Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como iniciar um diagnostico em uma Placa Mãe ?

Avalie este tópico:

aberardof

Posts em destaque

Prezados, como muitos dever ter percebido, sou iniciante nessa areas.. tenho uns poucos equipamentos e conhecimentos, pergunto aos colegas, se falando em PLACA MÃE, como iniciar medições e testes para descobrir onde encontra-se o defeito ?

Vi em um tópico um colega falando que fez os testes no setor 1, setor 2, setor 3 e etc.. Peço aos moderadores desculpas e que desconsiderem o tópico, se o mesmo for repetitivo, mas não achei nada parecido no forum!

Enfim, gostaria de saber como diagnosticar defeitos na placa !

Desde já obrigado

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, depende do problema, e cada qual segue uma linha de raciocínio e solução, fica dificil dizer como iniciar os testes sem saber do problema (cada um no seu quadrado), mas o mais necessário é o conhecimento em eletrônica, vai ajudar te ajudar muito.. caso ainda não tenha.

Prezado, os problemas que me deixam sem saber o que fazer quando aparecem.. e simplesmente digo ao cliente, leve pra outro local, não sabemos o que pode ser.. é quando ele não liga ou não dá video, e temos a certeza que tela, flat, memoria, hd, bateria e fontes estão ok.. nesses casos que gostaria muito de aprender como identificar o defeito.. só restou a placa mae né ?

Desde já obrigado

abraço

Link para o comentário

Prezado, os problemas que me deixam sem saber o que fazer quando aparecem.. e simplesmente digo ao cliente, leve pra outro local, não sabemos o que pode ser.. é quando ele não liga ou não dá video, e temos a certeza que tela, flat, memoria, hd, bateria e fontes estão ok.. nesses casos que gostaria muito de aprender como identificar o defeito.. só restou a placa mae né ?

Desde já obrigado

abraço

isto que vc pergunta pode ser tanta coisa. que convem ir lendo topicos colocados por outros users aqui do forum

mas a sua questao de nao dar imagem pode ser defeito no chip grafico ( soldas abertas)

o pc nao ligar pode ser problema no circuito de carga . mas convem ir aprendendo ler esquema para se conseguir identificar os componentes que fazem parte desse circuito.

pode ser tb defeito na bios.

pode ser defeito no super I/o

mas estar a dizer assim é complicado.

tem de ler o forum e tb colocar questoes quando lhe aparece algum caso para resolver.

Link para o comentário

Desde já obrigado

abraço

isto que vc pergunta pode ser tanta coisa. que convem ir lendo topicos colocados por outros users aqui do forum

mas a sua questao de nao dar imagem pode ser defeito no chip grafico ( soldas abertas)

o pc nao ligar pode ser problema no circuito de carga . mas convem ir aprendendo ler esquema para se conseguir identificar os componentes que fazem parte desse circuito.

tem de ler o forum e tb colocar questoes quando lhe aparece algum caso para resolver.

Perfeitamente, concordo.. me indicarias algum tópico ou leitura ?

Desde já obrigado

abraço

Link para o comentário

É um tema complicado e muito criticado pelo pessoal pelo fato de que as respostas estao todas no forúm e na net em geral, um bom comeco realmente é ler muito. Observando os problemas relatados pelos companheiros voce vai vendo problemas que um dia podem acontecer com voce e também vai acompanhando os testes realizados por eles e as dicas do pessoal para voce ir ganhando conhecimento de como agir quando for a sua vez.

Obviamente como tudo na vida quando comeca voce ve comentarios e termos que nao faz a menor ideia :o

mas com o tempo voce comeca a pegar o jeito e melhora rapidinho.

Para dar um empurrao inicial comento que de acordo a uma empresa lider no mercado Argentino, estima-se que cerca de 60% dos problemas em placas de notebooks hojem em dia estejam relacionados a BGA, aproximadamente 15% dos problemas relacionados a BIOS e 25% a problemas eletronicos em geral.

Pesquise maneiras de testar problemas em BGA, invista num reprogramador de BIOS, estude conceitos de eletronica como medicao de tensoes e componentes e leia, leia muito.

Link para o comentário

Amigo, depende do problema, e cada qual segue uma linha de raciocínio e solução, fica dificil dizer como iniciar os testes sem saber do problema (cada um no seu quadrado), mas o mais necessário é o conhecimento em eletrônica, vai ajudar te ajudar muito.. caso ainda não tenha.

