Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

Estava trabalhando com o scope outro dia e o aterramento da ponta me incomodou por tirar parte da liberdade daí resolvi modificar a ligação do terra com a ponta.

Se você puxar a parte flexível do conector BNC, vai ver que ela vai sair e que embaixo possui a conexão do cabo onde o aterramento pode ser soldado, então usei um cabo de aterramento um pouco mais comprido, cortei parte do flexível do BNC e passei o cabo do aterramento junto com o cabo principal da ponta de prova. Soldei o cabo diretamente no aterramento do conector BNC e a garra do outro lado.

Agora está muito fácil e confortável de trabalhar porque com uma conexão BNC eu tenho a ponta e o aterramento mas sem ficar atrapalhando para fazer as medições.

Segue a foto do resultado:

[mg]241[/mg]

Também tenho mais duas pontas de prova novas que não tenho usado e estão originais para caso precise algum dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Amigos, preciso de ajuda para usar esse osciloscópio. Eu o comprei, mas sou totalmente leigo com essa ferramenta. Gostaria de alguma dica de como usá-lo para testar cristais. Não encontrei nenhum manual dele em português, apenas em inglês e mandarim. Se possível algum vídeo explicativo seria de grande ajuda. Muito obrigado

Hantek.jpg.cd00adace4ca4d79d7e5f6a1a4f32cc0.jpg

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Amigao como voce diz ser  leigo total no aparelho, vou te dar uma dica bacana pois ja que voce nao entende o manual ingles, faz o seguinte vai neste link aqui embaixo la tem o manual pdf em ingles com o mouse marque o texto copie e cole no tradutor do google mude pra traduzir de ingles pra portugues e vai traduzindo pagina por pagina ou se preferir leia uma por uma ou so a que voce preferir e voce pode imprimir traduzido e a traducao fica perfeita, e como ociloscopio é muito vasto as funcoes que ele tem, se pintar alguma duvida especifica posta aqui pra tentarmos ajudar, mas antes de usar faça isso leia o manual.

Link para o comentário

antes de mais,

, será que você pode explicar por que comprou este modelo? o preço foi bom ou o facto de ser portátil dá-lhe alguma vantagem a si em especial?

é que estes scopemeters (osciloscópio+multímetro) são ferramentas mais utilizadas por profissionais que fazem reparações na indústria ou então que têm de se deslocar constantemente e fazer reparações no local. para esses profissionais são muito úteis porque podem usufruir de multímetro e osciloscópio onde quer que estejam a trabalhar.

porém, não são ferramentas muito adequadas para quem trabalha constantemente na bancada (só se for para poupar espaço). isso porque o multímetro é normalmente de fraca qualidade e o principalmente porque osciloscópio não se aproxima das características de um normal de bancada. eu desaconselho a sua compra no post sobre osciloscópios. só como exemplo, o real-time sampling rate (taxa de amostragem em tempo real) deste osciloscópio é de 250 msa/s enquanto que um hantek dso5072p de bancada de entrada de linha tem uma taxa de 1gsa/s - quatro vezes mais!

saliento que nunca usei um scopemeter da hantek, mas conheço bem os da siglent (que me parecem ser de melhor qualidade).

então, não sei se será opção para si vender este osciloscópio com o intuito de comprar um de bancada - é o que lhe aconselho fazer. nesse caso, não lhe vale muito a pena investir tempo a aprender a usar este hantek. os menus dos scopemeters costumam ser mais complicados do que os de bancada.

bom, aguardo a sua resposta e opinião.

abraço

Link para o comentário

nasix, quando não se tem o devido conhecimento sobre uma ferramenta ou sobre qualquer assunto, acabamos por fazer escolhas, e eu escolhi esse osciloscópio até mesmo por ser o primeiro, e como disse no tópico, sou leigo no assunto. O fato é que fiz a aquisição e agora terei que ver o que dá pra fazer com esse. Agradeço a sua opinião. Obrigado

Link para o comentário

Amigo

tive um DSO8060 que é igual a esse mas com gerador de frequência a mais e as características de osciloscópios são exatamente as mesmas.

Esse scope tem a vantagem de ser portátil e não precisar ficar ligado na energia então você pode usar na bandada ou levar para onde quiser. Realmente o multímetro dele não é muito bom e é um tanto lento nas respostas mas também nunca usei como multímetro porque preferia o tradicional.

