Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

@grego  olha este no ML >  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, grego disse:

caramba Saul, quantos anos vc tem? voce gosta de uma raridade  hem... so coisa chique, e osciloscópio agora multimetro... essa bateria onde encontra dela ?

Eu tenho 52 anos amigo, tive o privilegio de conhecer muita coisa boa nesse ramo em termos de equipamentos. Não sou fã atoa, é que conheço tudo de perto e ainda uso frequentemente. O que voce tem por aí?

Link para o comentário

12 minutos atrás, Paulo Noce disse:

@grego este multímetro foi comprado em 85. Esta bateria foi trocada em 95 e agora fui medir, está marcando 21v. Esta bateria é muito rara. Tem multímetro que usa duas de 12v.

Vc pode fazer um circutio regulador de tensão e eliminar essa bateria ou fazer um dobrador de tensao com uma de 9, vi muito isso num site norte americano onde só rola assuntos sobre coisas antigas.

Link para o comentário

8 minutos atrás, grego disse:

@Saul B. Britto gosto de ferramentas mas não tenho o conhecimento se

u para ser dono de raridades como as suas... acho que ja te mostrei minhas ferramentas mas de qualquer forma segue uma foto com algumas...

IMG_4637.JPG

Conhecimento sobre ferramentas é muito fácil de se adquirir hoje. A internet está borbulhando de fóruns e informações sobre elas basta querer, os conceitos sao basicamente os mesmos.

Link para o comentário

Algum colega saberia dizer se alguém no Rio de Janeiro ainda faz manutenção em multímetros analógicos ?

Possuo alguns mas quero reparar especificamente um Sanwa EM-1000.

Galvanômetro perfeito, bom estado de conservação geral. Basta ressoldar alguns fios e volta a operar.

IMG_20170705_104858.jpg

IMG_20170705_104843.jpg

IMG_20170705_104914.jpg

Editado: por Naguiar
Link para o comentário

4 horas atrás, Naguiar disse:

Algum colega saberia dizer se alguém no Rio de Janeiro ainda faz manutenção em multímetros analógicos ?

Possuo alguns mas quero reparar especificamente um Sanwa EM-1000.

Galvanômetro perfeito, bom estado de conservação geral. Basta ressoldar alguns fios e volta a operar.

IMG_20170705_104858.jpg

IMG_20170705_104843.jpg

IMG_20170705_104914.jpg

Veja se acha o esquema dele neste site: 

Link para o comentário

ve se ajuda em alguma coisa: 

Link para o comentário

Olha se voce nao consegur esquema dele e tiver algum resistor alterado ou queimado e se fr na escalade resistencia por exemplo: voce consegue um trimpot com valor de 50K  e coloca ele no lugar da resistencia e coloca um resistor de 1% de tolerancia nas pontas de prova e vai ajustando o trimpot ate ver o ponteiro marcar o valor do resistor. Depois é só medir o valor da resistencia que ficou no trimpot e conseguir um resistor com esse valor e colocar no lugar, semre conserto meus multimetros assim.

Link para o comentário

Obrigado pelo retorno Saul. todos os resistores estão intactos. O problema é que esse aparelho foi montado com fio rígido.

Foi comprado no Japão funcionando e sem a rachadura no acrílico, mas nossos correios ....

Pela idade também (1972) alguns fios soltaram de tanto chacoalhar e isso não consigo ver no esquema presente no manual.

Editado: por Naguiar
Link para o comentário

16 minutos atrás, Naguiar disse:

Obrigado pelo retorno Saul. todos os resistores estão intactos. O problema é que esse aparelho foi montado com fio rígido.

Foi comprado no Japão funcionando e sem a rachadura no acrílico, mas nossos correios ....

Pela idade também (1972) alguns fios soltaram de tanto chacoalhar e isso não consigo ver no esquema presente no manual.

Mesmo com fios soltos, é possível identificar suas origens, em geral quando um fio se solta deixa um pedacinho dentro da solda, se nao forem muito  e olhando pelo esquema com cuidado e olhar investigativo voce descobre. Aquio tem uma logica e em ambora seja um sanwa o princípio de um é o mesmo de todos. Voce ainda tem o esuema dele? Ruim é sem nada kkkkkkkkkkkkk. Va atualizando ai que a gente vai fazendo o que poder.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...