Desde já obrigado

abraço

Você quer aprender né... blz! Primeiramente vai ter q se esforçar, ser alto didata e ter muita paciência, pois não é tão fácil como uns dizem por ai, não aprenderá da noite pro dia. Por outro lado, não é algo de outro mundo. Infelizmente, ninguém aqui vai conseguir te ensinar a consertar placa mãe, vale salientar que isso tb é dom.. nem todo mundo leva jeito, não quer dizer que esse é seu caso, se vc quiser, vc consegue! Te digo que, além de teoria, tem que ter muita prática.

Boa sorte e sucesso!!

Link para o comentário

Desde já obrigado

abraço

Perfeitamente, concordo.. me indicarias algum tópico ou leitura ?

Desde já obrigado

abraço

o topico de leitura é ires lendo a secçao notebooks e veres as perguntas e dicas colocadas pelos colegas. aprende. se a ler as questoes dos  outro colegas

tens a area treinamento eletronica que tb tem muita informaçao sobre eletronica.

isto é apenas uma sugestao.

se tiver ai alguma placa que nao liga ou outro problema( que seja sua so para treinar)  , porque nao treinar com ela e colocar aqui no forum as suas duvidas  em relaçao a essa placa e tentar resolver com ajuda do forum.

Isto é apenas uma sugestao

eu quando comecei aqui no forum primeiro notebook na minha vida que me apareceu foi um HP530 que so ligava com fonte, sem bateria nao ligava.

eu tb estava como vc sem conhecimentos na area de notebooks e desktop.

coloquei aqui no forum a minha duvida e os colegas me ajudaram ( foi o meu primeiro notebook que arranjei a nivel de eletronica)

tenta fazer o mesmo com a sugestao que dei de placa com algum problema mas sem ser de cliente.

Link para o comentário

Bem, os amigos falaram tudo e não sobrou quase nada para eu falar mas vou dizer como faço (foi assim que me ensinaram e agora eu divido).

1-Espeção visual (ver se tem capacitores estufados, capacitor cerâmico ou transistor torrado, algum pino amassado, oxidação nos pinos ou contatos, componentes montados errados, etc)

2-testar a fonte se esta saindo as tenções de alimentação da placa (18v, 19v em notebooks e 12v, 5v, 3.3v em fontes de desktop) pois a fonte pode ser uma grande vilã.

3-testar a temperatura dos componentes como CI, capacitor ceramico, bobinas. Componentes em curto aquecem fora do normal devido a alta resistencia encontrada, muitos aquecem ao ponto de encostar o dedo e queimar (fazer o teste com o dedo mesmo!)

4-Testar as tenções(comece nas bobinas pois quando a tensão chega nas bobinas e sinal que os componentes antes estão ok). Componentes como CI seria bom que fosse testado com o esquema elétrico por que nem todo CI a tensão de alimentação entra pelo pino 1.

5- temos os problemas de BGA que na maioria das vezes pode ser detectados que o defeito é BGA precionando o CI com a mão e ligando a maquina (se for falta de vídeo por exemplo vai subir o vídeo) ou fazendo um ME (caso não saiba o que é ME pesquise os procedimentos no forum). Se constatado que o problema é BGA a solução definitiva é partir para o reballing.

Todas as placas são concertáveis, algumas é que não compenssam o concerto tipo fazer reballing em placa de desktop, o custo do reballing é melhor comprar uma nova. Agora, para você dar um diagnóstico que o defeito é a placa ai vai ter que conhecer eletrônica e eletrônica de placa mãe.

Link para o comentário

Bem, os amigos falaram tudo e não sobrou quase nada para eu falar mas vou dizer como faço (foi assim que me ensinaram e agora eu divido).

1-Espeção visual (ver se tem capacitores estufados, capacitor cerâmico ou transistor torrado, algum pino amassado, oxidação nos pinos ou contatos, componentes montados errados, etc)

2-testar a fonte se esta saindo as tenções de alimentação da placa (18v, 19v em notebooks e 12v, 5v, 3.3v em fontes de desktop) pois a fonte pode ser uma grande vilã.

3-testar a temperatura dos componentes como CI, capacitor ceramico, bobinas. Componentes em curto aquecem fora do normal devido a alta resistencia encontrada, muitos aquecem ao ponto de encostar o dedo e queimar (fazer o teste com o dedo mesmo!)

