Postado 29 de Janeiro de 2016 10 anos Boas Senhores. Agradeço desde de já a quem puder ajudar. Estou coma placa : Sony Vaio VPCEA36FM MB-223 M971 6 layer Rev.1.1. Que liga, ou seja, acende o led do power e do HD mas não inicia o sistema, não entra no setup, e não da vídeo no LCD e externo. Peguei um esquema aqui no forum que é da aplaca mbx-223 960 e 970 (não é 971). Não sei se esse esquema serve para a 971 porque procurei na serigrafia da placa pelos componentes : R136, C902, C96 entre outros componentes e não encontrei. Só que no esquema da 970 eles estão lá. Analisei a placa e encontrei as seguintes tensões (ou falta delas) nos seguintes componentes : CN5 => 0v nos pinos 3 e 4. (lembrando que aqui não tem um componente na placa) Inverter Connector. U17=> pino-1 3,3v; pino-2 3,3v; pino-3 1,76v. PL19 = 0V NOS DOIS LADOS PL5 = 0,15V NOS DOIS LADOS PL6 = 1,5 DE UM LADO E NO OUTRO 1,VARIANDO PL8 = 0,15 NOS DOIS LADOS PL16= 4,88 DE UM LADO E DO OUTRO 4,97 PL17 = 3,3 DE UM LADO E DO OUTRO 4,VARIANDO PL18 = 0,05 NOS DOIS LADOS Essas medidas encontrei com o carregador conectado e o power acionado. Agradeço muito desde já a quem puder ajudar.
Postado 29 de Janeiro de 2016 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Já regravou a bios ?
Postado 29 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Já regravou a bios ? Não.
Postado 30 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Ainda não gravei a BIOS. Porque na placa encontrei o seguinte: um componente como se tivesse queimado (literalmente) Anexei uma foto para os senhores verem. Esse componente, conforme o esquema, é a L82. Acontece que se eu coloco uma no lugar, a placa não aciona mais nada. A tensão só chega até o PQ2 no surce e no gate. No gate fica alterada. Nos drenos não dá nada. Retirando a bobina, a tensão passa do PQ2 e chega no PQ32. O resto, continua como informei antes. Sem tensões.
Postado 30 de Janeiro de 2016 10 anos Ainda não gravei a BIOS. Porque na placa encontrei o seguinte: um componente como se tivesse queimado (literalmente) Anexei uma foto para os senhores verem. Esse componente, conforme o esquema, é a L82. Acontece que se eu coloco uma no lugar, a placa não aciona mais nada. A tensão só chega até o PQ2 no surce e no gate. No gate fica alterada. Nos drenos não dá nada. Retirando a bobina, a tensão passa do PQ2 e chega no PQ32. O resto, continua como informei antes. Sem tensões. A tensão que passa na L82 é a DCBATOUT que tem ligação com o CI de charge (PU3), o gate do PQ2 sai exatamente do CI de Charge. Com uma fonte assimétrica, injete tensão nos terminais dessa bobina (L82) e verifique se aquece algum componente.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., muito, muito obrigado mesmo amigo. Não tenho muita experiencia e a Luz que você deu foi muito boa. O PC168 aqueceu.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Trocou ele ? Resolveu ?
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Trocou ele ? Resolveu ? , Depois de retirada observei que ela está queimada e um dos lados. Vou trocar e posto o resultado.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Trocou ele ? Resolveu ? , Depois de retirada observei que ela está queimada e um dos lados. Vou trocar e posto o resultado. JaKers, tem que ser um capacitor pelo menos do mesmo tamanho, largura e altura não é ?! Porque é um capacitor e encontrei um do mesmo tamanho em outra placa.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Mesmo tamanho e cor.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Troquei coloquei a fonte assimétrica novamente na L82 nos dois lados e não apareceu mais curto. Porém a placa não liga.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Troquei coloquei a fonte assimétrica novamente na L82 nos dois lados e não apareceu mais curto. Porém a placa não liga. O PQ2 está com 18,99 nos Surces e no /gate. Mas nos Drenos estão zerados.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Teste o PQ2 fora da placa, se tiver ok injete 19v nos terminais do dreno e vê se algum componente aquece. Parece que ele está em estado de corte.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Teste o PQ2 fora da placa, se tiver ok injete 19v nos terminais do dreno e vê se algum componente aquece. Parece que ele está em estado de corte. Não retirei o PQ2 mas injetei 4,5v nos drenos e deu 0,08A. Aumentei para 19v e deu 0,02A. Ah, e não aqueceu mais nada. Nenhum componente.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Troque o PQ2 e faça um teste.
Postado 31 de Janeiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., O PQ2 é um 4835D w05c . Acontece que no esquema é um AO4433. O que tenho aqui, que acho ser compatível com o 4835D é o FDS6690AS. O que você me diz ? O 4835D w05c não sei se é um VISHAY (fabricante). No AllDatasheet colocando essa especificação só aparece esse tal de VISHAY. Você saberia me dizer ? E algum que seja compatível? Aí procuro aqui pra ver se tenho. Obrigado viu irmão? Você tá dando a maior força. Merece muitos joinhas. Ah sim!! Em escala de diodo fiz o teste de continuidade (multímetro digital) e deu o seguinte : (não sei se tem importância mas... segue abaixo) PL2 E PL16 = não apresentam curto ou resistência. PL17 = resistência na faixa de 400 PL6 = resistência na faixa de 360 PL19 PL5 PL8 e PL18 = Apresentando curto. (Bipando) É normal esses resultados ?
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., amigo, tirei o PQ2 e o PQ32 fora, testei e estão bons. Por desencargo de consciência coloquei nos lugares deles o AO4407A pra testar e a placa continua igual, do mesmo jeito que com os mosfets anteriores. O PQ2 dando 19v anos surces e no gate e Zero nos drenos. E o PQ32 zero em tudo. Eu estou desconfiado do PU3 porque a tensão do pino dois não tem e ela vai para os drenos do PQ2 que manda para o surce do PQ32. O que você me diz?
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos Autor Fiz outras observações que seguem : o PC1 tem 18,99 DC_IN_R a PR656 tem 18,99 o PQ32 Zero em tudo o pino 3 da PU3 Zero o pino 2 da PU3 Zero PC14 Zero PR4 Zero Alguma ideia??
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos esse notebook é pepino, vc terá que nos passar todas as tensões desse setor de proteção do notebook!! nos passe a tensão de cada pino desses componentes para que nós possamos te ajudar!!!
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., obrigado. Farei as medições e lhe informo logo mais.
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos primeiramente de tudo nos passe a tensão dos dois lados de todos os resistores pr18, pr20, pr13 e pr14!!!
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos mediu os resistores que eu disse? estou dando uma olhada nesse datasheet e na placa, nooooooossa amigo essas placas na sony vaio tem um sistema de proteção complicado de desvendar!!!
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. confirmem pra mim o power good do charger dessa placa : "BQ24753ARHDR" é ativado em modo baixo? link do datasheet:
Postado 1 de Fevereiro de 2016 10 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Segue as aferições que pediu em imagem anexa. Obrigado pela ajuda.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.