Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reflow com Secador de Cabelos 1600w. Funciona. Mas, quanto tempo dura?... Fatos!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

15-icone-negado-pare.jpg

Procedimento não recomendado!

>>>>A equipe de profissionais do EletrônicaBR<<<<

...não recomendam esse método de reparo final...

>>>>Fica sob a  responsabilidade de cada um,  o emprego deste procedimento.

...Métodos corretos e com conteúdos  relevantes sobre o assunto estão esplainados em vários tópicos pelo fórum.

Olá pessoal,

Criei este tópico "Dica" para relatar um fato e pretendo atualiza-lo todo mês para dizer como a TV que consertei usando a técnica abaixo anda se comportando durante o passar dos meses. Eu sei e já entendi a polêmica do assunto "Reflow". Mas, fatos não se discutem. Esta é a ideia deste simples tópico.

Abaixo vou descrever exatamente como fiz o Reflow...

TV Modelo: LG LED 47SL90QD

Quero informar exatamente como fiz o reflow:

- Retirei a Placa Principal

- Retirei o Dissipador de calor do chip

- Cobri toda área em volta com 3 camadas de papel alumínio, deixando apenas o chip a mostra

- Utilizei um simples Secador de Cabelo de 1600w, liguei a 1cm de distância do chip durante 10 minutos exatos.

Mais detalhes... coloquei a Placa Principal em cima de uma bandeja com uma grelha, não deixando a placa encostada na mesa. Outra pessoa segurou as três camadas do papel alumínio com duas chaves de fenda esticadas bem ao lado do chip, não deixando o ar passar por baixo do papel, com luvas ou pano nas mãos, pois são 10 minutos de muito calor ok?

Resultado:

Simplesmente funcionando sem perda de nenhuma função ou mesmo conexões. TV 100% testada e funcionando!

Em agradecimento ao Portal eletronicabr.com e a todos que participam, criei este tópico "Dica" para relatar fatos. Desta forma teremos fatos reais divulgados no forum. Contra fatos ninguém pode negar. Espero que com essa atitude, ajude outras pessoas que passaram pelo mesmo que passei.

Diga-se de passagem, liguei na autorizada aqui em minha cidade e eles simplesmente me disseram: "Me diga o modelo de sua TV para eu lhe informar melhor sobre as possibilidade"... "desculpe senhor, mas para este modelo não é fabricada mais as peças e não adianta me trazer a TV pois não tenho como troca-las.".

Eu sei que o ocorrido acima vai gerar muitas mensagem nesse tópico sobre o assunto. Mas calma gente. O ponto que quero falar é que é injusto eu ter pago R$5.000,00 na minha TV e um tonto desse falar para eu jogar fora!

Lembrem-se que a ideia deste simples tópico é relatar algo real conforme os meses forem passando ok?

Quero agradecer ao Amarildo que teve a bondade de compartilhar seu conhecimento e experiência comigo, mesmo com tantas ideias contrárias sobre o assunto "Reflow".

Gostaria de informar a pessoas que gostariam de saber mais sobre o assunto, que pesquise na internet sobre o assunto, entenda que existem riscos, como por exemplo o que chamam de "Flambar", ou seja, duas ou mais esferas de solda se unirem. Isso obrigaria a pessoa a ter que fazer um reballing que não é barato e só pode ser feito por profissionais que possuem uma máquina específica e muita cara ok?

Se você estiver na mesma situação que eu hoje, e não ter o que perder pois já não tem outra esperança, vou usar a mesma frase do amigo Amarildo: "Faça com consciência!" e com calma ok? Ah! E não deixe de conferir este mesmo tópico que estarei atualizando ok?

Um grande abraço a todos.

Espero ter ajudado com minha atitude e batido um pouco a polêmica do assunto. Sempre com muito respeito a opiniões contrárias ok gente?

