Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung Np300E4c/ Scala3-14CRV V1.2/ Sem Cpu_core

Avalie este tópico:

johnnymaia

Posts em destaque

Bom dia pessoal, chegou esse note pra mim aqui na assistencia ligando e sem dar video. Partindo para os testes percebi que o processador nao esquentava, e logo partir para Vcore e achei algumas linhas em curto.

a placa tem as tensões 3 e 5, botao zera quando pressionado, bateria ok mas sem Vcore.

PHASE1, PHASE2, apos a retirada da L7 na linha do FHASE1G, o curto permaneceu apos a L7 sentido IGFX_core, ISUMNG.

Apesar de mesmo não achar que era bios, regravei, mas nada. Não retirei os fets de alta nem baixa (Q505, Q506, Q516 e Q515) das duas primeira linhas citadas pois logo que isolei PHASE1G o curto do gate sumiu.

Ja veriquei que essas linhas vao para PCH e a placa não tem serigrafia. Ja testei os capacitores de tantalo e varios resistores e estao ok.

Alguem com alguma luz?

Esquema que estou usando

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o curto permance. Verifiquei alguns capacitores em baixo do PCH e encontrei um monte acusando curto, imaginei que fosse os da linha IGFX_Core, VAXG_SENSE e VSSAXG_SENSE. Alguma dica?

se poder dar uma força ai colega, pois aqui no forum os caras so querem ajudar probleminha bobo, quando a parada e seria ai so os tecnicos realmente aparecem .

IMG_20160706_125331408.jpg.eee9dd13d95e2b790c460927d6b20476.jpg

IMG_20160706_125354146.jpg.92996abb249af1c94fd183c5dc81c78a.jpg

Link para o comentário

Colega, veja se em cima desse capacitor tem 3v no bga. Essa linha de IGFX_CORE tem resistência muito baixa, então será necessário saber qual a resistência que está sendo apresentada. Meça na escala de 2k a resistência, mas antes encoste as pontas do multímetro para ver qual valor está dando. Se der um valor alto você deve colocar em escala de diodo, zerar, desligar e com as pontas na escala de 2k voltar a ligar o multímetro para que o valor mostrado esteja bem baixo, aí sim faça a medição da resistência na L7.

Link para o comentário

Rapaz, de cara ja vou deixar seui joinha pelas dicas mas nao tem os 3v nesse capacitor em cima da PCH, a resistencia tanto nele como la na L7 deu mais de 10k.

Lembrando que o curto para nessa linha com o processador no lugar, quando e tirado o curto some. somente os capacitores que estao em baixo da PCH permanecem em curto sem processador.

Link para o comentário

amigo, com processador no lugar se encontrar resistencia  acima de 5ohms nesses capacitores não é curto.

é porque os chip sets e processadores trabalham com baixa voltagem e alta amperagem, retira o processador e testa esse capacitor sobre a ponte sul, se apresentar resistencia abaixo de 5ohms temos um curto ai, se for maior sabemos que ele ta blz.

vamos saber se tem realmente curto ou alguma coisa aberta na sequencia de v core.

peguei um np270 semana passada que so resolvi trocando o chip que estava em curto.

Link para o comentário

Obrigado colega, desde ja agradeço pela atenção. A resistencia desse capacitor no lado do GND em relação ao GND da placa deu 0,3 na escala de 200ohms e na linha deu mais de 10k na escala de 20k como eu ja havia falado anteriormente. Eu estou suspeitando que seria a PCH devido o curto nas linhas citadas pois ja isolei algumas e curto permanece sempre em direção da PCH. Se o chip que vc fala que trocou for ela ja e o que eu suspeitava mas infelizmente nao vou poder fazer pois nao tenho ainda a estaçao BGA.  Se for outro aguardo a dica pois ela não tem serigrafia.

Link para o comentário

nao, pois nao tenho mas tenho o fumegation...

curto_PCH.jpg.4756965b8fe18b60fe926648669d5915.jpg

Link para o comentário

O sinal igfx_core nos leva para cpu e não ao pch, outra coisa que achei estranho é que pedi para medir a resistência na escala de 2k e você me disse que tinha 10k de resistência. Não quer refazer esse teste? É importante verificar a resistência do multímetro antes do teste e fazer os procedimentos que pedi anteriormente.

Link para o comentário

Boa noite colega, deu 10k pois tive que subir para a escala de 20k pois na de 2000 ohms deu infinito. Outra coisa ja vinha isolando as referidas linhas para elimininar o U510, tenho pouco conhecimento mas pelo que vi a comunicação de IGFX_CORE acontece entre o U510 e a PCH. Conforme citei anteriormente  a resistencia do capacitor da bga no lado do GND em relação ao GND da placa deu 0,3 na escala de 200ohms e na linha deu mais de 10k na escala de 20k. Se eu estiver fazendo algum teste errado pode me corrigir. Como vc disse que nos leva para processador, gostaria de entender pois seguindo as linhas de IGFX nao sei como poderia levar para ele. Mas estou aqui para aprender.

