de tentar fazer a gravação, é possível realizar a gravação sem tirar o chip da placa? desde já obrigado

Essa interface

em sua saida, e um gravador barato e portanto nem tente fazer nada direto no local, tem que remover da placa !!!

Relacione os codigos das memorias BIOS de sua placa para que os colegas que usam esse gravador possam confirmar a viabilidade de gravação.

Boa sorte ;)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...