Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TV LED Philips 42PFL6007G/78 - Não liga, sem standby

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá, bom dia.

Este aparelho deu entrada com o defeito de não liga, sem standby. Apos alguns testes constatei que o CI FSL106MR estava em curto pois estava matando a tensão no dreno, ao ser removido a tensão voltou, sem mais testes efetuei a troca do mesmo e a tensão do dreno estabilizou porem a tensão no VCC estava baixa, inferior a 1v, removi o capacitor C107 (225) para teste, estava com baixa capacitância mas sem alteração no circuito, analisando o circuito mais a frente descobri que o Q150 (KTN2222A) estava em curto entre Base e Coletor, removi o mesmo e a tensão do VCC no CI subiu para 14V, como não tinha um KTN2222A utilizei um BC548 para testes, tendo em vista que pelo datasheet do FSL106MR o mesmo trabalha em 12v... por via das duvidas troquei o capacitor C107 e a tensão do VCC caiu para 9.9v. Medindo o acoplador PC103 o mesmo esta dando 9.6v

Apos diversos outros teste os 3.3v do standby ainda não apareceram... por um equivoco encostei a ponta de prova do multímetro no terra do primário (Pois estava utilizando o ponto do CY202 para terra) ao medir o secundário do trafo T101 e percebi uma oscilação de 1v a 20v na maior parte das vezes em 4.2v... balançando a placa para ver se não era um falso contato eu percebi que a tensão estabilizava nos 4.2v sempre que eu encostava com firmeza na borda da placa, mais precisamente nos pontos gnd dos parafusos. Acredito que a placa não esteja aterrando no secundário.

Já injetei 3.3v na linha para checar por curtos porem não acusou nada, testei alguns componentes porem nada encontrado.

O que acham que pode ser?

Obrigado.

Solução:

Consegui outra placa fonte para comparar e ambas estavam com o mesmo ruido. Acredito que seja algum defeito de produção (Tendo em vista que é possível remove-lo modificando o circuito com).

Testei a TV por alguns dias e tudo está funcionando sem problemas, aparelho foi entregue ao cliente.

Relatório:

Defeito:

Não liga, sem standby.

Solução:

Componentes substituídos que realmente estavam com defeito:

U101 (FSL106MR) curto matando o dreno;

Q150 (KTN2222A) curto entre Base e Coletor;

C107 (2.2uF) baixa capacitância;

C306 (680uF/10V) alta capacitância (800uF);

ZD102 (15V) em curto matando o VCC;

Q581 (STK0160) em curto entre Gate - Source;

OBS¹: Mesmo apos a troca de todos os componentes a fonte não estava liberando os 3.3V, o D106 por ser um diodo chaveador deveria receber 12v em seu anodo porem está tensão não estava presente, a mesma só voltou a aparecer apos ser injetado 12v com uma fonte no anodo do D106. Apos a remoção dos 12v injetados a fonte continuou fornecendo os 12v e não mais apresentou problemas.

OBS²: Outros componentes foram substituídos durantes os testes mas apos avaliação os mesmo não tiveram relação com o defeito.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Darei a minha opinião sincera: você se estende demais nos detalhes e eu particularmente não entendi ao certo o que deseja. Alguns usuários são sucintos demais, e outros colocam muitas dúvidas ao mesmo tempo, o que também dificulta a ajuda. Não encontrei o esquema da sua tv, mas pelo que pude entender uma tv sem o led de standby indica duas possibilidades: a 1ª é que a fonte não estaria gerando as tensões, a 2ª é que a placa principal não está enviando o comando power on.

• Joinha 1
Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, agradeço a sinceridade  :)

Fatos:

[*]Fonte não possui o standby.

[*]Estou trabalhando apenas com a fonte tentando restaurar o stanby; A placa principal está guardada.

[*]O U101 (FSL106MR) estava em curto matando o dreno; Substituído.

[*]Q150 (KTN2222A) estava em curto entre Base e Coletor; Como não tinha um KTN2222A utilizei um BC548 para testes, tendo em vista que pelo datasheet do FSL106MR o mesmo trabalha em 12v.

[*]O C107 estava com baixa capacitância porem ao ser substituído o VCC do U101 fica com apenas 9.9v, sem o C107 sobe para 14,6v

[*]O secundário do T101 não possui tensão apos o diodo D301; Ainda não tem os 3.3v

[*]Ao medir o secundário do T101 utilizando o gnd do primário o mesmo possui 3.3v; Acredito que o aterramento esteja se perdendo em algum ponto.

[*]Utilizei uma fonte para injetar algumas voltagens e procurar por outros curtos; Nada encontrado.

[*]Testei com outro T101; O mesmo está OK

[*]Troquei o D301

Duvida: Como existe tensão no T101 porem não existe o terra então o que poderia estar causando isso? Algum curto que não vi no secundário da fonte ou na passagem do terra para o secundário?

Manual de serviço completo da TV:

Esquema da Placa Fonte LG (Isso mesmo, a placa é terceirizada):

Eu prefiro o esquema da LG pois ele é revisionando então mostra apenas os componentes que realmente estão na placa ao contrario do manual da Philips que mostra alguns componentes que não estão na placa.