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vc fez nao foi reflow mas um ME, pesquisa no forum... pra ser reflow teria que ter derretido a solda e um secador com tal potencia deixaria qualquer um careca...  :)):)) :)) vai funcionar por um tempo pois a solda encostou novamente mas nao soldou, aqui no forum tem um pessoal bom que pode te ajudar com preco justo

Link para o comentário

Um dia..... ANOS ATRAS... alguém teve a mesma ideia que voce. Vejamos no que resultou:

Milhares de videos no youtube mostrando como alguém "esperto" poderia consertar seu proprio notebook / videogame, afinal de contas.... pagar X para um técnico especializado é coisa de otário né !  (me refiro aos comentarios nesses videos)

Milhoes de aparelhos mal consertados que infernizam até hoje a vida do técnico

Milhoes de clientes que até hoje chegam na assistencia e dizem "é só pra soldar um chipzinho"

Milhares de técnicos ao redor do mundo que roubam nosso ganha-pao com seus secadores de cabelo.

Uma desvalorizacao global no servico já que "é uma bobeira", "na internet ensina a fazer" e "Meu vizinho cobra 10 Reais e 5Kg de Arroz pra fazer isso"

Já sou em contra de tópicos deste tipo no caso de reflow com equipamentos e materiais profissionais... imagina neste caso !

Por outro lado, creio que voce merece o direito de se expressar e compartilhar a sua experiencia, mas minimamente deveria haver algum tipo de observacao BEM GRANDE no titulo e no inicio do tópico.

Senao credito que isto pode afetar a credibilidade do fórum.

Link para o comentário

Diga-se de passagem, liguei na autorizada aqui em minha cidade e eles simplesmente me disseram: "Me diga o modelo de sua TV para eu lhe informar melhor sobre as possibilidade"... "desculpe senhor, mas para este modelo não é fabricada mais as peças e não adianta me trazer a TV pois não tenho como troca-las.".

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

- Entendo sua posição, mas acredito que a GRANDE FALHA NESSE CICLO é culpa do PSEUDO-TÉCNICO da autorizada que não soube reparar seu aparelho, pois, ele é um trocador de peças que envergonha a classe dos verdadeiros técnicos.

- Apesar da boa intenção do tópico e pela sua enorme educação, acredito que este tópico de enquete de durabilidade é uma furada.

Calma, não me entenda mau...

Vamos dizer que seu "reflow" dure 1 semana, iremos reprovar o procedimento..

Mas e se durar 2 anos? quer dizer que "Reflow" é um bom procedimento?

Negativo, não é, nunca foi e nunca será...

Enfim, esses pseudo-técnicos existem justamente por causa desses processos não adequados, e pela preguiça de estudar para reparar uma placa, o que os torna uns trocadores de peças...

De qualquer forma, quando der defeito novamente nesta TV, leve a um técnico de confiança, eu sei que não é cultura do brasileiro ter seu técnico, seu médico, seu mecânico, mas deveria ser...

Boa Sorte...

P.S. Tenho certeza que se esta TV tivesse caído nas mãos de membros do fórum teria sido consertada a um preço justo em 2 tempos... Cito alguns em seguida

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Entre outros

Link para o comentário

Antigamente eu fazia "reflow" em alguns equipamentos, uns funcionavam por bastante tempo, a maioria era dinheiro emprestado pois depois se tivermos caráter temos que devolver o dinheiro o mandar refazer o serviço com o reballing.

Entendo que é uma enorme alegria quando fazemos qualquer tipo de procedimento e o equipamento "voltar" a funcionar e a vontade de compartilhar pra "ajudar" os outros, mas devemos ter cuidado com isso.

Profissionalmente não é indicado nem aceitável pois não deixa de ser uma roleta russa com o equipamento do cliente e quem trabalha com reballing sabe o quanto faz mal para o equipamento pois vai ter consequências na hora de remover o chip, de colocar o mesmo.

Então cuidado aos que querem ser profissionais ao fazer este procedimento, no caso de um consumidor que tá pro tudo ou nada pode ser aceitável, desde que o nada não seja levar pra um técnico de verdade depois desse procedimento.

