Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
' date='  [/b']O Cassio já pediu várias vezes exemplos de uso de frequências altas no osciloscópio e vc nunca falou nada, agora diz que estou falando besteira... então coloca os seus exemplos já que parece que vc sabe tudo de osciloscópio.

eu sou um mero técnico que repara alguns equipamentos informáticos...

eu nunca disse que sabia muito de osciloscópios, até porque nem sei grande coisa... já falei que é apenas uma ferramenta que uso há algum tempo, muito provavelmente você ainda não era nascido... então é claro que ao usar, sempre se aprende algo...

o que tenho falado aqui é para ajudar e ajudei inclusive você, quando ninguém ligou nada aos seus pedidos de ajuda neste mesmo tópico (por que terá sido isso?).

o que sei são apenas umas coisinhas acerca de como funcionam algumas motherboards, mais nada...

se você julga que, nesta altura da minha vida, tenho de provar algo a quem quer que seja, quanto mais a si, está muito enganado. já passei por isso há muito tempo atrás.

quer saber? vá à procura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

, estou louco pra ganhar essas doletas hein ! Ou pelo menos tentar.  :)

O raio é a falta de tempo, minhas horas de bancada reduziram muito nos últimos tempos, e não está me deixando sobrar algum pra brincar com ele.

Mas em breve tentarei o hack do hantek . Estou fazendo alguns testes com a largura de banda atual e suas limitações para posteriormente comparar  os resultados, "se" o hack funcionar.

Já há algum tempo tenho lido  bastante do que o tinhead informou nos testes no EEVblog e outras fontes também, a teoria parece até simples, mas...

Link para o comentário

' date=' estou louco pra ganhar essas doletas hein ! Ou pelo menos tentar.  [img'][/img]

O raio é a falta de tempo, minhas horas de bancada reduziram muito nos últimos tempos, e não está me deixando sobrar algum pra brincar com ele.

Mas em breve tentarei o hack do hantek . Estou fazendo alguns testes com a largura de banda atual e suas limitações para posteriormente comparar  os resultados, "se" o hack funcionar.

Já há algum tempo tenho lido  bastante do que o tinhead informou nos testes no EEVblog e outras fontes também, a teoria parece até simples, mas...

, quando estava vendo o seu tópico sobre as ferramentas de teste que você comprou no aliexpress (não sei para quê, o versis mede aquilo tudo, huahuahua), fui no seu canal e vi que você comprou o 5072p  8) e falou que ia fazer o hack!

agora, se você ganhar o prémio, faz um favor para a gente, investe numa câmara nova, que quase ficamos cegos vendo os seus vídeos, kkkkkkkk

valeu

Link para o comentário

Uahahahahaha, sou pobre portuga! As filmagens foram feitas em celular meia boca, xing dong,  só pra compartilhar com os amigos mesmo. Vou parar de filmar até comprar uma que preste, pra parar de passar vergonha,  pode deixar!  kkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

como tenho 15 osciloscópios, acho que posso dar uma opinião.

de facto é uma ferramenta muito cara para comprar localmente no Brasil e se for comprada fora também é complicado, como vocês sabem bem melhor do que eu. no seu caso, talvez comprasse apenas um frequencímetro primeiro porque é bem mais barato. você vai saber e sentir quando precisa mesmo de um osciloscópio.

bom, dizer que um osciloscópio de 50/60mhz chega e sobra é errado porque para medir devidamente todos os sinais de uma placa de notebook necessitaríamos de pensar em vários ghz e não em mhz.

porém, se quiser mesmo um osciloscópio, aconselho a compra de um com 100mhz de largura de banda e 1gsa/s. se tiver sorte, com um osciloscópio desses poderá encontrar sinais até quase 400mhz.

não aconselho de forma alguma a compra de osciloscópios usb. não há nada como um tradicional de bancada.

quanto a ser pouco utilizado, não entendo isso. é uma ferramenta fundamental e extremamente utilizada na reparação de placas. eu uso-o constantemente e faço imensas medições com ele em cada placa que reparo. acelera e assegura imenso o processo de diagnóstico.

por exemplo, fui forçado a aprender a reparar placas de xbox360 em apenas uma semana. se não tivesse osciloscópio estava lixado.

Opa despertou o meu interesse, pois estou a procura de um equipamento que me ajude a diagnostica defeitos em placas de xbox entre outros, e você diz que faz isso com um osciloscópio, como assim?

