Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell 3421 - DNE40CR - Liga sem imagem

Avalie este tópico:

Luucas Robert

Posts em destaque

Olá amigos, estou com a placa mãe Dell Inspiron 3421 12204 1 DNE40.

Chegou com o defeito de não ligar e já foi passada em outra assistência, o problema era em um dos mosfets de entrada e um capacitor cerâmico em curto próximo ao PU4501.

Ao ligar o equipamento o consumo na fonte de bancada subiu para 2,095A e o chip de vídeo dedicado junto as memórias chegaram a fritar. Percebi que foi feito um trabalho neste chip por marcas de fluxo.
Ou seja o equipamento liga mais não dá video. 

Verifiquei aqui no fórum e pesquisei em alguns lugares sobre desativamento da placa de vídeo pelo termo "CR Conversion Discrete To UMA" 

No caso desta placa eu já desativei a PL9201 responsável pela GPU mais ela fica com sintoma de ligar e desligar.

Realizei a Regravação da bios com diversos arquivos diferentes e nada, já troquei o chip de bios.

Verifiquei que seria necessário fazer algumas alterações no resistor R2014 para o R2010. 

Segue a imagem do esquema.
Preciso localizar esses resistores na placa que não consegui achar de jeito nenhum. Não consegui achar um boardview dessa placa.

r2010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Luucas Robert disse:

Olá amigos, estou com a placa mãe Dell Inspiron 3421 12204 1 DNE40.

Chegou com o defeito de não ligar e já foi passada em outra assistência, o problema era em um dos mosfets de entrada e um capacitor cerâmico em curto próximo ao PU4501.

Ao ligar o equipamento o consumo na fonte de bancada subiu para 2,095A e o chip de vídeo dedicado junto as memórias chegaram a fritar. Percebi que foi feito um trabalho neste chip por marcas de fluxo.
Ou seja o equipamento liga mais não dá video. 

Verifiquei aqui no fórum e pesquisei em alguns lugares sobre desativamento da placa de vídeo pelo termo "CR Conversion Discrete To UMA

No caso desta placa eu já desativei a PL9201 responsável pela GPU mais ela fica com sintoma de ligar e desligar.

Realizei a Regravação da bios com diversos arquivos diferentes e nada, já troquei o chip de bios.

Verifiquei que seria necessário fazer algumas alterações no resistor R2014 para o R2010. 

Segue a imagem do esquema.
Preciso localizar esses resistores na placa que não consegui achar de jeito nenhum. Não consegui achar um boardview dessa placa.

r2010.jpg

Boa tarte.

Poderia tirar uma foto da bobina que você removeu ?

Link para o comentário

4 horas atrás, Luucas Robert disse:

ela liga e desliga após a retirada desta PL9201 ? se com ela permanece ligada, deixe ela na placa. Qdo ligamos a máquina temos a bios que irá identificar a placa de vídeo e por sua vez ao carregar os drivers, irá escrever na nvram. O modo correto é identificar estes resistores e desabilitar. No caso de placa de mac, reescrevo a nvram com endereçamento de intel e retiro o AMD e depois sim, desativo a parte de hardware da gpu.

Link para o comentário

Uso a metodologia do @wjinformatica seguindo o power sequency, porém primeiro monitoro cada bobina, e sempre anoto pra não ter q ficar repetindo. Baseando nas bobinas, vc terá um ponto a seguir seja em sequência crescente ou decrescente, e assim tenho logrado êxitos em minhas análises.

Link para o comentário

Esse consumo de 2.095mA está muito alto pra essa placa!

Além das bobinas e resistores conforme o pulo mencinou, você precisa também de uma BIOS compatível com seu processador!

Se você tiver o esquema exato e puder postar,

Posso tentar te ajudar!

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário

13 horas atrás, fabiano.julio disse:

Esse consumo de 2.095mA está muito alto pra essa placa!

Além das bobinas e resistores conforme o pulo mencinou, você precisa também de uma BIOS compatível com seu processador!

Se você tiver o esquema exato e puder postar,

Posso tentar te ajudar!

Já tentei diversos arquivos referente a bios, esse consumo está sendo causado pela GPU. Preciso desativar ela. Quando retirei a bobina mencionada o consumo caiu para 1.100mA // 1300mA Só que a placa não fica nem 5seg ligada e já desliga e não da imagem. 

A respeito da análise eu segui os passos deste vídeo que utiliza a mesma placa mãe que estou com problemas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...