Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook Samsung NP300E4C Placa Scala3-14CRV Esquentando CI 51125

Avalie este tópico:

mateuscpd

Posts em destaque

Bom dia, galera

Meu primeiro tópico aqui no fórum. Então se eu fizer algo errado, por favor me digam.

Primeiramente queria agradecer à todos deste fórum maravilhoso, pois me salvaram de muitos problemas.

Estou com um notebook com o seguinte sintoma: o ci 51125 esquentando a ponto de queimar o dedo.

A placa não liga e nem sequer da sinal no led, tensões dos fets de entrada normais em 19v.

Bom, medindo as tensões desse CI, verifiquei que estão totalmente desreguladas.

*****Um ponto interessante é que eu retirei o super i/o (mec-1310) e as tensões do 51125 voltaram todas normais. Então realizei a troca do super i/o mas o ci continua esquentando.*****

Capacitores em volta do CI aparentemente todos normais.

Tensao da bios está em 0v.

Não sei mais o que fazer... E pesquisando por aí, eu só achei esse sintoma referente ao modelo rev411 não achei para o np300

Se alguém tiver alguma sugestão ao que fazer eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo , verifique  que este    "  ci  " tem duas saida de tensao uma de 3v3  e outra de  5 v  verifique uma desta  duas saidas  ,na linha desta duas saidas uma deve  esta com algum curto ou ou algum componente consumindo a mais .  a linha dos 3v alimenta o  ci  i/o , a bios .  na linha dos 5v  alimenta outros ci de fonte .

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se tiver em seu laboratório, uma fonte assimétrica, e só injetar os 3,3v e ver quem aquece, verifique e poste os resultados.

Link para o comentário

Primeiramente obrigado à todos que se dispuseram a ajudar!  :)

,

Como mencionei no início do tópico eu ja troquei o super i/o por um totalmente novo, mas o problema persistiu.

,

Então, quando eu retirei o super i/o, as tensões do 51125 voltaram ao normal e não esquentou mais. Quando recoloquei o super i/o NOVO, voltou a esquentar. Mesmo assim, pode ser que o 51125 esteja em curto?

Link para o comentário

,

Vou analisar isso que você falou!

Quando o CI está esquentando, algumas tensões estão normais e outras não. Uma linha que era pra conter 4.52v está em 8.4v, praticamente o dobro.

17265107_1287092381371123_5218567909182906998_n.jpg?oh=eb418cec0fae233567f91555af17ebf7&oe=597051F6

,

Eu tenho uma fonte de PC, serve? Pois a mesma contém 5v e 3.3v.

,

Amigo, essa é a questão. Como descrito acima, quando tirei o super i/o as tensões do 51125 voltaram ao normal, mas quando recoloquei o novo o curto persistiu.

Link para o comentário

,

Então, quando eu retirei o super i/o, as tensões do 51125 voltaram ao normal e não esquentou mais. Quando recoloquei o super i/o NOVO, voltou a esquentar. Mesmo assim, pode ser que o 51125 esteja em curto?

Mas você chegou a medir as bobinas L511 e L512 pra ver se tinha 3.3v e 5v?

Link para o comentário

Com ou sem o i/o? E onde fica essas bobinas? No esquema não as encontrei.

Eu abri o esquema no celular e não reparei que era o errado. São as bobinas L10 e L11, tinha 3.3v e 5v nelas sem o I/O? Porque normalmente não vai ter enquanto o I/O não liberar elas. Por isso que eu acho que não esquentou sem o I/O.

Link para o comentário

, sem modificar não pelo fato da fonte também ter proteção contra curto, pode pesquisar aqui no fórum, fumegation que ai sim vai conseguir usar uma fonte de pc para achar o culpado, mas acredito ser oi/o novo ou alguma trilha dele pois se remove ele e volta os 5 e 3v normalmente, i/o tem um pequeno consumo não pode ficar quente, verifique e poste,sucesso.