No inicio essa questão de "fatos" nos deixa embaçado e acreditamos que realmente funciona, mas quem trabalha na área com o madurecimento descobre que o fato é que não vale a pena.

Antes eu pensava porque é tão "caro" fazer reballing já que é só tirar o chip, limpar, por esferas etc, a máquina faz tudo. Pois bem comprei uma IR6000 de uns 3 mil e comecei a sofrer, consegui trocar alguns chips pesquisei e "eu cheguei a conclusão" que a máquina não era boa, comprei outra máquina agora uma Scotle R590 de 6 mil, pensei agora vai engajar, outra ilusão. A conclusão é que o reballing é algo muito meticuloso e de paciência, nem todo mundo vai conseguir fazer reballing nem com os melhores e mais caros equipamentos pois o reballing está para todos mas poucos estão para o reballing.

Reflow nunca mais, prefiro devolver o equipamento se não aceitar o orçamento.

Desculpem alongar, mas é o relato do que vivi em busca da técnica de reballing.

Roberto

Link para o comentário

Olá pessoal,

Primeiro, agradeço pelo Joinha "ferro velho".  :) Vou retirar as interrogações. Obrigada.

Não tenho a intenção de menosprezar o estudo dos técnicos. Nestas duas últimas semanas eu li e vi tantos vídeos que pude aprender um pouco sobre a lógica e as técnicas de investigação de defeitos. Sim, eu vi bem como é um estudo difícil e que merece todo meu respeito e admiração.

Na minha opinião... ainda acho que este tópico merece este espaço. Mas, se os moderadores concluírem que deve ser retirado, por favor, peço que retirem o tópico pelo sistema. Desta forma será uma decisão do Portal eletronicabr.com. Vou respeitar a decisão de vocês. De qualquer forma, obrigada.

Caso o tópico continue, estarei atualizando durante os meses.

Obrigada.  :)

Link para o comentário

15-icone-negado-pare.jpg

Procedimento não recomendado!

>>>>A equipe de profissionais do EletrônicaBR<<<<

...não recomendam esse método de reparo final...

>>>>Fica sob a  responsabilidade de cada um,  o emprego deste procedimento.

...Métodos corretos e com conteúdos  relevantes sobre o assunto estão esplainados em vários tópicos pelo fórum.

Link para o comentário

Sou uma consumidora que gosta de estar antenada sobre todos assuntos, nem que seja a nível mínimo técnico. Desta forma consigo me defender e cobrar um argumento real e relevante.

Agradeço ao Moderador "Fernando Teixeira" pela publicação. Também acho importante ter esta mensagem neste tópico. Como já disse no tópico, existem riscos e consequências. Quem desejar fazer, deve ter total responsabilidade pelos seus atos.

Obrigada.

Link para o comentário

Eu compreendo o que a nossa amiga

,  quiz dizer e fazer. Vou dar minha opinião como um estudante para um dia ser realmente um bom técnico. Sou super novo na eletrônica, fiz o curso inicial em agosto de 2014, dai para cá venho estudando, pesquisando, e aprendendo muito, principalmente aqui. o , ,  são testemunhas, eles sempre estão me ajudando no forum. Mas o que eu quero dizer é que para um técnico novo na área como eu, com uma pequena loja, sem recursos, com pouquissímas ferramentas fica quase impossível crescer e competir com essas feras que sempre estão por aqui. É justo a tentativa, eu já fiz alguns Reflows até hoje não tive nenhum retorno, mas eu sempre informo ao cliente que é um procedimento paleativo, e que não tem como garantir o tempo de durabilidade, informo o procedimento e orçamento correto, se o cliente não aceita e acha caro eu falo sobre o Reflow mas sempre digo que é decisão dele fazer ou não, e de total responsabilidade dele.

Digo que se Deus abençoar em alguns meses quero comprar uma máquina de soldar BGA ai sim farei o procedimento correto, mas até eu ter meus 6 mil sobrando para comprar a máquina terei que continuar a fazer tal procedimento paleativo, mas sempre com altorização e ciência do cliente.