Link para o comentário

,

-> Este KTN que voce substituiu por BC548 ..eu procurei equivalencia e nao vi que são substitutos

-> Eu sou meio nojento em substituir componentes gosto das coisas mais original possivel

-> POde ser que ja tenha achado o problema sobre o tr em curto e o escondeu  ao por um BC

-> Corre atraz de um identico ou equivalente correto pois estes transistores tem outros fatores a levar em consideração e não apenas por trabalhar com 12v

Link para o comentário

,

Obrigado pela informação, tambem fiquei com duvida mas acabei encontrando esse site:https://vetco.net/products/2n3904-bc547-pn2222-2n4401-npn-transistor-nte123ap e achei que valia a pena a tentativa...

Não tenho nenhum aqui para troca porem tenho duas fontes LG, 39LN5400 e 32LS3400 porem os dois manuais de serviço que tenho aqui não possuem os estágios primários da fonte, o circuito de todas utilizam a mesma logica porem os componentes possuem descrição diferente na peça.

Link para o comentário

,

Sim, procurei por curto em praticamente todos os capacitores da placa.

Link para o comentário

Medindo ele com o capacímetro deu por volta de 800uF, considerando que ele deveria ser de 680uF eu realizei a troca, testei também o C307 e C301. Ainda nada de standby.

Para ajudar na eliminação eu removi todos os jumpers, capacitores e resistors que interligavam as duas partes do secundário (12v, LED...) ficou somente o setor do standby (Circuito T101, PC101, PC102 e PC103), até o GND eu separei.

Veja como ficou no anexo.

fonte.jpg.365b871310adb2b04188b96bc064a45d.jpg

Link para o comentário

Acredito que vc não entendeu, ao medir o GND do secundário com o D301 não possui tensão alguma, porem se eu pegar a ponta de prova preta e colocar no GND do primário os 3.3v estão no D301. Acredito que alguma coisa esteja ocorrendo no setor dos acopladores pois na outra fonte (Modelo diferente porem circuito parecido) se eu levantar o catodo do D301 o mesmo também perde a tensão e só é possível ver a tensão se utilizar o GND do primário. O circuito precisa estar fechado (funcionando) para que libere o terra no T101.

Como já testei com outro T101 eu sei que o mesmo não está com defeito. Já testei os acopladores.

Link para o comentário

fonte.gif

Este estagio é o q faz o stand by, sem ele nem o led vai acender, voce tenha em mente q terra é separado ok, hot quer dizer quente ou vivo, neutro da rede, encostou toma choque, cold, frio, terra da tv, não produz choque, só vai ter  os 3,3 se o circuito oscilar ok e quem faz isto é este ci ai o u 101, voce tem q ter uma tensão alta no pino 8 dele e uma de vcc no pino 2, geralmente se o vcc do pino 2 não esta presente siguinifica q o ci esta com problemas, ou siga a trilha e veja de onde vem esta tensão, abrs.

Link para o comentário

,

C646 = 176,5v

,

Sobre o Hot e Cold e GND eu entendo. Neutro é na entrada de energia, apos a ponte temos o terra do primário, na saída do T101 temos a tensão e o terra do secundario (para o circuito de standby).

Eu separei este estagio de todo o restante da placa para garantir que não havia algum componente influenciando...

Pelo datasheet do CI o mesmo é alimentado por um bias interno, depois que o mesmo é carregado o diodo D106  (que é um chaveador) inverte e o circuito passa a ser alimentado pelo T101.

Duvida, no CI tenho o VCC de 14,6v , Dreno 175v, Vstr 114v e Vfb 0v

Estou achando que o CI novo veio com defeito e não está oscilando, se estivesse oscilando eu teria um Dreno de mais ou menos uns 800v?  sem oscilação o transformador não é alimentado de forma correta, por isso quando estou medindo o D301 com o GND do primario eu vejo o resultado do enrolamento e não a saída real do trafo... estou correto?

Link para o comentário

Na outra fonte que tenho de uma 32LS3400 100% funcional, ao medir o dreno estava dando cerca de 800v (não tenho ao certo o valor pois retirei algumas peças para reparar está que estou trabalhando, porem ao medir com o multímetro era possível ver o mesmo perdendo a escala). Ao retirar o D106 o dreno caia para +- 175v,...

Mais uma duvida, apos o bias carregar o VCC e o D106 inverter eu receberia a tensão do VCC através do pino 1 do T101, correto? removi o D106 para checar se o T101 estava gerando tensão no pino 1, o mesmo está em 0v.

Link para o comentário

Olá ... caso tenha osciloscópio verifique há L511 caso não tenha posta a tensões dela

Peço desculpa pela pergunta boba ...Sobre o capacitor C646 = 176,5v aferiu em AC ou DC(CC)?

Infelizmente ainda não tenho osciloscópio mas o L511 é do segundo estagio da fonte, Alimenta os 12v, LED... o problema é que não tenho nem os 3.3v de standby. Sem os 3.3v não posso acionar o U501 que libera a tensão para o L511...

O capacitor C646 fica depois da ponte retificadora então não tenho mais neutro e fase (AC), tenho negativo (terra) e positivo (DC).

Link para o comentário

A medição é feita justamente em cima do capacitor grande, e pelo relatado o primario deste estagio esta bom, pode ter problemas no secundario, sabendo q a tensão q sai do trafo é alternada ok, depois do diodo q vira continua, abrs.

Sei disto, uso como referencia somente a medida depois do diodo. Agora de manha aconteceu algo estranho, fui ligar a placa para continuar com os testes porem não estou mais tendo a tensão de 14~depois do diodo D106, ou seja, o bias do CI está carregando o VCC porem o diodo ão está invertendo para alimentar outras partes do circuito.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...