Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung RC420 - BA41-01581A - Não Liga

Avalie este tópico:

luiscarlosbr

Posts em destaque

Note chegou a ligar, mas no outro dia não mais, acende os leds normal, mesmo assim liguei com a fonte de bancada e a placa não tinha curto forte, medindo logo os fet de entrada chega tensão normal, mas ao medir continuidade na linha está bipando, mas somente com a fonte conectada, não bipa continuo dá umas engasgadas.

Retirei então um fet da entrada para eliminar o circuito, como o circuito de entrada continuou bipando, retirei todos componentes ligados ao terra e mesmo assim continua bipando, achei estranho... saberiam o pq, já que não tinha nada ligado ao terra, lembrando que testei com carregador original e a fonte de bancada?

Continuei a analise, notei um pouco de oxidação no pwm de 3,3 e 5v o tps51125, o mesmo esquenta muito somente quando liga a placa, todas as tensão e medidas estão ok, as bobinas chegam a dar 300ma e 800ma, seria o pwm mesmo apesar de ter as tensões ok?

Os fet chegam 19v, com a placa desligada nenhum componente do circuito deu continuidade ao terra, somente quando conecto o carregador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele está esquentando muito mesmo, mas só qdo ligo a placa.

Pq será que da continuidade ao terra somente com carregador conectado, no circuito de entrada tb deu ao terra mesmo depois de remover todos componente ligado ao terra?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  :o bastante estranho este caso. Confesso que fiquei sem ideia para orientar!

Link para o comentário

e

Fiz um vídeo para ficar melhor... antes de pedir o pwm queria opnião.

Link para o comentário

amigo vi o vídeo minha orientação é vc fazer a remoção desse pwm e ver com o multímetro se encontra curto nos pads dele não liga a placa na energia sem o pwm ok. Baixe o Datasheet desse pwm para se guiar melhor.
Link para o comentário

estou usando esse esquema:

o pwm é tps51125... vou olha o datasheet, mas pelo esquema as tensões estavam ok, pq não posso plugar a fonte sem o pwm?

Link para o comentário

estou usando esse esquema:

o pwm é tps51125... vou olha o datasheet, mas pelo esquema as tensões estavam ok, pq não posso plugar a fonte sem o pwm?

se fizer isso ligar a energia na placa a tensão corre o risco de passar as trilhas do pwm e causar danos maior eu gosto de fazer assim por medida de segurança.

Link para o comentário

Ele está esquentando muito mesmo, mas só qdo ligo a placa.

Pq será que da continuidade ao terra somente com carregador conectado, no circuito de entrada tb deu ao terra mesmo depois de remover todos componente ligado ao terra?

olá espero ter entendido .... mas você está aferindo tensão em escala de continuidade (Diodo) ...isso não pode fazer.Esse testes tem que ser feito a frio( sem o circuito estar energizado).

Link para o comentário

e

Fiz um vídeo para ficar melhor... antes de pedir o pwm queria opnião.

Olá.....Vendo o seu vídeo esse teste que você está fazendo em escala de continuidade aferindo tensão não pode... tendo em vista que na escala de continuidade do multímetro e de +ou - 50 Ω você está dando curto em toda linha de 19V, você pode até danificar  a escala de seu aparelho (Multímetro).

Não se afere tensão na escala de resistência e diodo(continuidade).

Alguns  teste que você está fazendo  no seu vídeo está errado.

Tudo indica que você possui um curto na linha de 3 e 5 V

Verifica se há curto no pino 8 da bios,  em escala de continuidade sem o carregador plugado, a frio sem tensão.

Link para o comentário

Conforme falou o colega @TECGESS não se faz um teste de continuidade com a placa energizada.
Link para o comentário

Desculpem pelo erro, realmente não sabia que não se pode medir curto com a placa energizada, nos erros que aprendemos  9_9.

A placa a frio não apresenta curto, como o pwm está fritando e no circuito dele não encontrei curto e nada mais esquenta, fiz o pedido e vou troca-lo, assim que fizer posto o resultado. Apenas os fet do circuito de alimentação do chip de vídeo dedicado bipa, mas tem uma resistência de 18ohms.

obrigado gente...

Link para o comentário

enquanto chega o componente que você solicitou retire dessa placa a pilha de 3V deixa fora da placa para que ela descarregue toda energia contida. Só recoloque quando substituir o pwm ok!
Link para o comentário

Pessoal estou com um grande B.O. eu acho rs

Troquei o pwm verifiquei se avisa algum curto, como não havia conectei a fonte de banca com 5v e 700ma tb não acusou, deixei a tensão normal dos 19v e fui medir o pwm e não tinha nada de EN, Vref, Vreg..., resoldei e nada tb, então usei um pwm novo, mas quando fui ligar a fonte acusou curto e desliguei de imediato, esqueci de baixar a tensão e corrente na hora de testar o novo.

Bom o curto está na linha de 3,3v, encotrei o fet dulo em curto em uma da suas partes e removi, não era só ele, removi a bobina, o curto então está para frente, pino 8 da bios assim como alimentação do IO e ci de rede estão em curto, injetei 3v e 700ma/900ma no pad da bobina retirada e nada esquenta... poderia ser o PCH, o mesmo tb não esquenta?

valeu ... minha placa aparenta ser outra.

