Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Toshiba STI/ IS1412 / Placa mãe R40IL / morreu, de novo.

Avalie este tópico:

Angelo de Freitas Luck

Posts em destaque

Boa noite a todos.

Estou precisando de uma ajuda com o esse note STI, do nada ele resolveu não ligar. As vezes acende o LED de power mas a tela continua apagada e logo depois desliga. Ele já havia apresentado um problema parecido mas não chegava a desligar sozinho, resolvi apenas lavando a placa mãe com álcool isopropílico e ele funcionou bem durante 2 anos, mas dessa vez parece que é algo pior que umidade.

Já tirei a bateria da BIOS e verifiquei algumas tensões, mas nada conclusivo, sem esquema é meio complicado.

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
você tem Fonte Assimétrica ou está ligando ele no carregador?
Link para o comentário

Em 24/07/2016 às 14:25, Renan Ferreira Ferreira disse:

Bom dia,

Amigo o led do power acende quando vc pressiona ou ele acende e apaga quando vc conecta a fonte?

Bom dia.

Quando conecta a fonte os LEDs piscam rapidamente bem fracos, a maioria das vezes que aperta o power nada acontece quando ligado na fonte, já na bateria ele pisca rapidamente bem fraquinho quando aperta.

Poucas as vezes que aperta o power e o LED power permanece acesso por alguns segundos e o cooler roda também.

Link para o comentário

Em 24/07/2016 às 16:26, marcio@net disse:

Angelo tem fonte assimétrica ??

Já desmontou o notebook ???

Quais tensões já encontrou ??

Sem estas informações não tem como podermos progredir

Boa tarde

Sim, desmontei o notebook e fiz algumas medições rápidas, encontrei tensões de 5v, 3v, 1,8v, etc... me desculpe minha ignorância quanto ao assunto, mas não sei o que são essas tensões (se são PWM carregador, etc...)  infelizmente não tive muito tempo para me dedicar a fundo, só medi alguns componentes perto do conector da fonte e da bateria. Precisava do esquema para entender o caminho que devo fazer as medições.

E infelizmente não tenho fonte simétrica.

Link para o comentário

para poder baixa o esquema você precisa ter créditos aqui no Fórum amigo. Outra coisa precisa também entender a leitura de esquema pelo que você fala é sem experiência ok.
Link para o comentário

Em 24/07/2016 às 17:03, FLAVIOTECH disse:

para poder baixa o esquema você precisa ter créditos aqui no Fórum amigo. Outra coisa precisa também entender a leitura de esquema pelo que você fala é sem experiência ok.

Boa tarde

Eu tenho experiencia com eletrônica, mas não a de notebooks.

Ler o esquema é tranquilo, não ter ele é que dificulta hehehe

Link para o comentário

amigo se você tiver gravadora de Eprom regrave o arquivo da ROM Bios, se não funcionar já se descarta um item. Segue o link:

Link para o comentário

, Já tentou encontrar algum curto na placa com o multímetro ? Se tiver fonte assimétrica vai facilitar muito encontrar o problema, deixei um joínha pra você baixar o esquema. Compre download I na loja. Para ganhar mais joínhas, participe do fórum ajudando como você puder nos posts dos colegas.

Link para o comentário

Em 24/07/2016 às 21:47, erivaldofreitas disse:

, Já tentou encontrar algum curto na placa com o multímetro ? Se tiver fonte assimétrica vai facilitar muito encontrar o problema, deixei um joínha pra você baixar o esquema. Compre download I na loja. Para ganhar mais joínhas, participe do fórum ajudando como você puder nos posts dos colegas.

Boa noite

O pouco que pude verificar não encontrei nenhum curto, mas amanhã darei continuidade na pesquisa do problema. Assim que achar o culpado posto aqui o resultado.

Obrigado pelo joinha.

Link para o comentário

• Moderador Global

, , cuidado com essa troca de j+!!    Isso pode acarretar advertência, suspensão e até banimento.

Link para o comentário

Verifica se o esquema é compatível

Link para o comentário

, não foi a intenção a troca de joínha, só queria ajudar o amigo a prosseguir com o caso, , eu estava relendo as mensagens e o amigo FLAVIO TECH falou sobre regravação de bios, você já regravou a bios ?

Link para o comentário

Em 25/07/2016 às 11:01, erivaldofreitas disse:

, não foi a intenção a troca de joínha, só queria ajudar o amigo a prosseguir com o caso, , eu estava relendo as mensagens e o amigo FLAVIO TECH falou sobre regravação de bios, você já regravou a bios ?

Boa noite

Hoje pude dedicar um tempo maior ao problema, verifiquei todas as tensões e tem todas as indicadas nos FETs e todas chegam onde precisa. Infelizmente o que me resta é tentar gravar a BIOS, só que não tenho um gravador de Eprom :'(

Mas vou correr atras de montar ou comprar um para tentar fazer isso.

Link para o comentário

, Um gravador é indispensável na bancada, se você trabalhar apenas com notebook pode começar com um Ch341a.

Link para o comentário

Em 26/07/2016 às 00:02, erivaldofreitas disse:

, Um gravador é indispensável na bancada, se você trabalhar apenas com notebook pode começar com um Ch341a.

Dificilmente pego notebooks para fazer manutenção, esse STI é o que a patroa usa aqui em casa. Dei uma olhada no ML e pelo menos é barato esse gravador de eprom, vai me servir para outras finalidades depois. Agora esperar chegar e gravar a BIOS pra ver se o note volta vida.

Link para o comentário

Bom dia a todos

Posso dizer que resolvi o problema, mas não como esperava. Ontem regravei a BIOS e mesmo assim o note não ligou, só acendeu o LED de power, nem o processador esquentou, mas eu havia comprado uma placa mãe da mesma bem baratinho somente para aproveitar componentes e resolvi testar-la.

Logo de cara vi que ela acendia o LED de power e apagava após alguns segundos, só que na hora que apagava a placa mantinha todas as tensões, o LED acendia novamente e quando apagava em definitivo depois de uns 10 segundos as tensões sumiam onde era para sumir mesmo. Só que nessa o processador aquecia, aí resolvi regravar a BIOS da doadora de órgãos e ela ligou!

Acredito que o próximo passo seria tentar resoldar o chipset, como não tenho as ferramentas necessárias para isso, vou continuar na curiosidade do que teria acontecido, mas pelo menos o note está funcionando.

Obrigado a todos que se dispuseram a me ajudar.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...