Link para o comentário

Também sou um aprendiz. Insisto que faça o teste na escala de 2k e que verifique a resistência que dará no multímetro encostando as pontas antes de testar na placa. Verá que haverá uma leitura e ela será importante para determinar o curto. Quanto ao sinal IGFX_CORE, abra o pdf e já na segunda página verá que esse sinal está dentro de quadrado mostrando "cpu_core e embaixo igfx_core". Isso por se só indica que há uma ligação entre o sinal e cpu. Mas para confirmar mais ainda digite no seu leitor de pdf igfx_core e der um enter. Dessa vez verá que esse sinal te levará para a página 10 do esquema, onde se encontra o cpu. Se você olhar na parte de baixo, no rodapé verá a inscrição: scala314r cpu. mais um clique e ele te leva para o lado direito do esquema, mais um clique e você será direcionado ao u510. Isso demonstra que não há ligação alguma entre o igfx_core e o pch.

Link para o comentário

Gilson que burrice a minha...kkkk eu estava analisando o esquema do CPU como se fosse o da PCH, poxa cara vlw pela pasciencia. Poxa fiz o que vc disse, a resistencia do multimetro na escala de 2000 (2k não e isso?) deu zero com as pontas encostadas. quando coloco em um lado da L7 deu 006 e quando coloco no outro lado deu zero. Espero que eu tenha feito certo. Agora olhando dessa forma tudo aquilo se encontra dentro do processador, não é isso? com exceção de alguns componentes é claro. Ja testei com o core I5 mas não deu certo. 

Link para o comentário

Remova o r89 e teste novamente novamente. Veja que o curto ainda pode ser no pwm, já que o sinal VRM_VSUMNG está ligado ao pw. Se ao remover o r89 e depois testar no ec9 não houver mais curto, então dá pra suspeitar do pw ou de algum componente ligado ao sinal VRM_VSUMNG.

Link para o comentário

Olá amigos tudo bem

, Um teste rápido e fácil de fazer  e verificar se há curto entre Drain e Source em todos os mosfet SOIC8 isso em escala de diodo continuidade.

Link para o comentário

Boa tarde pessoal!

não achei nenhum fet em curto.

Retirei o r89 e o curto permaneceu na linha do IGFX_CORE, o que me deixa bolado e que na placa os capacitores de tantalo e os do IGFX estao dando como bons nos teste, consegui aferir cada como na escala de 20k e deu blz, o problema e quem tem curto la no CPU_core mas so depois das bobinas. o que acontece e que os curtos apontam para fora do PW que seria o U510 não e isso? pois ja isolei 3 ou 4 linhas e o curto sempre permance em direção ou ao IGFX ou ao CPU.

Link para o comentário

Veja se essa dica te ajuda.

Link para o comentário

Gilson o video e muito interessante, mas não é o caso. Consegui o boardview e ai sim consegui achar os componentes bem certinho, ainda tenho muito que aprender  sobre esquemas e sinais, mas a linha dos 1,5 esta em curto, e isso aparece mesmo sem o processador, não sei se é uma linha que quando liga ela sai.. mas resumindo as outras so aparecem quando coloco o pocessador. Tenho o fumegation mas tenho medo de injetar uma tensão mesmo sendo a de 3v e danificar um componente.

Link para o comentário

Boa tarde pessoal, e continuamos a batalho no samsung... Pessoal vou seguir a dica de injetar tensão para ver se algum componente aquece nas seguintes linhas : cpu-core, gfx_core e 1,5 . O problema e que so tenho o fumegation e como sei que a tensão minimo nele é 3,3, gostaria de saber se poderia dar algum problema em alguma dessas linhas injetando essa tensão! alguem poderia me dar essa dica? E qual seria a tensão maxima nessas linhas para injetar em caso de teste?

@KOrTy

Link para o comentário

Na resposta #13 em teste na escala de 2k de um lado (pwm) deu 0,06, do outro lado igfx_core zerou o multímetro. Pelo que entendi de fato deve haver um curto no soquete do processador. Esse curto, e me corrija se eu estiver errado, pode estar em qualquer conjunto de capacitores nestes três pontos que destaco na imagem. Removendo o r801 e o r760 testaríamos novamente se há curto. Havendo curto então removeríamos o c890 e testaríamos de novo até chegar no culpado. O c890, o c889 e o c888 se removidos cortam a linha, e neste caso dá pra testar. Como o tecgess já me ensinou muito sobre curtos, então peço que analise o seu discípulo e me diga se estou errado na análise.

obs: caso eu esteja errado, na verdade não foi uma falha do professor, mas sim do aluno que não entendeu.

