Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa ASUS P4S8000-X Sem Sinal de PWM no Vcore !

Avalie este tópico:

groyks

Posts em destaque

Olá, amigos ! Resumindo, hein ?

Placa ASUS

1-Morreu !

2-Ao ligar, a fonte desarmava

3-MOSFET "de cima" em curto, em uma das fases

4-MOSFET trocado --> placa liga - fonte não desarma, mas não tem Vcore !

5-KARAKA !!!

6-CI PWM ADP3180 esquentando (acho que) acima do normal... Pode ser ELE ??? (ELE esquenta, assim mesmo ?)

7-Todos os acionadores dos MOSFETS "de baixo" de todas as fases em 1 . (isso é a proteção, né ?...Mas do quê ?)

8- ABRAÇOS !    :-*

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Everaldo !

É uma P4S8000 - X  !

Embora eu tenha verificado os MOSFETS desta fase na placa (e nada me levou a crer que poderiam também estarem danificados - principalmente porque são DOIS transistores pra segurar a pancada !)...Posso considerar sua sugestão e trocá-los, também ! Mas tÔ meio desconfiado do controlador PWM...É o CI que mais tá esquentando na placa...

Obrigado pelo retorno, amigo !

Link para o comentário

Olá, Perciva !!!

Muito obrigado pela atenção...

Tu é do Guarujá, muleke ??? Nasci em Santos e tô em Sampa há 25 anos...Visitei MUUUUITO a tua cidade ...kkk

Muito bem observado, amigo ! Eu tava dando uma traduzida no manual do pwm 3180 (que preguiça) (se tu quiser eu te mando) e lá, dentre outras coisas, fala duma tal "proteção CROWBAR" (barra de metal !!!) ...é o seguinte : Se o MOSFET "de cima" entrar em curto, o tamanho do coice que o choque (bobina) vai dar no pwm via retorno SW, é suficiente para fritá-lo ! No manual eles usam "vai mandá-lo pro inferno", a fim de proteger o processador, pois antes de morrer o pwm vai travar os MOSFETs de baixo em condução (nível 1) de forma a não deixar passar a sobretensão pra ele (o processador) !  Então estamos no caminho certo ! Agora é iniciar a via sacra e tentar encontrar o pwm 3180 que parece, se esconde nas entranhas do inferno ! Ninguém tem !!! Se você souber onde encontrá-lo diga-me, amigo ! Grande abraço e Feliz Ano Novo pra você e pros seus !

Link para o comentário

Boa noite, amigo

Se possível reformule o título do post escrevendo o fabricante da placa e o modelo, pois isto facilita o mecanismo de busca. Agora, quando ao defeito reclamado: dessolde e teste a frio todos os mosfets; quanto ao Ci PWM e os drivers acionadores dos mosfets (isso se houver nessa placa) veja se estão em curto com o terra. Também atente ao fato de a placa mãe só vai gerar a onda quadrada de acionamento dos mosfets quando o processador for reconhecido pelo circuito integrado PWM nos pinos de Vid (Voltage Identefier). Isso pode acontecer quando o processador está queimado ou os pinos de contato estao tortos, etc. Já testou a placa com outro processador?

Link para o comentário

Olá, MJ !

Já testei, sim, com um outro ok !  Todos os outros MOSFETS estão bons... Agora sofro pra encontrar o ADP3180, controlador de pwm... Se você souber de algum fornecedor BOM, que não faça careta quando a gente pede esse tipo de componente, por favor me passe, amigo ! Obrigado pela atenção !

Link para o comentário

Esse circuito integrado vc só vai encontrar em placa mãe sucateada. Mas, antes de trocá-lo, teste e troque o Circuito Integrado APW7120, que fica na parte de cima dos slots de memória. Quando ele entra em curto ou deixa de funcionar muitas outras tensões deixam de existir na placa. Esse ci é responsável pela tensão de VTT da memória Ram e do intergamento da funçao entre Ponte Norte e Ponte Sul, dentre outras funções. Até mais.

Link para o comentário

Muito obrigado, amigo, pela dica! Farei ISSO, com certeza !

Com relação a retirar o adp3180 de uma sucata não sou adepto disso...quem me garante que também ele não estará queimado, uma vez que não se pode testar um CI, como fazemos com diodos, transistores, resistores, capacitores, etc...

Forte abraço e mais uma vez obrigado pela sugestão ! Continuo precisando de um fornecedor de componentes ! Se souber de alguém, por favor me passe !

Link para o comentário

Olá groyks.

Não é impossível comprar esse CI. Pesquisei no alibaba.com e encontrei fornecedores que tem pronta entrega. Lógico que tem o tempo de envio, em torno de 15 a 45 dias, dependendo da época do ano.

Mas, como disse o amigo luciano_abc, precisa fazer uma cotação e ver se o custo dos CIs e do frete compensam.

Já precisei de alguns CIs para placas de notebooks e o caminho foi esse.

Um abraço e boa sorte a todos!

Link para o comentário

Olá, amigos !

AndreJet...Já fiz ISSO que vc recomendou...O ADP3180 tá mortinho...recebe alimentação e não oscila ! (E não tem nenhum MOSFET em curto !)

Zoom1966... Eu tentei no Alibaba mas não encontrei nenhum fornecedor pronta entrega, no dia em que fiz a pesquisa...Aí acabei comprando no DinoBuy... Cara...tu já fez isso ? Que complicação, irmão... Resultado: um CI de 2 dólares tô pagando R$ 47,54 (já paguei !!!).... e nem sei SE ou QUANDO vai chegar...

Amigos...qual é o problema dessa B... de país...? Abraços ! E obrigado pela atenção !

Link para o comentário

groyks,

Não conheço esse Dinobuy, mas vou dar uma passadinha pra ver. O problema deve ser o frete, que no Alibaba a gente negocia como os chineses e geralmente consegue preços acessíveis, na faixa de US$ 9,00 a 12,00 com rastreio. Tem uns vendedores que só trabalham com frete mais caro, tipo DHL, TNT, etc. Isso inviabiliza a compra.

Já pela idade da placa mãe, você deve estar consertando de teimoso (que nem eu) não é verdade? rsrsrs. Não leva desaforo pra casa!

Abraço e boa sorte!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...