Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tempo minimo para desumidificar a placa em estufa com lampada de 60w

Avalie este tópico:

yoshiobga

Posts em destaque

Depende muito, outro dia comprei umas placas para recuperar e deixei por 24 ou 36hs nao lembro bem e no final deu bolha em um dos chips, e te garanto que o perfil esta perfeito e o chip estava bastante bem conservado. e isso que a estufa tem uma lampada de 70W.

Quando a maquina fica armazenada em lugares muito umidos é compicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico galera, deixa eu tirar uma duvida minha tambem...

quando fiz o curso de reparo em MB de note, meu professor disse que eu deveria lavar a placa com alcool isopropilico ou água e sabao antes de colocar na estufa. Normalmente eu lavo a placa com agua e detergente neutro, seco ela com secador de cabelo com ar quente e depois deixo na estufa com uma lampada de 100w por 2 horas.

Mas observei o seguinte, em MB dos notes HP DV2000, DV6000, DV4, estão dando bolha na maioria dos chips. E não sei se é coincidencia ou não, mas na ultima placa de um DV2000 que fiz reball eu lavei a placa com alcool, deixei por 4 horas a placa na estufa e essa nao deu bolha.

Apesar das bolhas, só um dos chips até hoje não funcionou. Será que isso é por pouco tempo na estufa, ou por causa da agua com sabao?

Link para o comentário

amigos, dêem uma olhada nestes tópicos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Creio que há um consenso do tempo mínimo de desumidificação estar em torno de 8 a 12 horas.

Quanto à lavagem, recomendo apenas álcool isopropílico ou água, se possível deionizada, o uso de alguns detergentes, sabão, etc.. podem conter substâncias com comportamento abrasivo que dificulta a desumidificação e facilita a oxidação.

Link para o comentário

Boa noite,na minha opinião a desumidificação de uma placa depende também do estado que se  encontra  ela com relação a umidade,pois vi um vídeo na net onde aconselha-se colocar a placa em uma estufa(ou forno) com a mesma temperatura ambiente,no caso 27 graus e por um tempo de 48 horas,pois o interessante seria deixar ela bem isolada,sem  contato com a umidade do ar,para que de certo todo o processo.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  Em 16/06/2013 às 01:12, Eduardo Braz disse:

aproveitando o tópico galera, deixa eu tirar uma duvida minha tambem...

quando fiz o curso de reparo em MB de note, meu professor disse que eu deveria lavar a placa com alcool isopropilico ou água e sabao antes de colocar na estufa. Normalmente eu lavo a placa com agua e detergente neutro, seco ela com secador de cabelo com ar quente e depois deixo na estufa com uma lampada de 100w por 2 horas.

Mas observei o seguinte, em MB dos notes HP DV2000, DV6000, DV4, estão dando bolha na maioria dos chips. E não sei se é coincidencia ou não, mas na ultima placa de um DV2000 que fiz reball eu lavei a placa com alcool, deixei por 4 horas a placa na estufa e essa nao deu bolha.

Apesar das bolhas, só um dos chips até hoje não funcionou. Será que isso é por pouco tempo na estufa, ou por causa da agua com sabao?

acho que a agua tem influencia sim, pois ela entra nas camadas do chipset e deixa muita umidade, ou seja acabou de elevar o nivel de umidade e o pior de agua efetiva, talvez neste caso só estaria 100% desumidificado deixando 24 ou 48 horas na estufa,  o alcool evapora mais rapido na estufa,  eu acho que tive um problema deste numa placa que chegou lambuzada de fluxo de solda dos vagaba, meti alcool e fez aquela lambança, depois acabei deixando na agua corrente para tira a goma de alcool com fluxo,  e deixei no forno por umas 2h a 100graus , e depois foi pro reball e o chip ficou cheio de bolha.

eu estou pensando em preparar uma bacia de alcool e toda vez que eu usar eu filtro o alcool e guardo novamente na garrafa...  o que seria melhor, alcool ou acetona, vejo gente comentando de acetona

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  Em 13/07/2013 às 16:11, rbmoreira disse:

acho que a agua tem influencia sim, pois ela entra nas camadas do chipset e deixa muita umidade, ou seja acabou de elevar o nivel de umidade e o pior de agua efetiva, talvez neste caso só estaria 100% desumidificado deixando 24 ou 48 horas na estufa,  o alcool evapora mais rapido na estufa,  eu acho que tive um problema deste numa placa que chegou lambuzada de fluxo de solda dos vagaba, meti alcool e fez aquela lambança, depois acabei deixando na agua corrente para tira a goma de alcool com fluxo,  e deixei no forno por umas 2h a 100graus , e depois foi pro reball e o chip ficou cheio de bolha.

eu estou pensando em preparar uma bacia de alcool e toda vez que eu usar eu filtro o alcool e guardo novamente na garrafa...  o que seria melhor, alcool ou acetona, vejo gente comentando de acetona

Tenho duvidas sobre a acetona tb, que tipo de acetona devo comprar? aquela de remover esmalte de unha aqui todas vem misturadas com um tipo de óleo mineral que lambuza a placa toda. acetona pura sei que não dá pra comprar pq é controlado. minha dúvida é se existe acetona sem aquele óleo, se alguém souber onde comprar me passa aí o caminho.

Link para o comentário

Creio que não exista uma regra, pois isso pode variar muito conforme a região em que cada um mora. Como bem sabemos a umidade, temperatura etc é bem diferente conforme a região, e isso influi muito no trabalho. O negócio é sempre observar a reação em cada situação.

Aqui eu faço desumificação no máximo 2h a 60ºC, e as vezes na pressa nem faço e nunca tenho problema de bolha nem no chip nem na placa.

E tudo pode variar conforme a máquina também, as vezes se a subida da rampa é muito rápida pode dar bolha ou danificar o chip.

Link para o comentário

Amigo! eu sempre deixo as motherboard por 12h (70º), faço assim; todo final de expediente ás 18h coloco no forno e tiro as 6h. Tenho feito assim e nunca tenho problema com os bgas, há não ser o seguinte; quando recebo uma placa que alguem tentou dar reflow com os metodos nem um pouco convencionais e agridem a placa ai sim causa estes tipos de problemas com bolhas tanto no chip como na placa.

obs: Nunca lavo as placas para fazer reballing ok.

Link para o comentário

Em 26/07/2013 às 22:12, Claudiney disse:

Aqui em são paulo os bga's essa semana tão voltando bastante... não sei se é o frio e a chuva... acho que sim... problema é achar um perfil novo de uma hora pra outra.

Abraços

Amigo Claudiney de ums tempo para cá, descobri algo muito interessante; alguns dos notes retornavam e eu tinha de rebalar novamente o chip grafico, principalmente os hps, essa dica vale para todos se alertarem para este fato; pois bem, descobri que a causa esta no windows, sempre que vc fizer reballing e entrar no windows de ctrl+alt+del e vá em gerenciador de tarefas e verifique o desempenho do note, teve casos em que sem fazer nada sem teclar nada, nem mexer o mouse o desempenho ficava variando de 15%,50% 100% onde deveria estar em 1% a 3% sem fazer nada, com o windows levando o tempo todo o note ao apse não tem rebale que de jeito, o problema são varios; programas inicializando junto com windows ou até mesmo vírus.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...