Link para o comentário

Citação de: nasixcomo tenho 15 osciloscópios, acho que posso dar uma opinião.

de facto é uma ferramenta muito cara para comprar localmente no Brasil e se for comprada fora também é complicado, como vocês sabem bem melhor do que eu. no seu caso, talvez comprasse apenas um frequencímetro primeiro porque é bem mais barato. você vai saber e sentir quando precisa mesmo de um osciloscópio.

bom, dizer que um osciloscópio de 50/60mhz chega e sobra é errado porque para medir devidamente todos os sinais de uma placa de notebook necessitaríamos de pensar em vários ghz e não em mhz.

porém, se quiser mesmo um osciloscópio, aconselho a compra de um com 100mhz de largura de banda e 1gsa/s. se tiver sorte, com um osciloscópio desses poderá encontrar sinais até quase 400mhz.

não aconselho de forma alguma a compra de osciloscópios usb. não há nada como um tradicional de bancada.

quanto a ser pouco utilizado, não entendo isso. é uma ferramenta fundamental e extremamente utilizada na reparação de placas. eu uso-o constantemente e faço imensas medições com ele em cada placa que reparo. acelera e assegura imenso o processo de diagnóstico.

por exemplo, fui forçado a aprender a reparar placas de xbox360 em apenas uma semana. se não tivesse osciloscópio estava lixado.

Opa despertou o meu interesse, pois estou a procura de um equipamento que me ajude a diagnostica defeitos em placas de xbox entre outros, e você diz que faz isso com um osciloscópio, como assim?

colega, para diagnosticar seja o que for, convém ter boas bases de electrónica, perceber como funciona o equipamento que vai reparar e ter preferencialmente também acesso ao seu esquema eléctrico.

o osciloscópio é uma ferramenta muito útil que permite efectuar medições que facilitam muito esse diagnóstico.

não há soluções milagrosas, apenas trabalho árduo.

Link para o comentário

Pois é amigo nasix, sou estudante da área, estou terminando o curso que dura 1 e 6 meses, chegamos a trabalhar com osciloscópio em laboratório, porém como não tinha um em casa, o aprendizado fica um tanto que pela metade. E antes do começar este curso (Eletrônica Digital) eu já havia aprendido a fazer Lt 2/3.0, Ltu, RGh, Cobra Ode... tudo pela net, foram muitas madrugadas e horas afins para entender os processos e resolver os problemas e dúvidas que iam surgindo, quanto a esses processos, não tenho mais dúvidas (ou pelo menos não tantas), mas a minha sede é grande e quero partir para manutenção e não só em games mas em celular, notebook, televisão... e estou a procura de um um equipamento que possa me auxiliar, já tenho uma estação 2 em 1, multímetro digital (completo), capacímetro... e estou de olho no osciloscópio e no localizador de defeitos da Versis (acho que você já deve ter ouvido falar), sem falar numa fonte assimétrica (que seria bom para detectar curtos). O que você poderia me aconselhar amigo, vale um joinha rsrsrsrsr :)   

Link para o comentário

Pois é amigo nasix' date=' sou estudante da área, estou terminando o curso que dura 1 e 6 meses, chegamos a trabalhar com osciloscópio em laboratório, porém como não tinha um em casa, o aprendizado fica um tanto que pela metade. E antes do começar este curso (Eletrônica Digital) eu já havia aprendido a fazer Lt 2/3.0, Ltu, RGh, Cobra Ode... tudo pela net, foram muitas madrugadas e horas afins para entender os processos e resolver os problemas e dúvidas que iam surgindo, quanto a esses processos, não tenho mais dúvidas (ou pelo menos não tantas), mas a minha sede é grande e quero partir para manutenção e não só em games mas em celular, notebook, televisão... e estou a procura de um um equipamento que possa me auxiliar, já tenho uma estação 2 em 1, multímetro digital (completo), capacímetro... e estou de olho no osciloscópio e no localizador de defeitos da Versis (acho que você já deve ter ouvido falar), sem falar numa fonte assimétrica (que seria bom para detectar curtos). O que você poderia me aconselhar amigo, vale um joinha rsrsrsrsr [img']
[/img]   

, este tópico é para falarmos de osciloscópios e afins e este assunto é off-topic e, se quiser, coloque as suas dúvidas na área geral de ferramentas que não faltarão colegas para o ajudar. mas antes disso faça uma busca primeiro porque provavelmente no fim, depois de ler o que encontrou, as suas dúvidas serão poucas...

mas acho que é de boa educação dar-lhe uma resposta.

acho que o conselho está praticamente dado na resposta anterior... boas bases de electrónica (pelos vistos você já está a trabalhar nisso, o que é bom), perceber como funciona o equipamento, documentação (esquemas, datasheets, etc.) e trabalho árduo.

é um percurso para uma vida toda e por isso é que é tão interessante. quanto mais aprendemos, mais verificamos que ainda há mais a aprender. acho que não difere de outras áreas nesse sentido; não difere essencialmente da vida em si mesma.

mas tudo o que disse é senso comum. qualquer técnico lhe dirá o mesmo, ou algo muito semelhante.

p.s. quanto ao localizador de defeitos que menciona, eu já dei a minha opinião acerca dele e nem perco mais tempo com isso. faça uma busca e depois tire as suas conclusões.

boa sorte

Link para o comentário

Tenho esse Rigol DS1052e Wil' date=' é  osciloscopio e frequencimetro muito bom ja uso uns 8 anos sem problemas.[/quote']

Voce chegou a fazer o hack nele pra 100Mhz? Tenho um e nunca tive coragem, o Vlad tem um tambem e fez, e funcionou ok, ele ate tem um post aqui com um tutorial de como fazer mas mesmo assim me falta coragem. Se ele estragar eu estrago junto.

