Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

fonte com lm338 queimando!

Avalie este tópico:

INFOART

Posts em destaque

Bem galera, estou montando um retificador para minha moto, peguei esse esquema da net, a fonte funciona normal, mas ao ligar uma corrente alta(lampada da moto) cerca de 2,7 A a 12v ela queima o lm338 em questão de 2 segundos, pensei que fosse lm falsificado comprei outros e a mesma coisa, se alguém tiver alguma ideia, o por que ela não esta suportado uma Amperagem maior fico grato, só para completar estou usando 4 tip 147 e 2 lm338 e um bom dissipador de alumínio para ambos.

imageproxy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o resistores que estou usando são de 0r16 5w o mais perto que ele tinha, medindo estão dando 0r40, até os novos que não usei estão nesse faixa, os de 1r estão dentro dos padrões, acredita que essa diferença de resistência está causando a queima do lm338, também já tinha testado somente com 1 lm e 2 tips, a única coisa diferente e que em vez de usar um trafo diodos e capacitores estou usando minha fonte assimétrica, o que em nenhum momento acusa curto, desde já agradeço o interesse em ajudar,obrigado.

Link para o comentário

, pode ser também que meu multímetro não está conseguindo mensurar  tal resistência, pois fica alternando então, mesmo assim vou trocar todos eles para desencargo de consciência. 

Link para o comentário

Como disse o

para usar dois LM338 em paralelo o projeto teria que ser um pouco modificado.

O LM338 e os tips precisam ser isolados com mica e arruela de plastico nos locais dos parafusos se o dissipador para todos eles for o mesmo.

Se quiser mais corrente disponibilizada na saída o ideal neste projeto ai seria adicionar apenas mais uns 2 ou 3 tips com seus respectivos resistores de emissor.

Se fores adicionar mais tips substitua o resistor de 1r0 por um de 1r x 10w.

1uf na saída me parece pouco, costumo colocar pelo menos 3000uf para 4A, mas ele pode ter optado por isto para conseguir uma resposta mais rápida as variações.

O Valor dos resistores em 0r40 é mais que o dobro, onde haveriam 4A nos emissores dos tips com 0r15 haverão 1,5A com os de 0r40, mas ainda assim pelas minhas contas nesta configuração deverias conseguir extrair 12V x 2,7A sem maiores problemas. Um jeito fácil de aliviar essa situação é colocar dois resistores de 0r40 em paralelo.

Pra resumir, do meu ponto de vista o motivo principal para a queima são os LM338 em paralelo.

Abraço ;D

Link para o comentário

, pode ser também que meu multímetro não está conseguindo mensurar  tal resistência, pois fica alternando então, mesmo assim vou trocar todos eles para desencargo de consciência. 

Resistores de valor baixo eh complicado medir diretamente nos multimetros convencionais a menos que você faça uma medição com uma fonte de corrente auxiliar externamente.

lomcircuit.jpg.9933adba6b19b63bad4050d46bdaa651.jpg

lomfinish.jpg.df675b248faa07a882546f7ea701969d.jpg

Link para o comentário

, qual a aplicação desse regulador??

Link para o comentário

se alguém tiver alguma ideia, o por que ela não esta suportado uma Amperagem maior fico grato

Seu problema aí é aparentemente bem simples: o LM338 ao invés de apenas excitar os transístores tb está alimentando o circuito, o que provoca sua queima por corrente excessiva!

Vai precisar de um circuito no qual o CI alimente apenas os transístores e somente eles façam a regulação da tensão!

Vai precisar que o circuito tenha um limitador de corrente também, visto que vc também vai alimentar a bateria da moto com ele, correto?

Link para o comentário

, acredito que o consumo desse regulador gira em torno de 6A no maximo, estou usando ternal ped como isolante e para transferir calor,  testei continuidade não deu está isolado, tentei com somente um lm338 e foi a mesma coisa queimou com menos de 2 segundos, ,  vou providenciar os componentes , mas acredito que como são novos não tem como todos ele estarem com defeito, , estou tentando montar para usar como retificador da minha falcon,o original queima de 2 em 2 anos e custa quase 500 contim, paralelo nem adianta,e inventar  moda, mas como traz conhecimento, acredito ser válido, obrigado pelo tempo disposto até agora, para não dar um tranco no lm338 estou pensando em ligar a saída na bateria e alimentar a lampada para ver se ele da conta de carregar se queimar.