:'(

Link para o comentário

Olá tudo bem... percebo em você há uma falta de conceito em eletrônica,nada que possa ser corrigido isso vai depender de você aceitar essas correção.

Curto não e algo tão simples como muitos acham que é....ando lendo ultimamente muito post referente a curto e um tal de esquenta esquenta ,injeta injeta tensão, um troca troca de componentes etc etc etc .... tudo por psicografia ,dedução sem aferição,vão analisando sem ao menos conhecer o equipamento básico de aferição (multímetro), creio que tudo isso é pelo fato de resolver rápido um problema,como já me responderam que analisar demora muito tempo e se torna um prejuízo para assistência técnica então se não tem tempo  hábil para analisar  troque a placa.

O melhor jeito de achar ou isolar um curto é com o multímetro e a frio(sem o circuito estar energizado).

Em alguns casos, são poucos  que o método utilizado chega em uma solução sem agredir o circuito eletrônico sem causar danos maiores.

Isso é fato só você ver a quantidade de equipamentos devolvidos  com o processo que descrevi acima.

Vejo muito vídeo de  youtube dos usuários que se encontra lá muito com excelente conceito outros com conceitos mediano e outros  sem nenhum  conceito etc etc etc ....

Mas quanto mais passa se os anos  surgem  nova técnicas e conceitos mirabolantes para resolução de problemas  dando um solução rápida.

Não se engane com isso ,nunca vai ser e nunca será para quem estuda  eletrônica tanto na parte de reparação ou projeto.

Percebo também a falta de leitura dos post que  eu venho lendo, numa ajuda que vai ajudar não se atenta nem a ler o post por completo e já vai ajudando e o ajudado nem ao menos lê o que o cara que está ajudando passou.

Não vou me estender  muito.

Peço-lhe desculpa por utilizar seu post para isso.

Sobre o seu problema:

1° Se não entendeu como fazer os teste ou como proceder em um teste pergunte isso não torna você uma pessoa menor,isso torna você um pessoa profissional.

2° no meu post Resposta #15 lhe pedi para fazer os teste e você não postou seguiu sua linha de raciocínio.

3° Em um curto você tem que ter um ponto de referencia por que se não tiver você vai ficar catando milho no circuito eletrônico.

4°Sua referencia de curto a partir de agora e o pino 8 da bios, enquanto tiver curto nesse pino 8 uma parte do seu problema  não está resolvido.

5°Retire  a bios e afere nos pads dela o pino 8 caso o curto persistir, retire o SIO e volte aferir o pino 8 pads da bios, creio que após retirar o Sio vai saiu o curto nos pads do pino 8 da bios.

Posta resultado.

Link para o comentário

obrigado pelo retorno, realmente não tenho um amplo conhecimento em eletrônica, estou na luta para reverter isso, mas tenho que apanhar, errar e aprender com esses erros, sempre estou buscando ampliar meus conhecimentos, não tenho vergonha de falar que não sei algo, assim como admiti que não tinha o conhecimento sobre a aferição de curto com a placa energizada, foi mais um aprendizado graças a pessoas que se dispõe a ensinar e compartilhar conhecimentos.

Sobre sua dica no post Resposta #15, assim como na #14, segui todas, retirei a bateria, após a remoção do pwm verifiquei se havia curto como falou e tb em outros circuitos, depois que soldei um novo fiz a mesma verificação, antes de energiza a placa com as tensões corretas para garantir liguei apenas com 5v e 700ma e fui aumentando e não tinha curto, o meu erro foi que após trocar por um outro pwm esqueci de seguir o mesmo procedimento e provavelmente devo ter soldado ruim o pwm e quando liguei na energia acabou passando tensão e queimou algo.

Retirei a bobina para isolar o curto, na meu conhecimento como a linha de 3,3v estava em curto, todos os circuitos que recebem vão estar certo? Verifiquei pelo esquema e estavam, cheguei a pensar em remover a bios, mas como poderia estar em qualquer outro circuito que receba os 3,3v, resolvi utilizar o método de injetar tensão e verificar se algo esquenta, realmente aprendi assim. Foi quando vi que nada esquentou e me senti um pouco perdido de conhecimento, minha ideia era realmente sair removendo, bios, SIO e depois CI de rede, mas para não fazer mais cagada foi que resolvi pedir ajuda.

Não tenho nem intensão de lucrar no começo, pois montei meu laboratório em casa e bem equipado, trabalho a noite e fds, quero primeiro ampliar meus conhecimentos, não somente trocar peça, mas sim saber o pq trocando aquela peça o problema se resolveu.

Link para o comentário

Olá  tudo bem ... sobre injetar tensão deixe isso para quando você isolar totalmente a área que se encontra em curto (saber 90% em qual linha  realmente se encontra o curto (sinal).

Não comece injetando tensão logo no inicio de uma analise por que se você está em curto em uma linha que contém uma tensão alta e não isolar o setor que está em curto ao injetar tensão você corre o risco de colocar uma tensão de valor X, e essa tensão ira para um setor de tensão baixa valor  Y danificando o circuito(componentes).

Sobre o seu problema como se encontra a situação?

Link para o comentário

valeu pela paciência e auxilio... mexo somente a noite, mas vou fazer como falou, retirar a bios se não sumi retiro o SIO, comprei um sucata igual e vou tentando. Caso retire o IO e não sumi qual seria o próximo passo?
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...