Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como utilizar fonte variável para descobrir curto ?

Avalie este tópico:

tecno.info

Posts em destaque

Estou iniciando na manutenção de placamãe de notebook. Me deparei com um netbook da Asus (1015)com seguinte sintoma: Fonte externa quando conectada ao netbook fica desarmando e o led e indicação da fonte externa fica piscando quase apagando. Entendo que seja algum curto na placa.Fiz alguns testes com e sem memória por exemplo e o problema persistiu.

Daí cheguei a conclusão que seria algum curto na placa mãe. Quero realizar teste com fonte varável para achar o componente em curto. Como devo proceder? Que cuidados preciso tomar? Se alguem puder me ajudar agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia,

primeiramente você vai precisar descobrir em qual das fontes existe o curto,um procedimento simples é você usar o multitmetro nas bobinas(choques)quando você descobrir qual dessas linhas esta o curto,você remove a bobina se certifica da tensão e aplica a tensão na linha,certamente o componente em curto vai aquecer ,mas esse método eu considero perigoso,pois aplicando a tensão errada,certamente a placa vai morrer por definitivo

Link para o comentário

olá colega,

faça pesquisa no fórum que encontra bastante material acerca do assunto.

você diz que está iniciando mas pelo seu post não consigo perceber o seu nível de conhecimento.

a fonte variável tem muitas aplicações, mas para identificação de curto implica que você tenha bases de electrónica e saiba ler esquemas eléctricos.

já se certificou que há curto com o multímetro?

Link para o comentário

pra começar nao injete nunca mais de 3voolts antes de saber de que area da placa é essa fonte eu diria ate 2.5 volts e amperagem maxima se acusar curto  a fonte variavel com 2.5 volts tiver um consumo de 1a por exemplo vc sobe a voltagem bem devagar ate o consumo chegar a 2A ai o componente em curto vai simplesmente FERVER queimando  e vc com o tato saberá onde ele esta.

quando vc encontrar o componente em curto  tire-o e faça novamente  o procedimento pra saber se tem  mais alguem em curto mais tome cuidado ao tirar um PWM nao pode deixar os mosfets de baixa e alta e ao tirar os por exemplo um mosfet de alta nao pode deixar o PWM nem o mosfet de baixa se nao é estalinho e fumassina certa haeuhuahaeae.

Sempre procure o curto com 2.5v so suba se encontra o curto  para o componente aquecer e mesmo assin nunca mais que o q vc precisa para atingir 2A.

Link para o comentário

Amigo, tem casos que eu uso uma fonte variavel (com chaveamento) para descobrir o curto. SIM !

Tem casos em que existem cerca de 30 capacitores de 10uF na linha do B+ (19v) que "estão" em curto. Na verdade, sua linha está em curto, e não propriamente todos eles.

Tem casos (como os chipsets HM65) em que eles possuem alguns balls que vão no 19v. Então como faço????

RESPOSTAA:. Conecte a fonte variavel na linha de 19v. Com isso, ela vai se "desarmar". Como ela é uma fonte rearmável, fique rearmando ela toda hora. Com isso, vai esquentar o componente que está em curto, pois toda a corrente está passando por ele (3A, no meu caso).

Já perdi a conta dos notes que fiz isso. Maioria era um capacitorzinho que você nem imaginava, as vezes aqueles de 1uF, ou um diodinho lá proximo ao carregador..

Fica a dica!

Link para o comentário

no meu caso não coloco voltagem mais alta do que determinada parte da placa usa, mas uso uma fonte de alta amperagem ai fica mais fácil descobrir o defeito e com segurança de não queimar os outros componentes, por exemplo: se o curto está na linha do 5v eu injeto 5v mas com 15 amperes e se tiver capacitor em curto ou outro componente ele vai aquecer.

Link para o comentário

Eh, de fato ficou meio confusa minha explicação. Resposta de algumas duvidas:

1-Eu não coloco mais tensão do que o circuito suporta: eu coloco a tensão que deveria ter. Por exemplo, se o curto é na linha de 3.3v, coloco exatamente essa tensão e vejo qual componente está aquecendo (é o componente em curto).

2- Veja o datasheet do HM65, tem alguns pontos (balls) que são conectados diretamente ao 19v (acredite!). Acredito que seja alguma referencia da tensão de entrada, pois o ponte sul (lembrem-se que esse chip é PN e PS juntos) geralmente tem essa referencia.

3-Então, num dos casos que peguei, o curto circuito da fonte B+ (aquela linha de 19v que alimenta "toda" a placa, todos os mosfets, por exemplo) estava no chipset. Só consegui descobrir usando a fonte regulável, com desarme. O nome da minha fonte é Minipa MPL-3303.