Link para o comentário

Olá meu amigo

, tudo bem... estamos aprendendo juntos e com um discussão sadia.

Isso que você passou está correto, mas as aferições feita em escala de resistência  por , para mim está confusa ou faltou alguma compreensão minha na leitura do post,  podendo levar você a erro.

Qual as peças (componentes) estão fora do circuito?

Caso a  L7 e o R89 estiver fora do circuito refaça os teste em escala 2KΩ, com processador e sem isso na L7 referência GND (por favor ao aferir em escala de resistência colocar a virgula para termos  maior precisão dos valores aferidos).

Sabemos que no esquema ele da dois valores de resistência  GFX Loadline -3.9mohm=0,0039Ω

CPU Loadline -1.9mohm=0,0019Ω e tudo indica que os valores aferidos tem que ser acima  ou esse valores de resistência.

A linha de CPU e GFX e uma linha bem complicada para analise porque são linhas que operam com um baixa resistência , baixa tensão e uma corrente alta.

Outro dados que possuímos e que esse processador trabalha com um potencia máxima de 35 Watt, mas para quem quer calcular e ter uma valor aproximado  e um incógnita temos que ter outros valores como, tensão, resistência ou corrente.

Para analisar essa linha temos que ter valores de aferição correto,saber qual a tensão que trabalha esse processador , isso você consegue fazendo uma pesquisa no Google com o código do processador que é utilizado nessa placa (circuito) e a partir dai você vai ter um parâmetro de aferição ( estou dizendo parâmetro= valores aproximados) dessa linha.

Caso , passar que os valores aferido por ele  no decorrer deste post e o sentido do curto estão correto sem duvidas ele parte para o procedimento descrito por Resposta #21,trabalho ardo cansativo  tem que ser organizado mas você vai achar o culpado ou chegar a conclusão que o curto se encontra no Socket do processador, isso claro que já tenha testado esse processador em outra placa (circuito).

Outro caso que tem que analisar se o esquema tem uma compatibilidade com o circuito analisado.

Sua L7 em seu corpo marca 0.39uH ou 0.39?

Outro caso que tem que ser analisado e a bios desses equipamentos samsung porque ele possui o modelo e depois desse modelo  um código EX:NP300E4C-AD4BR, NP300E4C-AD7BR  perceba que há uma diferença pode ser que a bios não seja compatível.

Sobre injetar tensão nessa linha mesmo colocando uma valor de tensão aproximado´abaixo de 1V creio que não vai surtir o resultado que você almeja,fazendo você aumentar a tensão e prejudicar o circuito.

Link para o comentário

,  o problema deste tipo de analise é que normalmente acabam gerando problemas secundarios ocasionados pelo proprio técnico, o que é normal pois somos humanos é pode acontecer de voar um componente, realizar uma medicao errada, colocar uma BIOS que nao temos 100% certeza de que sirva nesta placa e muitos outros fatores.  Por isso é muito importante pensar o maximo possivel sobre como o equipamento funciona ANTES de colocar o ferro de solda.

1 - Pelo que vi voce comecou indagando um curto na linha do CPU...

Como os colegas já comentaram, as medicoes devem ser feitas SEM o CPU estar colocado no socket.

2- Falta de IGFX_CORE

Já experimentou pegar uma placa funcionando, remover a memoria RAM e refazer as medicoes ?

O IGFX_CORE desaparece !

3- Curto na linha de 1.5 (Alimentacao da RAM)

Talvez o seu unico problema e que foi descoberto bastante tarde.

Para a proxima, experimente comecar medindo TODAS as fontes de alimentacao, comecando pelo RTC e seguindo por todas as outras que voce normalmente encontra em quadros que ficam localizados nas primeiras paginas do esquema.

Link para o comentário

Um outro teste que pode ser feito  e você não vai agredir tando o circuito, isso eu faço  quando já fiz todos os teste ou  eu continuo na dúvida se há curto nessa linha é provocar um curto em algum componente que participa dessa linha ...mas como proceder esse teste?

Faça ele a frio

Afere em escala de resistência em 2KΩ, não faça em 200Ω porque você vai ter que subtrair as resistências de suas pontas, anote os valores aferidos para comparação.

Após ter aferido os valores de resistência provoque um curto nessa linha, se o valor aferido for mudado bruscamente após você ter provocado o curto, você não tem curto nessa linha, porque você provocou o curto. Agora se o valor aferido for próximo ao valor que você aferiu sem provocar o curto significa que há curto nessa linha. Espero ter te ajudado.

Caso você não compreendeu como fazer esse teste é só perguntar.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...