Link para o comentário

Pois é caro

precisa não competir, tem espaço pra todos, se cada um fizer seu serviço direitinho vai ter seus clientes e estes vão espalhando no boca a boca.

Não esquente  pois no começo é assim mesmo, acho que poucos compraram sua primeira máquina no dinheiro, sempre digo o importante não é ter dinheiro mas sim crédito, com crédito você parcela de 12x, tendo serviço você paga rapidinho a máquina.

Mas como eu disse ter a máquina é um dos passos, aprender a fazer corretamente é outro, vejo os feras aqui as vezes perdendo chip, placa, normal faz parte do trabalho.

Já fugiu um pouco do tópico, mas é bom pra perceber o que tem por trás do serviço do reball, o tempo que o colega levou pra aprender, a ralação que ele teve pra ter a máquina, a conta da luz visto que ela consome bastante, o aluguel e etc; Claro que não vamos tirar tudo isso num serviço, nem assaltar clientes, mas as despesas fazem parte da criação do orçamento, só pra não simplificar o serviço tão complexo do reball.

Por aqui não tenho clientes tão compreensivos que aceitam quando eu digo que é paliativo e que pode voltar a dar problema em breve. Mas cada qual com seus clientes.

Roberto

Roberto

Link para o comentário

,

- Entendo sua posição, mas acredito que a GRANDE FALHA NESSE CICLO é culpa do PSEUDO-TÉCNICO da autorizada que não soube reparar seu aparelho, pois, ele é um trocador de peças que envergonha a classe dos verdadeiros técnicos.

- Apesar da boa intenção do tópico e pela sua enorme educação, acredito que este tópico de enquete de durabilidade é uma furada.

Calma, não me entenda mau...

Vamos dizer que seu "reflow" dure 1 semana, iremos reprovar o procedimento..

Mas e se durar 2 anos? quer dizer que "Reflow" é um bom procedimento?

Negativo, não é, nunca foi e nunca será...

Enfim, esses pseudo-técnicos existem justamente por causa desses processos não adequados, e pela preguiça de estudar para reparar uma placa, o que os torna uns trocadores de peças...

De qualquer forma, quando der defeito novamente nesta TV, leve a um técnico de confiança, eu sei que não é cultura do brasileiro ter seu técnico, seu médico, seu mecânico, mas deveria ser...

Boa Sorte...

P.S. Tenho certeza que se esta TV tivesse caído nas mãos de membros do fórum teria sido consertada a um preço justo em 2 tempos... Cito alguns em seguida

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Também citar nomes é fora de ética não acha, se estes são os bons profissionais parece que o resto é resto né, abrs.

Link para o comentário

Bom dia !!

O que deve levar em conta é que qualquer pondo se solda utilizado na eletrônica após ter atingido o primeiro ponte de temperatura e levado a fusão, já não serve para reutilizar novamente pois não vai mais oferecer ponto de liga. 

Isso não vai longe, faça um teste simples ressolde um IC de  vertical  reutilizando a proria solda do circuito,  com pouco tempo volta o problema. A  cada  aplicaçao excessiva de temperatura a solda sofrer,  mais ela se torna frágil.

Link para o comentário

Semelhante a alguns que já comentaram aqui, também entendi o intuito do tópico da colega

.

Porém, ressalto que, mesmo a assistência técnica autorizada da marca "condenando" o equipamento, os bons técnicos continuam existindo, como já foi dito.

Maria, da próxima vez que precisar de um conserto mais difícil e não conseguir na garantia da marca, abra um tópico pedindo auxílio e indicação de algum colega da sua região. Tenho certeza de que, em um aparelho de R$5.000,00 um reparo de 10% desse valor vale a pena.

Acompanharei o tópico.

Link para o comentário

,

Retirada a citação.

Link para o comentário

,

Retirada a citação.