4- Colocando a tensão, o componente que aquecer demasiadamente, é o defeituoso. Lógico, se você aplicar 1.2v no core do CPU ele irá aquecer mas é normal. A questão é ter bom senso.

Espero ter sido claro.

Link para o comentário

basicamente, funciona assim, ponta do terra com jacare preso no terra, ponta de prova para injetar, nunca saia injetando voltagens de maneira aleatoria, use o esquema, verifique as voltagens que devem estar presentes nos componentes e va injetando de 2,5v ateh achar o consumo, digamos que se desarma o carregador como eh o seu caso voce sabe que o curto esta no b+ entao voce comeca pelo jack subindo a voltagem na fonte, lembrando que a fonte deve estar regulada para maxima amp, cuide no visor o consumo, se apresentar consumo alto tem curto, procure o componente quente, remove ele da placa e continua injetando nao coloca o componente bom ateh ter certeza de nao ter outro curto, eh bem simples basta ter uma fonte boa e meia duzia de testes, mas a logica eh amp maxima na fonte + esquema da placa (para saber as voltagens seguras + logicas de bancada), batata x)

Link para o comentário

Apenas corrigindo a informação, no HM65 não entra nenhum ponto com 19 (como eu havia falado), mas entra 5v, 3.3v, 1.8v, 1.05v, 1.5v. Então devo ter aplicado a técnica para alguma dessas fontes.

Assim, injetando a tensão, o chipset ferveu (mostrando onde estava o curto circuito).

Me disponho a fazer um video explicando, em troca do esquema de adaptação resistor/transistor/diodo do P2808A1.

Link para o comentário

eu acho que o que o colega douglima quiz dizer e eu já tinha reparado que varios aqui disseram que fizeram o esquema de usa0a um bc556 um diodo e uns componentes para substituir o  Ci que anda vindo falso e caro o P2808A1. MAS NINGUÉM (eu pelo menos procurei e não achei) colocou qual é o esquema, do circuitinho, então ele disse que faz o video, e alguém coloca aqui o esquema, é cada um faz um servicinho contribuindo,  ehheheh, pelo menos eu entendi assim,  pois está dificil do esqueminha aparecer, ou se apareceu está disfarçado, no busca e até no google andei procurando acha foto, mas sem as ligações, (eu não estou precisando, foi mais de curiosidade), mas posso precisar daqui uns dias, e de componente falso estou cheio, vivo sendo prememiado, em TVs isso ocorre mais ainda.dizem que uma imagem vale por 1000 palavras um video completo então.....

Link para o comentário

eu acho que o que o colega douglima quiz dizer e eu já tinha reparado que varios aqui disseram que fizeram o esquema de usa0a um bc556 um diodo e uns componentes para substituir o  Ci que anda vindo falso e caro o P2808A1. MAS NINGUÉM (eu pelo menos procurei e não achei) colocou qual é o esquema, do circuitinho, então ele disse que faz o video, e alguém coloca aqui o esquema, é cada um faz um servicinho contribuindo,  ehheheh, pelo menos eu entendi assim,  pois está dificil do esqueminha aparecer, ou se apareceu está disfarçado, no busca e até no google andei procurando acha foto, mas sem as ligações, (eu não estou precisando, foi mais de curiosidade), mas posso precisar daqui uns dias, e de componente falso estou cheio, vivo sendo prememiado, em TVs isso ocorre mais ainda.dizem que uma imagem vale por 1000 palavras um video completo então.....

hauhuhauhau e silvano ele ta trancado a sete chaves para não aparecer pessoas como o douglima1 que so ajudam se ganhar algo em troca!

eu chamo isso de oportunista.

Link para o comentário

Enfim, só quiz ajudar.

Se não querem me ajudar, tudo bem, ninguém é obrigado a nada.

Gostaria algo em troca SIM, pois preciso muito desse esquema e estou com quatro notes parados devido a falta desse componente.

Importei cinco do ebay, e os cinco estouraram (falsificado)

Meus clientes pressionam, preciso de uma solução rápida. Creio que o fórum serve para unir conhecimentos e soluções.

Se pensam diferente, tudo bem.

Sem stress....

Link para o comentário

Enfim, só quiz ajudar.

Se não querem me ajudar, tudo bem, ninguém é obrigado a nada.

Gostaria algo em troca SIM, pois preciso muito desse esquema e estou com quatro notes parados devido a falta desse componente.

Importei cinco do ebay, e os cinco estouraram (falsificado)

Meus clientes pressionam, preciso de uma solução rápida. Creio que o fórum serve para unir conhecimentos e soluções.

Se pensam diferente, tudo bem.

Sem stress....

Sim o forum serve pra isso mesmo mas ja parou pra perceber uma coisa vc se cadastrou em 24 de Janeiro de 2013, 14:47

e somente hj resolveu ajudar? OPORTUNISTA!!!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...