4-Testar as tenções(comece nas bobinas pois quando a tensão chega nas bobinas e sinal que os componentes antes estão ok). Componentes como CI seria bom que fosse testado com o esquema elétrico por que nem todo CI a tensão de alimentação entra pelo pino 1.

4- temos os problemas de BGA que na maioria das vezes pode ser detectados que o defeito é BGA precionando o CI com a mão e ligando a maquina (se for falta de vídeo por exemplo vai subir o vídeo) ou fazendo um ME (caso não saiba o que é ME pesquise os procedimentos no forum). Se constatado que o problema é BGA a solução definitiva é partir para o reballing.

É justamente isso.. queria aprender a testar as tensões, por onde começar ? como saber se está bom ou ruim ?

Obrigado

abraço

Link para o comentário

Amigo, qual o seu conhecimento com eletrônica e com multimetro ? Caso não tenha conecimento vai ter que aprender para começar e isso não se aprende em um dia só não. Eu começei a estudar eletronica em janeiro e estudo até hoje, tenho um monte de apostilas, livros que comprei e já perde as contas de quantos vídeo aula eu assiste.

Link para o comentário

Amigo, qual o seu conhecimento com eletrônica e com multimetro ? Caso não tenha conecimento vai ter que aprender para começar e isso não se aprende em um dia só não. Eu começei a estudar eletronica em janeiro e estudo até hoje, tenho um monte de apostilas, livros que comprei e já perde as contas de quantos vídeo aula eu assiste.

Compreendo, o conhecimento é pequeno.. queria mesmo iniciar essa parte de testar as tensões que citei..

Por onde começo ?

Obrigado

abraço

Link para o comentário

Compreendo, o conhecimento é pequeno.. queria mesmo iniciar essa parte de testar as tensões que citei..

Por onde começo ?

Obrigado

abraço

Começe com placa de desktop são mais fácil de entender. Outro detalhe, se quiser ter sucesso vai ter que aprender a ler esquema elétrico, e esse não tem cursos tão pouco vai achar material para estudar. Comece medindo as tensões nas bobinas da placa mão, nos capacitores cerâmicos. Cada circuito da placa tem a sua fonte de alimentação que é a onde fica as bobinas (ou indutores), os capacitores eletrolíticos. Tem que começar pelas fontes pois são elas que iram forncer tensão para os componentes, mas como falei meu amigo se não souber pelo menos o básico de esquema vai ser um tiro no escuro. Essa mesma dúvida que você tem eu tinha a alguns meses e só consegue a resposta estudando esquemas eletricos até por que a diferenças na arquitetura das placas, um fabricante fabrica com algum detalhe que outra placa não tem então não existe uma dica exata. A dica é começar pelas fontes da placa pois é elas a fonte das tensões, neste ponto não tem segredo, todas as placas são iguais.

Link para o comentário

Por onde começo ?

Obrigado

abraço

Começe com placa de desktop são mais fácil de entender. Outro detalhe, se quiser ter sucesso vai ter que aprender a ler esquema elétrico, e esse não tem cursos tão pouco vai achar material para estudar. Comece medindo as tensões nas bobinas da placa mão, nos capacitores cerâmicos. Cada circuito da placa tem a sua fonte de alimentação que é a onde fica as bobinas (ou indutores), os capacitores eletrolíticos. Tem que começar pelas fontes pois são elas que iram forncer tensão para os componentes, mas como falei meu amigo se não souber pelo menos o básico de esquema vai ser um tiro no escuro. Essa mesma dúvida que você tem eu tinha a alguns meses e só consegue a resposta estudando esquemas eletricos até por que a diferenças na arquitetura das placas, um fabricante fabrica com algum detalhe que outra placa não tem então não existe uma dica exata. A dica é começar pelas fontes da placa pois é elas a fonte das tensões, neste ponto não tem segredo, todas as placas são iguais.

Qual leitura o prezado me indica ?

Obrigado

abraço

Link para o comentário

Amigo, a primeira leitura foi os Casos Resolvidos aqui do forum, postei algumas dúvidas que tinha e os amigos do forum ajudaram a sana-las e depois comprei 4 eBooks do Newton Braga (Como testar componentes eletrônicos) e nos demais assistindo vídeo aula do Angelo Hayden, Marcos Jeronimo, Burgos, Prof. Júnior e outros vídeos no youtube.