Link para o comentário

Citação de: jmouraTenho esse Rigol DS1052e Wil' date=' é  osciloscopio e frequencimetro muito bom ja uso uns 8 anos sem problemas.Voce chegou a fazer o hack nele pra 100Mhz? Tenho um e nunca tive coragem, o Vlad tem um tambem e fez, e funcionou ok, ele ate tem um post aqui com um tutorial de como fazer mas mesmo assim me falta coragem. Se ele estragar eu estrago junto.[/quote']

kkkk. entendo bem esse seu receio, 

... 

pesquise lá no eevblog mais acerca do assunto, porque acho que depende do número de série do scope (sem certeza, ok?).

Link para o comentário

Agilent DSO1072B.....2 canais ligado/1 canal ligado

DSO1072B 2 70 MHz 500 MSa/s-1 GSa/s 8-16 kpts

sim, esse scope é de 1gsa/s usando apenas 1 canal. porém, o datasheet em português, que foi o que consultei na altura, não está correcto e leva-nos ao engano.

este osciloscópio quase de certeza que é fabricado pela rigol, só que a memória deste modelo da agilent é muito pequena...

os osciloscópios de entrada das grandes marcas são praticamente todos fabricados por empresas chinesas como rigol e siglent. portanto, nestes casos, o consumidor só tem a ganhar comprando directamente os modelos chineses.

só que as grandes marcas como tektronix, agilent, etc., para poderem aplicar a sua própria marca e manter preços minimamente competitivos, pedem quase sempre para fabricar osciloscópios "coxos"...

esta expressão é minha e uso-a quando me refiro a osciloscópios que têm uma das principais características muito fraca. neste seu caso trata-se da memória (mais usual), mas em outros pode ser a taxa de amostragem ou até mesmo a largura de banda.

Link para o comentário

,

Conseguiu utilizar o frequencímetro? estou querendo comprar este mesmo modelo do seu o preço está muito bom. 

O amigo recomenda o frequencímetro instrutherm fd-1000

Link para o comentário

Bom dia amigos, eu postei tópico passo a passo como utilizar o frequencimetro Instrutherm - FD1000.

Link para o comentário

Eu não paguei nada de imposto. O vendedor colocou algo como troca ou coisa assim. Recebi o produto em perfeito estado e fiquei contente com a compra. Esse é o link do vendedor.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
só para alertar' date=' o meu osciloscópio chegou e paguei full taxa !!  foi 1000,00 de imposto, abriram a caixa e verificaram[/quote']

Eu tive muita sorte de não ser taxado no meu, vc pediu por encomenda normal ou veio por FEDEX ou outro courier? Eu pedi uma mini-retifica Dremel 3000 com preço bem abaixo no eBay mas o frente foi pela FEDEX e so de impostos foi 140,00 ou seja, saiu ate um pouco mais caro se eu tivesse comprado por aqui e ainda sem a garantia de 2 anos que a Dremel daqui da nela. Frete por FEDEX ou outro courier é fria.

Link para o comentário

Citação de: jrobertoAgilent DSO1072B.....2 canais ligado/1 canal ligado

DSO1072B 2 70 MHz 500 MSa/s-1 GSa/s 8-16 kpts

sim, esse scope é de 1gsa/s usando apenas 1 canal. porém, o datasheet em português, que foi o que consultei na altura, não está correcto e leva-nos ao engano.

este osciloscópio quase de certeza que é fabricado pela rigol, só que a memória deste modelo da agilent é muito pequena...

os osciloscópios de entrada das grandes marcas são praticamente todos fabricados por empresas chinesas como rigol e siglent. portanto, nestes casos, o consumidor só tem a ganhar comprando directamente os modelos chineses.

só que as grandes marcas como tektronix, agilent, etc., para poderem aplicar a sua própria marca e manter preços minimamente competitivos, pedem quase sempre para fabricar osciloscópios "coxos"...

esta expressão é minha e uso-a quando me refiro a osciloscópios que têm uma das principais características muito fraca. neste seu caso trata-se da memória (mais usual), mas em outros pode ser a taxa de amostragem ou até mesmo a largura de banda.

Ok..obrigado pelo esclarecimento!

Só tenho ainda algumas dúvidas ainda de como medir frequência dos cristais, ondas quadradas do pwm e mosfets.

Link para o comentário

o usuário que faça o hack em qualquer modelo hantek de bancada (usb não contam), conseguindo aumentar a sua largura de banda para 200mhz (aproximadamente), que explique num post como o fez e o comprove, ganha:

40 doletas tranferidos por paypal!

boa sorte e mãos à obra smiley.gif

safado. cade os dolar?

[mg]763[/mg]

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...