Link para o comentário

, pelo que estudei sobre essa fonte, os transistores só entram em ação depois que excede corrente sobre o lm338, pelo que entendi eles estão ali justamente para não sobrecarregar o lm338 em relação ao limitador acredito que não terá problema pois a bateria só consome o que ele precisa e tem o farol que consome quase 3A pisca alerta buzina tudo consumindo corrente pois nessa moto tudo passa antes pela bateria , mas se tiver alguma ideia de alteração estou ansioso para ver isso dar certo,obrigado.

Link para o comentário

, , , esqueci de comentar o cara que postou o esquema ( faller ) todos os créditos a ele, drenou 10A dela a 10v por mais de meia hora, sem cooler só no dissipador kkkk.

Link para o comentário

Se vc diz que a fonte funciona então tem algum erro na sua montagem. Algum diodo invertido ou resistor conectado errado ou com valor trocado!

Outra coisa estranha que eu notei é que o TIP147 é darlington e no esquema aparece como um transístor normal, por isso achei que podia ter outros erros!

Esse projeto segue o mesmo preceito porém o resistor de 100R protege muito mais o regulador e tb pode ser usado, basta diminuir a quantidade de transístores pela metade:

Fonte 12V x 20A.jpg

Link para o comentário

, minha teoria é muito fraca, eu raramente exercito a parte teórica da eletronica, então vou levantar uma questão aqui e que talvez o mestre possa esclarecer:

, voce disse que a corrente começa a ser drenada pelos transistores a partir do momento em que excede a corrente configurada no LM338, correto?! O que é que faz essa "setagem" de corrente máxima nele?

Eu creio que seja esse resistor de 1Ω, então ele está funcionando como um SHUNT... se alterar esse resistor de modo que a corrente que passa pelo LM338 seja mínima??

Link para o comentário

Também acho que a ideia do amigo

funcione. Tente usar um resistor maior como está no esquema que mostrei acima e veja como se comporta!

Link para o comentário

, pelo que estudei sobre essa fonte, os transistores só entram em ação depois que excede corrente sobre o lm338, pelo que entendi eles estão ali justamente para não sobrecarregar o lm338 em relação ao limitador ........

Correto parcialmente, a medida que a corrente que passa sobre o resistor de 1R excede 2A os transistores TIP147 (Darlington) são polarizados e começam a conduzir, ou seja aparece 1,4V entre base-emissor deles.  Os resistores de 0R15 estão la para equalizar a corrente que eh dividida entre os transistores TIPs e garantir os 1,4V de Vbe.

Tenha certeza que o resistor de 1R esteja correto para que a corrente no LM338 não ultrapasse dos 2A.  E use somente um LM338 ja que ele aguenta 5A !

Se tudo estiver correto me parece que o uso está inadequado para o projeto.

5957afb12e616_Polarizao_de_base.jpeg.cecc5f758058aabe34580f6d3012cb79.jpeg

5957afb13e1f9_diviso_de_correntes.jpeg.29e2315c8aac1546d092eec256f29e87.jpeg

Link para o comentário

, no caso eu não cheguei a testar em campo só estou tentando alimentar a lampada do moto, ela tem 55w por 12v daria cerca de 4,58A mas testei como minha fonte e consome em torno de 3A, mas o que me intriga e que no fórum que peguei o esquema o cara usa uma resistência e coloca a fonte a 10A, vou verificar os componentes de novo e posto os resultados, vou tentar alterar um pouco esse resistor para ver, obrigado a todos.

Link para o comentário

, olá.

Por quê o beta dos darlingtons você disse que são 400?

esta lâmpada consumindo 4,5A em média, com um hfe de 1000 seria no caso então Ib = 4,5/1000 = 0,0045A = 4,5mA. Então R1 vem 20 - 3/4,5mA = 3,7K.

[]'s

Link para o comentário

, olá.

Por quê o beta dos darlingtons você disse que são 400?

....