Para usar você pode desligar o canal 2 no botão CH2 até a linha aparecer e deixar o canal 1 ligado pelo botão CH1, daí você ajusta a tensão que vai medir através dos botões Volts logo abaixo do botão do canal e você fará isso em volts por divisão, então se você colocar em 2 volts por divisão significa que como ele tem 8 divisões de altura, você conseguirá ver sinais de até 16 volts e assim sucessivamente. Não preocupe porque você pode fazer esse ajuste mesmo com a ponta de prova conectada ao sinal. Essa tensão também será de acordo com a chave X1-X10 que fica na ponta de prova e costumo usar sempre na posição X10, para isso você também precisa deixar configurado de acordo com o menu do canal que pode ser modificado pelas teclas azuis de função.

Para ajustar a frequência você precisa usar os botões Time/Div que é o tempo por divisão e esse tempo pode variar desde segundos até nanosegundos mas você também pode aumentar ou diminuir essa frequência enquanto visualiza até conseguir ver a onda que precisa. Particularmente nunca me dei bem com essa divisão de tempo mas sempre acompanho a frequência pelo próprio frequencimetro do aparelho que você precisa ativar no menu de configuração.

E não menos importante, você precisa ajustar o nível de trigger que é a partir de onde o osciloscópio vai "congela" o sinal medido para lhe mostrar que será ajustado pelos botões Level abaixo do botão de configuração de trigger.

Você também tem a opção de colocar a ponta no sinal medido e simplesmente utilizar o botão Auto que fica logo abaixo que o aparelho vai configurar tudo isso para você mas é importante você saber configurar manualmente para poder ajustar de acordo com o que você precisa.

Claro que isso não é tudo mas apenas uma pequena parte para você ter uma ideia de como trabalhar, nosso amigo Fernando Teixeira lhe deu o link do manual e sugiro que você leia o mesmo com o aparelho do lado e teste cada uma das funções, isso vai ser importante porque você vai ver o que ele pode fazer e com o tempo vai descobrir aplicações para isso.

Boa sorte com o aparelho.

Link para o comentário

nasix, quando não se tem o devido conhecimento sobre uma ferramenta ou sobre qualquer assunto, acabamos por fazer escolhas, e eu escolhi esse osciloscópio até mesmo por ser o primeiro, e como disse no tópico, sou leigo no assunto. O fato é que fiz a aquisição e agora terei que ver o que dá pra fazer com esse. Agradeço a sua opinião. Obrigado

pensei que, se você tivesse comprado o osciloscópio no estrangeiro, lhe pudesse valer a pena revendê-lo localmente e com esse valor comprar um normal de bancada e até sobraria algum dinheiro...

mas, de qualquer das formas, é um osciloscópio bem legal, não foi de forma alguma uma má compra. estive a dar uma olhada no manual e acho que ele explica de forma bem acessível o funcionamento do osciloscópio.

alguns colegas e especialmente o amigão

já deram boas dicas. se ainda não o fez, veja como se faz a compensação das pontas de prova e também a autocalibração do osciloscópio no menu "utility" (sempre sem as pontas conectadas).

abraço

Link para o comentário

nasix, eu comprei da China, e não paguei tão alto assim. Eu já usei o osciloscópio para verificar um cristal de 32k de placas desktop. Neste caso eu não tive dificuldade em usar. Eu até poderia tentar vender, mas como disse o Cassio Almeida, vou usá-lo apenas como osciloscópio, portanto não vou me desfazer dele. Agradeço a ajuda

INFOART, no que eu puder ajudar, com certeza ajudarei. Mas parece que temos colegas mais gabaritados para isso. Mas, se precisar pode contar comigo. Um abraço

Link para o comentário

Lembro que quanto tive o DSO8060 eu acabei vendendo porque usava pouco e depois vi que certos trabalhos só podem ser realizados com a ajuda do scope e depois comprei outro (até comentei isso no tópico fixo...)

Duas das grandes vantagens que achei no DSO5102P de mesa que tenho hoje é a facilidade dos botões giratórios que ajuda muito para "focalizar" a onda medida e a tela grande e com grande resolução porque o resultado é mostrado em linhas formadas por pontos então quanto mais resolução na tela, maior é a quantidade de sinal que você consegue ver e isso influencia tanto na quantidade de divisões de amplitude quanto de tempo. Claro que existem outros detalhes como taxa de amostragem e etc.

