Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 5733, MB: LA-6582P. Não liga, Complicado!!! Sem pulso ACPRN e sem 19V

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

Bom dia pessoal!!!

O problema é no chaveamento dos 19v que deveria passar pelo PQ52 e seguir o processo normal mas eu não tenho 19v e sim 16V. Bom eu deveria ter cerca de 8 a 9V nos gates de PQ51 e PQ52 mas não tenho, tenho 18v o que é estranho pois não deveria passar a tensão de 16v pois eles não tem a tensão necessaria em seus gates para saturar. Bom pensei ser algum desses FET mas ambos estão ok. Depois de analisar e constatar o funcionamento normal do PQ59A e B cheguei até sinal PACIN que deveria ter 3V mas estava com 0v, logo depois fui ao PQ65  mas o mesmo está ok, está aberto pelo fato de não ter o pulso ACOFF então está ok. Então injetei 3v na linha do PACIN e o chaveamento se deu de forma correta, cheguei a conclusão que o PACIN estava com trilha rompida e fui a caça chegando ao PQ111, a questão é: se eu tiver o pulso ACPRN alto eu não tenho PACIN e aqui está o problema, quando conecto o carregador o ACPRN tem que ir a nível baixo mas ele não vai. Sei que esse pulso vem direto do ISL6251 então verifiquei em seu datasheet que  tem uma porta lógica OR que depende de ACSET ou 1.26 que não sei de onde vem para aterrar o ACPRN e adivinha? eu tenho o ACSET entrando no PIN 2 do CI, então pensei batata só trocar o CI, e adivinha? Nada feito, troquei o CI e ainda continuo com 3v no PQ111 matando o PACIN. Até fiz um jumper no PQ111 para ficar aterrado, a maquina liga, carrega e tal certinho porém se eu colocar em espera ela não sai mais, só reiniciando e também fica com os LEDs da bateria enlouquecidos, então temos que resolver essa parada do ACPRN.  Em meio a tudo isso alguém pode me dar algum auxílio??

Desde já agradeço aos colegas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Pelo que descreves minha sugestão é a seguinte, remova da placa o pq58 os capacitores pc248 e pc249, guarde-os para futura recolocação, e substitua ainda que pareçam bons o pq51 pq52 e pq53.

Veja como a placa se comporta, e nos fale.

Atenção para o fato de que os mosfets citados são tipo P portanto precisariam de uma tensão menor no gate do que no source para conduzir, por isso esta passando 16v porque a tensão no gate está muito alta.

Link para o comentário

amigo boma dia ,qual a tensao no Dreno do PQ51?em que ponto da placa o amigo tem 16v?

uma coisa que me ocorreu mais eh muito dificil de acontecer eh do amigo estar com dois ISL6251 danificados na bancada.

outra coisa veirifique a tensao no pino 15 do PU17 que deve ser de 5v.

Bom dia amigo e obrigado pela ajuda!

Tenho 19v no dreno do PQ51 e 18,54 em seu source só depois do PQ52 que tenho 16V

O ISL6251 peguei de uma placa igual que está fazendo o processo corretamente então quanto a isso estou certo que não problema no PWM da bateria.

Tenho os 5v no pin 15 do PU17

Então PWM da bateria não é o problema, podemos descartar.

Agora não vejo o SIO como suspeito pois esses pulsos vem todos em uma sequência a qual o SIO não participa, ao mesmo analisando esses pulsos não entrei inidícios de problema no SIO por outro lado não consigo ver lógica de PU17 não estar matando o ACPRN.

Link para o comentário

Pelo que descreves minha sugestão é a seguinte, remova da placa o pq58 os capacitores pc248 e pc249, guarde-os para futura recolocação, e substitua ainda que pareçam bons o pq51 pq52 e pq53.

Atenção para o fato de que os mosfets citados são tipo P portanto precisariam de uma tensão menor no gate do que no source para conduzir, por isso esta passando 16v porque a tensão no gate está muito alta.

Então amigo ao meu ver o problema não é nos componentes mas na falta do Pulso ACPRN pois se ele estivesse presente aí sim poderia ser algum Capacitor com fuga ou mesmo algum FET mas vou considerar a troca dos componentes pois não consigo enchergar outra possíbilidade devido a limitação do meu conhecimento.

Link para o comentário

amigo boma dia siga a orientaçao do nosso colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, faça oque indica e poste os resultados.

Link para o comentário

olá amigo. Chegou a verificar se nessa região ai marcada se algum desses capacitores não está em curto?

LA-6582P.jpg

Link para o comentário

,

Qual valor da tensão vc tem no "ACSET" (pino2 do PU17) ?

Link para o comentário

,

Qual valor da tensão vc tem no "ACSET" (pino2 do PU17) ?

1,3V no ACSET

Está correto pois a outra placa que está ok aponta a mesma tensão.

É esse valor mesmo...

Ele deveria por o ACPRN em nível baixo.

Link para o comentário

o até mencionou uma duvida sobre este setor do CI na descrição do seu prob. 

"... Sei que esse pulso vem direto do ISL6251 então verifiquei em seu datasheet que  tem uma porta lógica OR que depende de ACSET ou 1.26 que não sei de onde vem para aterrar o ACPRN..."

pior que ele já trocou o ci.  kkk

[/img]

Link para o comentário

:)  testou outra fonte? só na bateria funciona?

Se a bateria itiver carga ele liga só com a bateria, mas só no carregador não. Se eu colocar o carregador e a bateria, isso com a bateria com carga ele liga mas fica com o sistema charger alterado e quando acaba a carga da bateria não liga mais.

Link para o comentário

, Fiz o processo e realmente não surtiu efeito. Não sei mais quais pulsos posso verificar. Alguém mais?? tem alguma idéia para me dar?

, podem dar uma mãozinha?

Link para o comentário

, tente trocar esse PQ111.

Uma fuga nele pode impedir o sinal  ACPRN de ir a nível baixo, através do sinal 6251VDD.

Link para o comentário

, sei que você já trocou o CI PU17 mais se fosse eu dava uma verificada ou até mesmo fazia uma ressolda nele, ou até trocaria caso tivesse um outro. O pino ACPRN vai ser aterrado pelo mosfet interno do do CI assim que ACSET subir acima de 1,26V.

Observe o circuito interno do Ci na imagem, ele é composto por um comparador de tensão e um mosfet ligado pino 2 do CI.

Como você tem tensão de alimentação no pino 24, tem tensão de Vref no pino 8, tensão de 5V no pino 15, tensão de 1,3V no pino 2, tensão de 5V no pino 1, na minha opinião seu problema vai ta no CI.

ISL6251.jpg.30a7bd03232714979f15bc25b21c8e5a.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...