Caro colega CHACO, não fui eu que escrevi o que o ganho eh 400 e sim o autor do artigo (faller) que peguei na seguinte pagina:

Esse valor depende do fabricante do semicondutor que o autor se baseou.  Consultei o datasheet da ON Semiconductor e ele fala em 500 para uma corrente de 10A

HFE.jpg.632e48020b4f65cc959cc30ef48f2a7d.jpg

Link para o comentário

, entendi Sr. William, obrigado!

[]'s

Link para o comentário

acredito que descobri o teu erro. ;D

Você deve estar invertendo os coletores e os emissores dos tip147 pinos 2 e 3. ;D

Foi desse jeito que consegui queimar o Lm aqui na simulação limitando a corrente justamente em 2.4A.

Pra resumir a vaca fria, bem simplificado mesmo, quanto menor o valor do resistor dos emissores dos transistores maior a corrente disponível na saída da fonte com 0r15 consegues 10A, com 0r40 consegues 6.5A com alguma folga, isso nesta topologia que adotaste de 4tips, 1R na entrada do LM faz com que ele trabalhe no seu limite, acredito que este valor foi adotado para estender a proteção do lm aos tips mas se quiseres podes colocar ali um resistor de 2R que vai fazer com que passe mais corrente pelos transistores e menos corrente pelo próprio LM, só que neste caso se houver alguma pane durante o uso, os tips podem se danificar antes do lm entrar em proteção e ocasionar a queima de ambos, isso é uma suposição.

Sendo que a bateria da falcon é de 6A acredito eu, deixaria mesmo os resistores de 0R40 e 1R, e manteria a topologia que adotou de 4 tips dessa forma em uso contínuo eles vão permanecer mais frios, a moto provavelmente vai ficar ligada por mais de meia hora hehehehe ;D

Abraço.

Edit: adição de virgula.

Link para o comentário

, gostaria que fosse verdade, mas infelizmente ou felizmente estão na posição correta, vou tirar uma foto e postar, depois que remonta-la novamente.

Link para o comentário

Deixa te perguntar umas coisas... E expurgar uns pensamentos aqui ;D

O alternador da moto será utilizado com sua retificação original para recarregar a bateria, e da bateria vais usar a fonte sem a ponte de diodos na entrada para alimentar os paranaues da moto? Se sim considere que não terás jamais os 12v da bateria na saída da fonte. O resto dos sistemas da moto, além das lampadas, funcionariam com 10V ou 11V ?

Se pretendes usar essa fonte ligada direto no estator como retificador da moto, só com modificações, pois o lm338 suporta até 40v na entrada e pelo que vi em alguns vídeos o estator da falcon gera tensões de até 42v sem carga em cada enrolamento, neste ponto o ideal seria re-enrolar o estator, para uma tensão de saída máxima mais baixa, mas que ainda assim em baixa rotação não baixasse muito o valor pois precisarias de aproximadamente 19V na entrada da fonte para manter a regulagem de saída bem estável em 13.8V. Mas nesse ponto começo a me perguntar se estas disposto a fazer esse tipo de modificação ou se é mais válido comprar um regulador novo a cada ano. ;D

Link para o comentário

Tem retificador de 50 conto no mercado livre....

, você já tentou desmontar um original aí pra ver como é e o que queima neles??

Link para o comentário

Fui olhar o que tinha dentro e como funcionava, como o Deus sugeriu huaehuaeuhaehuae.

Se for mesmo o que está no esquema abaixo e acredito que é  não da pra fazer do jeito que pensei, (estava imaginando as saídas do estator como fossem um trafo com center tape) mas daria pra usar o mesmo esquema de ponte retificadora com 6 diodos que eles usam e a fonte, isso desde que consigamos tirar de cada par em seu ciclo, continuamente algo entre 15v a 25v, caso contrário seria mais interessante adotar o circuito proposto que funciona de uma maneira bem diferente. ;D

retificador_moto.jpg.9692245b469e598a61a756a82da48a1b.jpg

Link para o comentário

, eles usam uma resina que não achei nada que dissolva, em relação ao diodos comprei uma Ponte Retificadora 35 Amperes Trifásica.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...