Jump to content

Desumidificação duvida ?

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde ja li aqui mesmo no forum sobre a importancia da desumidificação para trabahos de reballing , a minha duvida e se eu posso usar essa estufa para esse fim . Obrigado.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Aproveitando o tópico do colega para não criar outro gostaria de saber dos colegas se existe alguma pesquisa ciêntífica sobre umidade em placas ou essa teoria é por que um foi repassando para outro mas ninguem provou cientificamente que uma placa tem umidade ? Eu pessoalmente, quando se fala de umidade da a impressão que a placa retem umidade internamente, é isso mesmo ?

Aproveitando o tópico do colega para não criar outro gostaria de saber dos colegas se existe alguma pesquisa ciêntífica sobre umidade em placas ou essa teoria é por que um foi repassando para outro mas ninguem provou cientificamente que uma placa tem umidade ? Eu pessoalmente, quando se fala de umidade da a impressão que a placa retem umidade internamente, é isso mesmo ?

A umidade se concentra entre as fibras da placa, deve haver uma pesquisa pois ano passado a gigabyte lançou uma placa com esses vão entre as fibras reduzidos para diminuir a concentração da umidade.

Mito ou não mas costumo desumidificar placas com chips sensiveis e que já estão paradas a algum tempo. o que eu percebo é que quando deixo na estufa entre 8-12 horas aumenta a minha chance de ter bons resultados e até hoje não deu bolhas no chip. Outra coisa é que parece que o chip aguenta melhor pequenos "erros" como passar um pouco da temperatura sem queimar internamente. (sabe aquele chip que tá perfeito mas não funciona?)

Achei essa estufa que o Rsystem postou extremamente cara, aqui eu tenho usado uma estufa para papel que mantém a temperatura em torno de 70º com bons resultados, voce pode achar estufa semelhante por volta de 100 conto.

O epoxy das placas absorve humidade (bem como o dos chips) , não tenho por hábito desumificar as boards  mas quando percebo que a board está sem ser utilizada à algum tempo costumo deixar a board em cima do pré durante 15-20 min a 90-100º , costuma ser o suficiente para evitar a "pipocagem" dos chips.

Os chips "pipocam" (para os novatos são aquelas bolhas que aparecem quando se aquece alguns modelos de chips) por causa do vapor de água acumulado no epoxy , o que normalmente interrompe as pistas que vão dos pads ao núcleo do chip , mas já me aconteceu apanhar chips "pipocados" por causa de "reflows" mais agressivos a funcionar bem , é tudo uma questão de sorte.

No caso da board se o epoxy for de boa qualidade o mais provável é vergar mais que o normal  , se for de má qualidade costuma criar bolhas também.

Um colega aqui da zona fez uma estufa num velho armário de madeira com uma daquelas lâmpadas de chocar ovos em aviário e diz que bastam 4 horas para seguir para reball, acho que o importante mesmo é retirar a humidade.

Até hoje não consegui rebalar nenhum chip Intel sem ter que desumidificar a placa antes, sempre cria bolhas, chips AMD ,rebalar sem fazer a desumidificação somente os pequenos 216-0674026, 2001, agora partiu para MCP, ou chips de video dedicado, tem que levar para a estufa.

Aqui eu uso uma estufa que eu mesmo fiz, uma caixa de madeira com o teto e os fundo forrado de papel aluminio e dua lampadas de 150w , na verdade eu uso essa estufa pra secar as placas apos a lavagem que eu faço em todas as placas, pena que eu vou ter que substituir brevemente as lâmpadas, pq elas não serão mais comercializadas

huahuhauhau vcs são doidos ouvi falar que desumidificar placas é besteira não precisa não é so jogar direto na maquina e fazer o reballing rsrsrsrs

mas não quero arriscar não continuo com 100% de aproveitamento desumidificando as minhas tvz seja por isso que não tenha perdido mais nenhum DV4 e DV5 todos que são reballing são 100% !!!

• 5 weeks later...

Depois de ler sobre desumidificação pergunto: Quanto tempo depois de sair da estufa a placa esta ''pronta'' pro reballing?  ou apos tirar da estufa deve ser feito o reballing de imediato?  pergunto, porque depois de tirar o chipset, leva-se um tempo pra fazer a troca de esferas pra depois ressolda-lo na placa...

Depois de ler sobre desumidificação pergunto: Quanto tempo depois de sair da estufa a placa esta ''pronta'' pro reballing?  ou apos tirar da estufa deve ser feito o reballing de imediato?  pergunto, porque depois de tirar o chipset, leva-se um tempo pra fazer a troca de esferas pra depois ressolda-lo na placa...

Pode tirar da estufa e ir direto pro reball