Eu confesso que sou vampiro, mas vampiro do bem, pois o que consegue sugar agora quero começar a devolver, pois assim como cheguei aqui praticamente leigo o que sei hoje é graças aos companheiros e muita percistencia em aprender. Aqui tem muito material, muitas apostilas, umas são muito ciêntíficas (acaba deixando a gente mais perdido) e outras acho que são postadas apenas pensando em Aplausos, o conteúdo é fraco e confuso, mas mesmo assim tem um material legal, bem focado no proposito e de bom entendimento.

Link para o comentário

Amigo, a primeira leitura foi os Casos Resolvidos aqui do forum, postei algumas dúvidas que tinha e os amigos do forum ajudaram a sana-las e depois comprei 4 eBooks do Newton Braga (Como testar componentes eletrônicos) e nos demais assistindo vídeo aula do Angelo Hayden, Marcos Jeronimo, Burgos, Prof. Júnior e outros vídeos no youtube.

Eu confesso que sou vampiro, mas vampiro do bem, pois o que consegue sugar agora quero começar a devolver, pois assim como cheguei aqui praticamente leigo o que sei hoje é graças aos companheiros e muita percistencia em aprender. Aqui tem muito material, muitas apostilas, umas são muito ciêntíficas (acaba deixando a gente mais perdido) e outras acho que são postadas apenas pensando em Aplausos, o conteúdo é fraco e confuso, mas mesmo assim tem um material legal, bem focado no proposito e de bom entendimento.

Pensei seriamente em comprar uma vídeo aula, direcionada apenas para placa mãe.. qual dessas que existem na net seria a melhor ?

Desde já obrigado

abraço

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

sem o minimo conhecimento em eletrônica,pelo menos a básica (componentes,tensões,medidas,uso do multímetro,etc...) fica complicado lhe dar muitas dicas,porém aconselho como amigo  falou baixar algumas apostilas de eletrônica no próprio fórum tem e estudar bastante de uma visita no site do prof.gabriel torres que encontrará um vasto material de eletrônica e com uma ótima didática.

boa sorte.

Link para o comentário

Acho a manutenção em notebooks bem diferente do PC, quando o problema está direcionado ao hardware. Nos PC's os dispositivos são offboards, então é só tirá-los da placa e testar, sem falar que como disseram acima, o custo da placa de PC é bem em conta e na maioria das vezes não compensa o conserto. Para realizar manutenção em placas de notebooks, tem que ter conhecimento em componentes (você vai olhar a placa e ver milhares deles e precisar reconhecê-los), seja visualmente seja pela serigrafia da placa, saber testá-los e ter uma empatia por esquemas elétricos, se você olha para ele e não suportar tentar entender então nem comece.

Dito isso.

Comece procurando a tensão do Vin, ele vai estar no pino positivo do jack, encontrou ali, tem que identificar os componentes que vem a seguir, geralmente bobinas, mosfets, capacitores, resistências e em alguns casos diodos, você terá que seguir o sinal até o momento que essa tensão Vin alimenta as fontes de 3 e 5 volts, depois terá que checar essas tensões na placa e assim por diante.

Me desculpe mas se você busca algo mais que isso, então me sinto a vontade para afirmar que você quer a solução na mão, então te aconselho a fazer o seguinte, procura alguém que entenda, faz uma parceria com ele e ganha tua comissão e crédito pelo conserto.

Link para o comentário

por onde comecar é uma pergunta que todos querem saber

1 - Deve aprender a fazer dianostico no proprio computador ou seja saber encontar o problema se é fonte, memoria, cabos em curto em geral, etc, Saber isolar o problema é o mais importante. Para ter certeza que o problema é de eletronica na placa mae.

2- apartir do momente que tem o diagnostico voce ja tem um ponto de partida serao varios casos

a - nao liga

b - nao da video

c - som nao funciona

d - rede nao funciona

etc

e vai se subdividindo por exemplo

placa mae liga nao da video mais processador esquenta , ou

nao da video mais processador nao esquenta, ou nao da video + rede esquenta ... e por ai vai

para voce que esta comecando primeiro passo aprender eletronica basica oque é um capacitor oque ele faz , oque é um resistor oque ele faz ..|

depois é por a mao na massa . para que pessoal possa te ajudar mesmo pega um placa mae danificada e inicia o diagnostico e vai postando aqui que vamos ajudando

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...