Link para o comentário

Eu abri o esquema no celular e não reparei que era o errado. São as bobinas L10 e L11, tinha 3.3v e 5v nelas sem o I/O? Porque normalmente não vai ter enquanto o I/O não liberar elas. Por isso que eu acho que não esquentou sem o I/O.

Amigo, e1D

Retirei as duas boninas que você falou e o aquecimento parou. Seria, então, as bobinas avariadas? Como faço para testa-las em um multímetro comum? Teste de continuidade e resistência?

Agradeço.

Link para o comentário

Amigo,

Lembrando que não é o i/o que esquenta e sim o 51125.

Retirei as bobinas como o amigo de cima disse e o aquecimento parou.

Vou pesquisar sobre essa fonte e montarei uma e colocarei na minha bancada.

grato.

Link para o comentário

, as bobinas tem o papel de filtrar a tensão gerada nos mosfet , sem elas você não tem tensão de 5 e 3,3v, por isso que ele parou de aquecer, por que ele não estava alimentando mais nada, na verdade ele nem estava funcionando, não vejo outro forma de achar o culpado a não ser que injete tensão para ver quem aquece sem ser o 51125, que aparentemente não é o culpado pelo defeito, pesquise fumegation e faça os teste.

Link para o comentário

, as bobinas tem o papel de filtrar a tensão gerada nos mosfet , sem elas você não tem tensão de 5 e 3,3v, por isso que ele parou de aquecer, por que ele não estava alimentando mais nada, na verdade ele nem estava funcionando, não vejo outro forma de achar o culpado a não ser que injete tensão para ver quem aquece sem ser o 51125, que aparentemente não é o culpado pelo defeito, pesquise fumegation e faça os teste.

Por incrível que pareça, retirei as bobinas e recoloquei e o aquecimento parou. Porém sem tensão 3.3v vreg3 (8 ), skipsel (14), en0 (13) e o tonsel (4). Tensão 5v normal.

Desculpa a ignorância mas onde eu injeto tensão 3.3v? Seria no vreg3? Eu não poderia usar a fonte de PC só para teste rapido?

Link para o comentário

Amigo, e1D

Retirei as duas boninas que você falou e o aquecimento parou. Seria, então, as bobinas avariadas? Como faço para testa-las em um multímetro comum? Teste de continuidade e resistência?

Agradeço.

Não. O problema não é as bobinas, e retirando as bobinas você impede que as fontes de 3.3v e 5v funcionem, então o 51125 ter parado de aquecer não quer dizer nada.

Provavelmente tem curto no P3.3V_AUX ou no P5.0V_ALW, Você tem que descobrir em qual das duas está o problema e descobrir qual componente está em curto.

Assiste esse video que vai te ajudar bastante a entender como o tps51125 funciona

Link para o comentário

Amigos

e

Retirei o super i/o novo que eu tinha colocado e o curto sumiu. As tensões 3.3v todas voltaram ao normal.

Coloquei outro i/o novo que eu tenho aqui e o problema voltou.

Não faço mais ideia do que seja.

Mais alguma sugestão?

Grato.

Link para o comentário

, Na verdade, você injeta tensão depois da bobina, quer uma sugestão, vejo que está muito cru ainda na ramo da eletrônica, a boa coisa e que está no lugar certo,  aqui você com certeza tem tudo o que precisa , assista a todos os videos do treinamento do infosquad que são exelentes, aqui tem muito coisa bacana também olhe bem pelo fato de pouco conhecimento veja o que escreveu

"Coloquei outro i/o novo que eu tenho aqui e o problema voltou.

Não faço mais ideia do que seja.

Mais alguma sugestão?""

o que você quer e que digamos qual componente trocar, já te danos a dica, "injetar tensão" que o verdadeiro culpado vai aparecer e isso é uma coisa simples,mas não tem conhecimento nem equipamentos para executar, veja o que escrevo com bons olhos, estude, pesquise, que você pode se tornar um excelente conhecedor da eletrônica, te desejo sorte e sucesso. 

Link para o comentário

• 3 anos depois...
  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...