Mas o DSO1060 não é ruim e você ainda vai aprender muito com ele. Não se preocupe em questões tipo não sei usar porque com o tempo você vai descobrindo novas aplicações para ele.

Link para o comentário

Amigo vc ja deu uma olhada nes da instrutherm?

Link para o comentário

, Isso vai depender da sua necessidade, mas existem vários multimetros muito bons por um valor bem em conta.

O que eu olharia em um multimetro digital é a capacidade de medir resistencia, voltagem DC até 1000v, um teste sonoro de continuidade que ajuda e muito. Se tiver capacímetro e frequencímetro incluso, nem que seja para uma escala mais baixa já ajuda bastante.

Uma dica que loja que sempre compro é na eletrodex.com.br, vale conferir.

Deixo aqui 2 dicas: e

Link para o comentário

, todos aparelhos que meus amigos disseram atende a voce colega porem , so uma dica, eu aconselho se preferir a evitar multimetros com escalas separadas, pois algumas marcas dao defeito com o tempo de tanto rodar pra ca e pra la , algumas empresas estao tirando as escalas detalhadas e passando o seletor das multiplas escalas para botoes, evitando que se rode muito as manoplas do seletor....Deixo claro que o exemplo abaixo estou mostrando apenas  para diferenciar as escalas ok! esquece as marcas pois vai do seu bolso [mg]372[/mg]                  [mg]373[/mg]

Link para o comentário

Ola gilson, e ai como está indo as descobertas com o brinquedo novo,e meu chegou hoje(dso1200) e estou mais perdido que cego no tiroteio kkkkkkkkkk li o manual mas tenho algumas duvidas ainda, principalmente mas parte de medir  oscilação cristais e onda de pwm, se tiver algumas dicas ficarei grato, sucesso a todos.

Link para o comentário

Não avancei muito na questão do osciloscópio, pois são tantas coisas para estudar que nem sei por onde começo. Neste momento não poderei passar nada, mas amanhã verei o que posso acrescentar além do que o Cassio Almeida já passou. As orientações dele são muito legais.

Link para o comentário

Novas, a parte de medir frequência do cristal e fácil, encoste a ponte de prova no pin do cristal aperte AUTO depois a OPÇÃO CURSOR ativa apertando f1 e escolha a opção auto, ele vai mostra qual frequência esta o sinal na parte de superior direita, se acaso não tiver vendo o sinal direito use a opção  time/div e volts para ampliar o tamanho do mesmo, agora a duvida e sobre a tensão que ainda não peguei o machete, espero que ajude alguém vlw.

Link para o comentário

Estava trabalhando com o scope outro dia e o aterramento da ponta me incomodou por tirar parte da liberdade daí resolvi modificar a ligação do terra com a ponta.

Se você puxar a parte flexível do conector BNC, vai ver que ela vai sair e que embaixo possui a conexão do cabo onde o aterramento pode ser soldado, então usei um cabo de aterramento um pouco mais comprido, cortei parte do flexível do BNC e passei o cabo do aterramento junto com o cabo principal da ponta de prova. Soldei o cabo diretamente no aterramento do conector BNC e a garra do outro lado.

Agora está muito fácil e confortável de trabalhar porque com uma conexão BNC eu tenho a ponta e o aterramento mas sem ficar atrapalhando para fazer as medições.

Segue a foto do resultado:

[mg]241[/mg]

Também tenho mais duas pontas de prova novas que não tenho usado e estão originais para caso precise algum dia.

Cassio eu não faria isso se fosse você, pois você pode ter uma medição errada. É recomendado medir com o cabo de aterramento na ponta e também fazer o aterramento perto de onde se vai tirar o sinal.

Link para o comentário

Beto, sei que essa alteração pode gerar medições erradas mas fiz pensando na praticidade de uso no que tenho usado no dia a dia e para medições mais precisas tenho mais duas pontas novas e originais guardadas.

Geralmente não tenho precisado muito de medir valores mas sim a presença de PWM, sinais antes e depois das bobinas para verificar estabilização das fontes, cristais e alguns outros sinais simples onde não tem sido necessário uma medição exata mas sim se existe o sinal ou não mas mesmo com a alteração tenho conseguido bons resultados.

Obrigado pelo aviso

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...