Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Impressora HP Laserjet M1132 ligada no 220

Avalie este tópico:

junyroman

Posts em destaque

Bom dia colegas,

Estou com 2 impressoras dessa na seguinte situação, uma liga e desliga rapidamente, isso eu ligando ela no circuito de lâmpada em série. A outra eu identifiquei o capacitor de alta estourado, o transistor 08n50e em curto, o fusível plástico em curto também. Troquei o fusível plástico e o capacitor estourado, junto com o transistor que o único lugar que encontrei foi no mercadolivre a 25,00 cada.

Liguei na lâmpada em série e ela fica acesa com o brilho médio, e onde vai o transistor esta esquentando muito a chapa onde vai parafusado. Aparentemente o curto deve continuar em algum outro componente. Mas ainda não descobri qual.

Testei a ponte retificadora e esta ok, se puderem dar alguma dica do que mais posso testar, ficarei grato também.

A foto com a seta 1 é onde fica o transistor 08n50e e na seta II o capacitor o qual eu troquei e na seta III o fusivel plastico.

O curto poderia vir do secundario dessa placa também? Testei as ponte retificadoras e estão ok.

Outra coisa, fui ligar a placa diretamente na tomada sem ter ligado na lâmpada em série, e deu um pipoco, indo pro saco o transistor novamente e o fusível plástico.

tem este outro transistor também que pelo que pude ver é um triac, mas não faço a mínima ideia de como testa-lo e se ele também pode ser o causador do curto.

Placa_Fonte_M1132_Editada.jpg.dbe1d34d9843519b6571eb3dacf87a6b.jpg

Transistor_BC8PM-12.jpg.39dd2d599605a04fc5538dc6c9755c95.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vamos lá... Primeiro não colocaria este transistor que comprou, teste com um de sucata, (Use o 7n60), Veja, que tem outro transistor mais a frente com um dissipador também, ele entra em curto na maioria dos casos... veja isso e nos fale.

Hélio Martins

Link para o comentário

Vamos lá... Primeiro não colocaria este transistor que comprou, teste com um de sucata, (Use o 7n60), Veja, que tem outro transistor mais a frente com um dissipador também, ele entra em curto na maioria dos casos... veja isso e nos fale.

Hélio Martins

Hélio muito obrigado pelo feedback, vou dar uma vasculhada pra ver se acho esse transistor que vc mencionou. Pois como eu moro em cidade do interior, é tudo mais difícil.

Sabe me dizer que tipo de sucata acho esse transistor? Eu acho que cheguei a testar o transistor mais a frente e parecia ok, mas vou remove-lo para ter a certeza, amanhã pela manha devo dar o feedback. Obrigado!

Link para o comentário

Hélio Martins

Em fonte de notes tem... mas pode usar um de outra impressora da Hp tipo a 1005, 1102, 1102w e etc..

Hélio muito obrigado pelo feedback, vou dar uma vasculhada pra ver se acho esse transistor que vc mencionou. Pois como eu moro em cidade do interior, é tudo mais difícil.

Sabe me dizer que tipo de sucata acho esse transistor? Eu acho que cheguei a testar o transistor mais a frente e parecia ok, mas vou remove-lo para ter a certeza, amanhã pela manha devo dar o feedback. Obrigado!

Link para o comentário

, caso não encontre podes usar o IRF840 como teste e como oficial muito bom este mosfet, lembrando que ambos que passei são canal "N".
Link para o comentário

, caso não encontre podes usar o IRF840 como teste e como oficial muito bom este mosfet, lembrando que ambos que passei são canal "N".

Blz vou vasculhar isso, mas estranho vc recomendar um mosfet canal N sendo que o original dele é canal "P" não? O 08n50e?

Link para o comentário

Blz vou vasculhar isso, mas estranho vc recomendar um mosfet canal N sendo que o original dele é canal "P" não? O 08n50e?

Veja na imagem o datasheet do Mosfet que vc menciona, ele é canal "N".

2u972ig.png

Link para o comentário

Veja na imagem o datasheet do Mosfet que vc menciona, ele é canal "N".

2u972ig.png

Nossa desculpa a falha ai Hélio, realmente é canal N, um rapaz de uma eletrônica aqui próximo disse que talvez tenha esse mosfet. Vou passar nele assim que tiver um tempo pra pegar lá. Vou testar daqui a pouco o outro mosfet que vc me pediu para ver. Obrigado pelo Feedback.

Link para o comentário

teste com o if840 soh lembrando q tem q isolar o irf com mica e bucha pq ele não eh isolado como o original. Esse vc acha em qualquer buteco.

90% do casos desta fonte  compones comuns de queimar são

fu201 fusivel 2,2A

Da201 Ponte retificadora

c207 capacitor 220u 200v

q201 fet 8n50 substituir pelo irf 840 de preferencia isolar para não energizar o dissipador

Eu nunca peguei q queimou algo no secundário quando ligado em 220V

Link para o comentário

teste com o if840 soh lembrando q tem q isolar o irf com mica e bucha pq ele não eh isolado como o original. Esse vc acha em qualquer buteco.

90% do casos desta fonte  compones comuns de queimar são

fu201 fusivel 2,2A

Da201 Ponte retificadora

c207 capacitor 220u 200v

q201 fet 8n50 substituir pelo irf 840 de preferencia isolar para não energizar o dissipador

Eu nunca peguei q queimou algo no secundário quando ligado em 220V

Pode deixar JP eu tenho vários isolantes micas lá na bancada de fontes genéricas queimadas. Vou ver se consigo amanhã fazer o teste. Mas acho que vai ter que ser no fim de semana mesmo...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Pessoal seguinte, descobri porque ele ficava chiando e o curto aparentemente sumia, pois até mesmo ligando na lâmpada em série ficava do mesmo jeito. É que eu havia retirado o diodo duplo FCH10A15 e não o coloquei de volta. Bastou eu colocar e pronto, fusível plástico estourado e irf840 pro saco, provavelmente é este diodo duplo quem esta matando a fonte do primário.  Alguém pelo esquema do datasheet poderia me recomendar algum diodo parecido para substituir, pois achei um único vendedor no ml e achei meio salgado o preço.

datasheet_fch10a15.jpg.331fb6ae66330466a3460ce6787c9027.jpg

Link para o comentário

Mas compra pra estoque pois geralmente o cliente tem pressa aí se já tem em estoque mais rápido.  E mais essas peças servem nas P1005 também.

Obrigado Silvana, acabei de fazer o pagamento do boleto com mais peças e um pouco mais pra um projeto de anti-surto que quero fazer no meu filtro de linha...

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Pessoal retornando aqui para dar o Feedback, pois as peças chegaram na sexta feira e só deu pra mexer hoje segunda 18/04/2016. E com a troca do diodo duplo FCH1015, que estava em curto a impressora volto a funcionar.

Lembrando que troquei o transistor 8n50 pelo IRF 840 também...

Agradeço a todos que compartilharam suas experiências comigo, e que Deus abençoe a todos!!

• Joinha 1
Link para o comentário

• 6 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...