Boa tarde amigão, tenha certeza que se eu estivesse entre os nomes não aceitaria, é muito chato voce não acha, isto aqui é um grupo enorme de pessoas e todas tem que ser respeitadas, achei que voce reagiria diferente a minha colocação, parabéns, por isto voce esta na modera hoje, um cara conciente do que faz e fala, junto com atitudes de HOMEM, abrs.

Link para o comentário

Ola,

Percebi que existe um único superaquecimento na TV, fica exatamente em cima do chip. Acredito que a recorrência do problema tem haver com este superaquecimento.

..."Falha na BGA: Este mal é uma falha ocasionada pelo superaquecimento do chipset que provoca o derretimento da solda que o fixa, causando falhas de contato no chip gráfico e com isso fazendo com que o aparelho não exiba nenhum sinal de vídeo."...

Vou fazer uma nova experiência... Vou instalar dois coolers de 8cm. Um puxará o ar de dentro para fora e o outro o inverso. Desta forma vou eliminar este superaquecimento.

Vou usar o mesmo secador novamente para fazer o reflow, mas desta vez vou sempre usar os coolers na TV.

Vou aproveitar este mesmo tópico para continuar a experiência com secador e ao passar dos meses vou atualizando.

Obrigada.

• Joinha 1
Link para o comentário

, Acompanhei seu tópico desde o início, mas por também não trabalhar com reball (como foi citado, este serviço não é para todos) preferí não opinar.

Mas de acordo com sua última resposta e inúmeros relatos no fórum, quanto mais calor no chip, mais poderá complicar a situação.

Também como já foi descrito, mesmo com o uso de ferramentas apropriadas, onde se tem controle no processo, algo pode sair errado.

Com o uso de um secador, não tem-se o controle, nem sabe-se a temperatura aplicada na placa e no chip.

Pelo seu empenho, acredito que já chegou na causa do defeito (isso já é uma vitória!!).

Acredito também que agora falta apenas um processo bem feito para a resolução do problema (de forma definitiva).

Temos a área de , onde poderá localizar algum colega do fórum, que esteja na sua região, para realizar o conserto.

Boa sorte!

Link para o comentário

, compartilho da opinião do colega HDS.

Qualquer chip possui certa tolerância ao calor aplicado nele.

..."Falha na BGA: Este mal é uma falha ocasionada pelo superaquecimento do chipset que provoca o derretimento da solda que o fixa, causando falhas de contato no chip gráfico e com isso fazendo com que o aparelho não exiba nenhum sinal de vídeo."...

Eu descreveria diferente a situação de falha nas soldas em formato BGA: não é que derreta a solda, trata-se de problema com a dilatação e resfriamento das esferas. Este processo se repetindo pelo tempo de uso ocasiona trincas nas soldas e também a oxidação dos pads (contatos) da placa e do chip.

Perceba que com o secador você pode chegar no ponto (até mesmo ultrapassá-lo) de fusão da solda, porém, sem nenhum outro material as trincas aumentarão.

O processo de reball é feito por nós de maneira controlada e, mais importante, trocando toda a solda existente por novas esferas e com fluxo para facilitar o contato entre as partes envolvidas.

Novamente, fica o aviso de que, fazendo com o secador você pode danificar permanentemente o chip e/ou a placa, tornando o conserto correto muito mais difícil, caro e até mesmo impossível.

Siga a orientação do colega HDS e procure um dos nossos colegas na sua região para que possa resolver definitivamente o problema.

Link para o comentário

Visto que se tem uma certa facilidade em abrir o seu equipamento, o que já é um avança grande, pois até alguns técnicos tem dificuldades.

Já pensaria em buscar comprar outra placa e já substituir caso tenha dificuldades com os técnicos da região ou os que conhece.

Infelizmente transportar televisão é meio chato.

Continuar no processo de "esquentamento" pode danificar mais a placa e até entrar em curto e danificar outras placas existentes. A não ser que realmente você não queira mais a TV e quer continuar fazendo experimentos. Mas como citado no tópico, mesmo fazendo com estações, com fluxos para reball, etc ainda si o procedimento não é adequado.

Roberto

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...